Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Boccotte

Ouvidos de Ouro?

Recommended Posts

Artigo originalmente publicado na Revista ÁUDIO e VÍDEO nº 103 julho/2005, na coluna " Espaço Aberto pelo articulista Fernando Andrette

Existem Ouvidos de ouro?

" Sempre detestei este termo. Lembro-me que a primeira vez que escutei esta pretensiosa frase foi na casa de um amigo de meu pai, na década de 80.

Vivíamos o início do subjetivismo e algumas revistas da época resolveram fazer um verdadeeiro expurgo em suas fileiras de colaboradores do período do objetivismo puro.

O que desencadeou essa verdadeeira caça ás bruxas foi, sem dúvida nenhuma, o triste início do cd player.

Pois sua impressionante ficha técnica deu argumentos suficienter para os subjetivistas deitarem e rolarem em cima da novidade tecnológica.

Lembro-me muito bem de uma piada que saiu na revista italiana Suono, em que três engenheiros que desenvolveram o cd player apresentariam a novidade a um seleto grupo de audófilos e quando o mestre de cerimônia pediu para que eles fizessem a demonstração do produto, um dos engenheiros era cego, o outro mudo e o terceiro, encarregado de descrever as vantagens sônicas do produto era surdo!

As principais revistas, co uma linha editorial independente, não perdoaram as limitações do cd player.

Dái em diante crio-se a expressão "ouvido de ouro" para determinar subjetivistas capazes de perceber diferenças entre determinados produtos.

Caímos então puramente no campo dos "achismos" e deu no que deu.

Sempre acreditei e continuo acreditando que qualquer indivíduo que queira aprimorar sua percepção auditiva deva fazê-lo.

Para tanto, são necessários alguns requisitos como: gostar de ouvir música, possuir disposição para frequentar salas de espetáculo, selecionar gravações de excelente qualidade técnica e artística e ter paciência de ouvir muitos e muitos sistemas.

Todos nós temos uma memória auditivae, á medida que vamos exercitando essa memória e criamos um referencial auditivo baseado em instrumentos acusticos, as diferenças se tornam audíveis e começamos a preceber de forma consistente diferenças entre amplificadores, cabos, cd player, caixas acústicas, etc...

E um fenômeno muito interessante acompanha nosso desenvolvimento auditivo: á medida que acostumamos a observar as diferenças, aumenta na mesma intensidade, a nossa segurança e confiança na hora da escolha.

E como é bom caminhar com nossoos própios ouvidos!"

Ouça um bom conselho amigo leitor: não ande com ouvidos alheios, pois eles jamais atenderão aos seus desejos e, pior, estarão eternamente dando palpites e sugestões que não resolverão o seu problema.

Mais vale uma disciplinar buscapor uma maior percepçao auditiva do que ficar a vida inteira sem descobrir o motivo do seu sistema não soar como você imaginou.

Eu posso garantir a você que meus ouvidos não diferem em nada dos seus. Apenas tive o interesse, desde pequeno, de ouvir de tudo: fosse um radinho de pilha ou sistema hi-end.

Assim consegui, apartir dos anos, discernir mentalmente o momento em que devo subtrair a eletrônica e deixar apenas a música fluir, e vice-versa.

O custo deste aprendizado será, sem dúvida alguma, sempre muito menor do que o da frustação permanente . Vocês não acham? "

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo texto!

Eu, muitas vezes, fico procurando detalhes nas músicas, para servir de base em outros sistemas!

Mas, como meu serviço me deixa puto quase que 5 dias por semana, eu fico com raiva e meto RAP pra ouvir no talo, ou dance pra caramba!

aahahaahahah E depois da breja não ouço detalhes!! Ouço uma voz que vem de dentro... o Hugo eheheh

Sério.. Sábado pela manhã, nada como um bom CD pra ouvir quietinho e perceber detalhes!

Compartilhar este post

Link para o post

è... nada melhor do q uma musiquinha para relaxar...

e achei q foi bem oportuno pois ultimamnete parece q o forum tá infestado de sabições, ouvidos de ouro e doidos por especificações!

Compartilhar este post

Link para o post

e achei q foi bem oportuno pois ultimamnete parece q o forum tá infestado de sabições, ouvidos de ouro e doidos por especificações!

Alias tem um garoto do ouvido de ouro lendo este topic :ol :blink:

O cara das especificações está suspenso

[^]

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Texto bom, idéia boa.

Estranho, se tratando de Fernando Andrette(nossa, só agora que reparei numa certa semelhança...).

Compartilhar este post

Link para o post

[^]

pasmafaute

Ê Andreson... sempre cutucando... depois reclama...

Compartilhar este post

Link para o post

[^]

pasmafaute

Ê Andreson... sempre cutucando... depois reclama...

A carapuça serve pra quem quiser, no momento que postei só tinha eu no topico.

Ah valeu por enviar o fosgate :legal: to te devendo aquela breja quando aparecer aqui em Alagoas o bixim esquenta pacas :ol

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito... tem gente que já quer entrar no mundo com uma receitinha pronta pra tudo, sem ter base, sem ter experiência... simplesmente quer chegar no topo, mas ainda nem sabe o topo de quê... Esse texto é um ótimo retrato...

Inclusive retrato de quem, à época do lançamento comercial dos CDs, virou a casaca apenas por especificações técnicas, que hoje se mostram inferiores ao que se tinha no passado.

Compartilhar este post

Link para o post
Pena q o Xplod tá suspenso... este texto viria muito a calhar

Pena nada... vc acha mesmo que iria sair algo de produtivo? Só ia desvirtuar um tópico bom... nada mais. Foi engraçado no começo, mas já encheu, prá que desperdiçarmos nosso tempo com ele? :P

Compartilhar este post

Link para o post

pra desestressar?

não sério... se ele lesse com atençaõ poderia aprender a pelo menos ser + humilde!

Compartilhar este post

Link para o post

Bocotte, o certo é vc recolher o que te soma e deixar pra lá o que não te serve.

Todos temos algo a ensinar e muito a aprender. Esse texto quer dizer exatamente isto.

Sugiro que as pessoas conheçam os instrumentos, que toque os que puderem. Dá uma noção muito boa de ouvido.

Compartilhar este post

Link para o post
Ótimo texto!

Eu, muitas vezes, fico procurando detalhes nas músicas, para servir de base em outros sistemas!

Mas, como meu serviço me deixa puto quase que 5 dias por semana, eu fico com raiva e meto RAP pra ouvir no talo, ou dance pra caramba!

aahahaahahah E depois da breja não ouço detalhes!! Ouço uma voz que vem de dentro... o Hugo eheheh

Sério.. Sábado pela manhã, nada como um bom CD pra ouvir quietinho e perceber detalhes!

Depois de umas :ol , o palco fica legal. Tem hora que até gira... :lol:

O Saara tem uns encontros assim... Palco 360º ROX!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...