Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gui

Caixas LT

Recommended Posts

Postado em

Depois do aparente sucesso do nosso brother que fez uma LT com dois Panther e disse que tá tocando muito, acho que podemos considerá-la uma opção às nossas bass-reflex.

Provavelmente não é qq falante que se dá bem numa LT, provavelmente teremos problemas com o tamanho das caixas... mas acho válido discutirmos.

Quais são os parâmetros a serem observados nos falantes? Acho que falaram que o Xmax tem que ser alto...

Falantes de 8" já vimos que cabem num carro... e um sub de 10", também caberia?

Teoricamente, sempre obteremos um grave profundo, rápido e com um time-delay baixo?

[]'s!!

Postado em

O kleber pôs uma LT com um JL 12W1 no carro. Tá tocando! Ele é o "pioneiro", não eu... :lol:

Eu só coloquei 2 subs! rs

O problema maior certamente é o tamanho da caixa. Tem um site muito bom pra iniciar os estudos sobre essas caixas, que já foi postado aqui:

http://www.t-linespeakers.org/

outro:

http://www.quarter-wave.com/

Esses têm a teoria e exemplos de LTs.

Deixa o povo que tem mais experiência sobre isso aparecer.

Dê uma busca no google por transmission line speaker, aparece muita coisa!

[]

Doug

Postado em

Bom... praticamente qualquer falante funciona numa TL... não da mesma forma, não do mesmo jeito... mas funciona.

Há falantes com Xmax maior que funcionam bem... xmax é um requisito quando se pensa em subgraves... Mas ainda assim, não é o único. Também, pelos parâmetros T/S é impossível dizer que funciona ou não... a não ser que falantes que gostem de grandes caixas tem mais chances de funcionar que os outros.

O primeiro projeto é sempre um parto. Eu mesmo, entre projeto e montagem, foram 3 meses... aprimorando, mudando... pesquisando, mudando de novo... há muitos pequenos detalhes a vencer.

Não há como simular, e mesmo o que se aproxima de uma simulação é inexato demais. Então é de cabeça. Tamanho da linha e área é fácil calcular. DECIDIR a área é que pega. Vc pode usar valores de 1Sd inicial até 2,5Sd, típicamente. Só que é mais do que apenas espaço. Meu pezinho tá com 0,8 Sd inicial e final, o mid tá controlado, só que ainda se mexe muito, e está mais seco... lá embaixo ele vira uma pedra. Já o sub, com 1,6 inicial e 1,0 final, é macio em toda a faixa, mas se não tomar cuidado, amassa o teto do carro... :lol:

Logo, o projeto é sempre um tiro no escuro. Não há uma receita. Sd incial baixa controla mais o sub, só que deixa mais seco, e vc consegue mais SPL por conta do controle do sub... Sd incial alta deixa o sub mais solto, mais aveludado, desce mais gostoso, mas com menos SPL pra não voar o cone... Mas sempre há o risco do descontrole. O meu facilmente ultrapassa o xmax dependendo da música, então eu uso corte subsônico. Ajuda, mas ainda assim, nada de dar mole e querer fazer graça com o grave "torando".

No final vale a pena, mas ate o final vai muito tempo. A fase de acertos é crucial pro resultado final. A construção também é. Logo, não é o tipo de caixa que vá servir pra qualquer um. Vc perde metade do seu porta malas, o que já é um problema. Se forem 2 subs de 12", pode dar adeus a ele todo.

Postado em

Sakei... ou seja, não existe um padrão.

Não dá pra saber como vai ficar sem construir uma caixa e ir fazendo acertos...

Os materiais para o tweaking da caixa tbm variam de projeto para projeto??

Postado em

O Kleber já falou tudo.

Concluindo, tenha uma coisa em mente. Se for fazer LT, você tem que amar mecher com som, pois perderá muito, mas muito tempo mesmo. Para fazer Lt, além de paciência, tem que gostar do que está fazendo.

Postado em

Certeza... adoro mexer no som, etc... mas tempo é algo que eu não tenho... tenho virado a madrugada trabalhando, fds's, feriados... querer ser dotô adevogado dá trabalho.. ehhehehehehehehehhe

Mas vlw e fica de dica pra quem tá pensando em uma LT!!!!

Vlw povo!!!!!

[]'sssssssssssssssssssss

Postado em
O Kleber já falou tudo.

Concluindo, tenha uma coisa em mente. Se for fazer LT, você tem que amar mecher com som, pois perderá muito, mas muito tempo mesmo. Para fazer Lt, além de paciência, tem que gostar do que está fazendo.

:rever1:

:+1

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...