Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

working man

EDIT: NOVAS FOTOS - LT com 2 Panther 8"

Recommended Posts

Desculpe a intromissão ai mas gostaria de saber se poderia ser usado outro falante, outra marca pq só vejo falarem do panther.... abçs

Eu usei JL...

Se qq um pode ser utilizado? Poder até pode... mas ficar bom pode dar MUITO mais trabalho que o normal... É o risco de fazer uma LT.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crasher, 36 mafia é só pra ver SPL. Se a caixa fosse pra SPL, usaria dutada mesmo.

Vamos do começo: a caixa foi projetada para tocar Rock, jazz e algo mais que entre no meiu gosto musical.

Pra referência de teste, foram usadas músicas que apresentem graves que ouço no dia-dia. Então, a prova foi feita com After Forever, Dream Theater entre outros com um baterista meio acelerado (falta testar Death, que é um dos extremos de bateristas com 2 bumbos.

Sou joselito pra graves, principalmente pra rock, então como não tenho um kit que responda os médio-graves e graves da forma que quero sem comprometer o resto, escolhi os panther por serem rápidos.

Pra uso nestas músicas, coloco os sub em 0, e aumento o corte pra 120Hz. Assim, o corpo do baixo e o dos bumbos ficam bem reforçados, com um prejuízo mínimo do palco, devido ao baixo delay da caixa. Quando vou pra algo mais light (acústicos e jazz), baixo o corte pra 50Hz, e coloco o sub em -7dB (-9dB é o ideal), aí posso ter o palco melhorado e o sub-grave rápido apenas para complementar a resposta do kit, que é pífia abaixo de 50Hz.

Te convido a marcar um dia pra ouvir a LT, e tirar suas próprias conclusóes, postadas aqui ou não. Mas que notei melhoras no timbre, velocidade e resposta daquela dutada porca que ele estava antes, ahhhhhhhhhhh notei.

Posta algumas dúvidas aí sobre a caixa pra gente poder responder, ou ao menos pra eu prestar atenção e te falar mais ou menos o que acho. E não esquece da MP pra marcar um dia pra vc ouvir a caixa. Vai ser uma experiência diferente, mas nada com que vc não esteja acostumado.

[]

Doug

EDIT!: Ainda não testei Xuxa. Mas já coloquei Trilha do Irmão Urso, Tarzan, Rei Leão... Tem coisas, que só o seu filho faz por vc. (Frase do Fábio Arisa :legal:)

Compartilhar este post

Link para o post
Posta algumas dúvidas aí sobre a caixa pra gente poder responder, ou ao menos pra eu prestar atenção e te falar mais ou menos o que acho. E não esquece da MP pra marcar um dia pra vc ouvir a caixa. Vai ser uma experiência diferente, mas nada com que vc não esteja acostumado.

Opa, nóis marca sim!

Se Ñ rolar xuxa, claro...

E sem Loud ligado... Isso eu deixo p/ o Kleber e seu naka sofredor.

:lol:

Qto as duvidas, é p/ eu perguntar e quem responder?

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje estava esboçando alguns desenhos de uma LT trapezoidal. Quebrei bastante a cabeça (ainda mais com alguns aditivos para ajudar :ol ) para fazer o trapézio ficar com a área da linha. Como o Sd do cone é de 222cm2, foi difícil encaixar o falante. Na primeira tentativa o trapézio virava triângulo antes de ter a área necessária. Ainda essa semana vou montar um tutorial pra quem quiser se arriscar já que essa caixa pra mim só sai ano que vem, quero montar uma dutada normal para ver como os Panthers se comportam e depois "sentir" o impacto da transição para a LT. Quem sabe mais pra frente eu não faça um programa "TL Calculator"!?!? :lol:

Só para não deixar o povo curioso, aqui vai o desenho de como vai ser a caixa:

tltrapz9ty.jpg

Só fico na dúvida de como o falante se comportaria com a primeira parte da linha com 1,5.Sd ou 1,3.Sd.

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT!: Ainda não testei Xuxa. Mas já coloquei Trilha do Irmão Urso, Tarzan, Rei Leão... Tem coisas, que só o seu filho faz por vc. (Frase do Fábio Arisa :legal:)

:legal: Opa!

Eu escuto o bravo cd do "Banho é bom" todas as manhãs entre as 6:50 e 7:00hs

Já dá até pra tirar as notas na viola, de tão introjetado que está na minha cabeça.

E a gravação dá banho em muitas por aí

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, nóis marca sim!

Se Ñ rolar xuxa, claro...

E sem Loud ligado... Isso eu deixo p/ o Kleber e seu naka sofredor.

:lol:

Qto as duvidas, é p/ eu perguntar e quem responder?

Esquenta não. Loud é uma coisa que eu abomino. [o_]

A gente = todos que já ouviram. Aí cada um dá as opiniões próprias, e teremos as diferentes opiniões, como um forum deve ser!

Compartilhar este post

Link para o post

Já dá até pra tirar as notas na viola, de tão introjetado que está na minha cabeça.

Preciso é comprar este... Meu filho (e eu) vamos curtir bastante! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom , eu sou capaz de não ser levado em conta , mais foi uma das caixas que mais me agradou !

No mesmo dia escutei o carro do Moti e achei que se o Doug regular bem seu som (pq é sabido que ele é joselito) a caixa dele (doug) vai ficar melhor ... (sei que são caixas diferentes , só estou comparando , pq o som do Moti é MUITO legal)

Achei que o timbre melhorou MUITO , bem mais definido , não tem mais aquele som sujo que tinha antes ...

Achei mais interessante o som de que alguns JL da vida que já escutei por ae . Na verdade os JL que escutei não estavam bem feitas as caixas , mais tudo bem ...

Até cortado alto fica gostoso , mais nada como cortado em 50hz (que é o sob de verdade).

Bom , se não tivesse um carro tão véio , eu tentaria um SQ com LT ... show de bola !

Compartilhar este post

Link para o post
Hoje estava esboçando alguns desenhos de uma LT trapezoidal. Quebrei bastante a cabeça (ainda mais com alguns aditivos para ajudar :ol ) para fazer o trapézio ficar com a área da linha. Como o Sd do cone é de 222cm2, foi difícil encaixar o falante. Na primeira tentativa o trapézio virava triângulo antes de ter a área necessária. Ainda essa semana vou montar um tutorial pra quem quiser se arriscar já que essa caixa pra mim só sai ano que vem, quero montar uma dutada normal para ver como os Panthers se comportam e depois "sentir" o impacto da transição para a LT. Quem sabe mais pra frente eu não faça um programa "TL Calculator"!?!? :lol:

tltrapz9ty.jpg

Só fico na dúvida de como o falante se comportaria com a primeira parte da linha com 1,5.Sd ou 1,3.Sd.

Opaa!! Se vc fizer um tutorial e um programinha vou ficar muito feliz...hehe...

Com ctza vou tirar proveito..

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post
Opaa!! Se vc fizer um tutorial e um programinