Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-_nando-_

Caixa para HT com sub 8"

Recommended Posts

E aeee pessoarrr... :rolleyes:

Vou fazer um HT com 4 CI's TDA2050 (28W @ 4Ohms THD 0,004%) para as satelites, que vão ser 4 caixas Bravox Mini 35

Caixa:

http://www.bravox.com.br/produtos/caixaacu...tica_mini35.asp

E um amp transistorizado que eu vou fazer, com 150W RMS @ 4Ohms THD 0,05% (200 RMS @ THD 10%), para o SUB.

O Sub eu estava pensando num Keybass 8".

A caixa, tem que ser "pequena", mas tem que descer legal e ter um grave bem macio e extenso. É importante que se tenha uma resposta plana também ! Nooossaaa, vai ficar um TESÃO ! O.O

O layout da caixa eu penso em fazer assim:

normal_IMG_3067.jpg

normal_IMG_3038.jpg

Repare, o sub é virado para o chão, e o duto é o que aparece. Achei muito legal, porque fica com aparência de uma caixa banda passante, e não é tão grande.

Mas galera, conto com a ajuda de vocês para projetar essa caixa para meu HT ! []

Eu não sei como calcular a litragem, nem conheço programas para simular...

Sobre o SUB, não sei se uso o Keybass Panther 8" (200RMS) ou o Dragon 8" (80 RMS).

O melhor será o que der para fazer uma caixa mais decente para HT.

Li no site deles (http://www.keybass.com.br/car_subwoofer.htm), que o Panther é feito para tocar bem em caixas de "baixa" litragem. Acho que vou usar O Panther mesmo.

Tenho um amigo que quer fazer também, mas quer usar o Dragon, porque acha 200 RMS um exageiro absurdo num HT (não deixa de ser hhehehehe), então, gostaria de dicas para eu poder saber as medidas e simular a caixa dos dois modelos, porque de caixa eu não entendo NADA.

Eu sei que vocês aí são muito entendidos de caixa, então gostaria que vocês me mostrassem o caminho da roça uahuahua... :P

Acho que vai ficar baaaauummm !!!

Abraços !!!

[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveita e faz as caixas satelites também cara!

manda bala ai numa caixa com full ranges!

Compartilhar este post

Link para o post

Exagero? O joselito (no bom sentido) do Renato usa uma LT com 2 panther 12", e aplica 1000W RMS no troço. Então 200W não é exagero... rs

Tudo depende do tamanho da sala q vai ficar!

Eu usei muito tempo o panther numa dutada no carro, 25 litros, duto de 2" x 25cm (aumente, pois sopra).

Agora estou com uma LT com 2 desses no carro. O sub é valente. Não recomento o dragon, pois não desce muito.

Cuidado também com o barulho que esse sub e outros automotivo fazem quando ultrapassam o xmax.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Xmax ? O que seria isso !? :P

Então, 25L ela desce bem com um panther?

O SPACHECO que manja de caixa ne!?

HUehuahuhea, onde eu encontro full ranges bons !? Realmente, comprar as satelites não compensa! <_<

Abraço !!

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta rodar muito. Vai na Santa e anda por lá! Ou tenta Madisound e afins!

Descer desce, no carro pelo menos!

xmax é o limite de excursão do falante. Depois disso, pode ser prejudicial ao mesmo.

O do Panther é 6mm. O Xlim (limite mecânico) é de 11mm. Mais que isso, distorce, mas não bate bobina.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico... alguém sugere um bom programa para simular caixas residenciais (de 2 ou mais vias), e algum site brasileiro onde encontre drivers e parâmetros, de preferência loja virtual

Compartilhar este post

Link para o post
Tem razão, preciso ir no centrão !

Como posso saber o tamanho necessário do DUTO ?

25 lts tem que ser livres então uma caixa com uns 30 lts totais é suficiente.

O duto eu partiria com pelo menos 40 cm de comprimento num de 3 pol. Digo partiria pois seria legal ir testando diferentes comprimentos até achar a resposta que lhe agrade.

Tenho 2 deste no carro e tocam bem, mas acho que tenho que aumentar um pouco o comprimento do duto.

Qual o tamanho da sala? Se for muito grande é arriscado não tocar nada. Como vai fazer o corte de frequência?

Falow

Compartilhar este post

Link para o post

O corte é feito com Crossover de passa baixa mesmo.

A dúvida é quanto a disposição do duto na caixa... Dá certo seguir o modelo das figuras acima?

Duto de lado....

Abraço !!

Compartilhar este post

Link para o post

Dá sim... Como o sub trabalha com freq. muito baixas, não ficará evidente o desvio de fase proporcionado com o duto em plano diferente da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...