Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

golo

Novo projeto

Recommended Posts

Foi pra mim Golo uhauahuahuah

Pq peguei o falante dele na mão ...

Não fiz nada com ele não véio , calma !

Tá lá lindo ...

Belo falante ...

Parabéns pros 2 !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirei os parâmetros dos mids, mas vou tentar tirar novamente para ter certeza de que não tem nenhum erro.

Os mids descem a 30hz com atenuação de 4 db, porém o ground delay é consideravelmente alto.

Sobre qual caixa utilizar estou com bastante dúvida. Minhas opções são:

A- MMMMT, com todos mids tocando a mesma freqüências. Cross em 2500 Hz 2º ordem.

B- MMMMT, com mids da parte de baixo tocando até 200 hz, e mids da parte de cima tocando até 2500 Hz. Cross 2º ordem.

C- MMTMM, com mids da parte de baixo tocando até 200 hz, e mids da parte de cima tocando até 2500 Hz. Cross 2º ordem.

D- MMMTM, com mids da parte de baixo tocando até 200 hz, e mid da parte de cima tocando até 3500Hz. Cross 2º ordem.

E- Também tenho opção de fazer caixa isobárica, porém não sei se trará muita vantagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Tirei os parâmetros dos mids, mas vou tentar tirar novamente para ter certeza de que não tem nenhum erro.

Se quiser confirmar, só mandar para mim as infos.

Já levantamos os parametros desses falantes. Ai posso ver se está tudo certinho com a sua medição!

Compartilhar este post

Link para o post

Os mids descem a 30hz com atenuação de 4 db, porém o ground delay é consideravelmente alto.

Sobre qual caixa utilizar estou com bastante dúvida. Minhas opções são:

A- MMMMT, com todos mids tocando a mesma freqüências. Cross em 2500 Hz 2º ordem.

B- MMMMT, com mids da parte de baixo tocando até 200 hz, e mids da parte de cima tocando até 2500 Hz. Cross 2º ordem.

C- MMTMM, com mids da parte de baixo tocando até 200 hz, e mids da parte de cima tocando até 2500 Hz. Cross 2º ordem.

D- MMMTM, com mids da parte de baixo tocando até 200 hz, e mid da parte de cima tocando até 3500Hz. Cross 2º ordem.

E- Também tenho opção de fazer caixa isobárica, porém não sei se trará muita vantagem.

Goló, eu faria um line array mesmo... 4 mids em cada um, tocando a mesma faixa. Entre o mid e tweeter, cross de primeira ordem (se o mid sobe tão bem como vc falou, usaria corte em 4KHz numa boa entre as vias). O arranjo melhor talvez fosse MMTMM, mas se a caixa for ficar no chão, ou em local mais baixo, um MMMMT. Pela maior direcionalidade, deixaria o tweeter numa altura razoável.

Acredito que vc não terá decepções... monta um cross de teste, que vc possa mexer, e vai à luta até achar a 'fórmula".

Compartilhar este post

Link para o post

Os parametros serão medidos novamente hoje ou amanha, pois vou por a mao num paquimetro.

Compartilhar este post

Link para o post
Goló, eu faria um line array mesmo... 4 mids em cada um, tocando a mesma faixa. Entre o mid e tweeter, cross de primeira ordem (se o mid sobe tão bem como vc falou, usaria corte em 4KHz numa boa entre as vias). O arranjo melhor talvez fosse MMTMM, mas se a caixa for ficar no chão, ou em local mais baixo, um MMMMT. Pela maior direcionalidade, deixaria o tweeter numa altura razoável.

Acredito que vc não terá decepções... monta um cross de teste, que vc possa mexer, e vai à luta até achar a 'fórmula".

Então, estou pensando mesmo em deixar todos os mids tocando a mesma faixa.

Se fizer um MMTMM, terei que cortar os médios abaixo de 1,8 Khz por causa de picos e vales que ocorrerão devido a distância dos mids.

Se fizer um MMMMT poderei cortar perto de 2,6 Khz devido à distância entre o centro de um mid com o centro do outro (a mesma coisa que acima, mas a distância entre os mids ficará menor). Nesta opção terei um problema. É um pouco difícil de explicar, mas vou tentar:

Em um som MTM, o som do tweeter sairá no T e o som dos mids também no T, ou seja no centro. Assim todas as freqüências serão projetadas de um mesmo local.

Em um som MMTMM, novamente ocorrerá o que está descrito acima.

Em um som MMMMT, o som dos mids sairá (MM_MMT) onde está o traço e o som do tweeter sairá onde está o T. Devido a este problema o som poderá ficar ruim.

Para contornar este problema estou pensando em fazer uma caixa assim:

caixa.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Ae goró, consegui uma medida precisa do deslocamento. pena que eu utilizei outro peso (um copo) e amanha eu vou pesar o copo. Vou terminar meu amp de bancada também e a gente tira os paramentros desse mid.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida de ignorante no assunto.

Para que vários drivers reproduzindo uma mesma frequência?? Para diminuir o deslocamento do cone e reduzir distorção??

Compartilhar este post

Link para o post

Para que vários drivers reproduzindo uma mesma frequência?? Para diminuir o deslocamento do cone e reduzir distorção??

Isso é um dos aspectos.

Outro, que lí em sites gringos, é que diminui a distorção harmônica, melhorando assim a qualidade do som.

http://www.zaphaudio.com/

Neste site ele dá uma pincelada no assunto quando fala de ribbon tweeter, na parte "Design Mantras" e também na parte de comparação de mids de 6,5" e 7".

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um dos aspectos.

Outro, que lí em sites gringos, é que diminui a distorção harmônica, melhorando assim a qualidade do som.

http://www.zaphaudio.com/

Neste site ele dá uma pincelada no assunto quando fala de ribbon tweeter, na parte "Design Mantras" e também na parte de comparação de mids de 6,5" e 7".

Bom o site... eu não conhecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Lí em um fórum português que:

"Mais que um driver na mesma gama de frequencias pode estragar a imagem sonora".

E

"Vários drivers tocando na mesma freqüência, aumenta a distorção, pois soma a distorção de um falante com outro".

Eles estão corretos?!

Compartilhar este post

Link para o post

Então está decidido.

Farei isobárica pull-pull, sendo 4 falantes em cada caixa e o tweeter em cima.

Já decido com relação à caixa. Agora falta acabar de retirar os parâmetros.

Para a caixa usarei Mdf 18mm. Não usarei areia, porém talvez usarei algum materia fono-absorvente por dentro da caixa.

Agora mais dúvidas com relação à caixa.

Alguém sabe sobre caixa em que a parte interna é igual uma colméia? Tem algum link?

A caixa pode tocar no chão? Ou se usa algum tipo de "pésinho"?

Duto para frente ou para trás?

A área entre um falante e outro (isobárica) será grande, pois a proteção magnética é muito grande. Como posso contornar este problema?

Compartilhar este post

Link para o post

opa..

ainda em tempo...

já pensou em fazer uma big LT???

http://www.t-linespeakers.org/projects/chr...hris/index.html

------------------------------------------------------------------------------

sobre ser line array, já viu esse site??

http://www.mrweb.com.br/fvm/laf2/index.htm

Compartilhar este post

Link para o post
opa..

ainda em tempo...

já pensou em fazer uma big LT???

http://www.t-linespeakers.org/projects/chr...hris/index.html

------------------------------------------------------------------------------

sobre ser line array, já viu esse site??

http://www.mrweb.com.br/fvm/laf2/index.htm

Consegui acabar de retirar os parâmetros. O mid fica bom em selada mesmo. Por este e outros motivos, vou fazê-lo em selada. Depois faço em uma LT para 4 falantes. vai ser muito grande a caixa hauahuahau.

Vou começar a fazer a caixa o mais rápido possível.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...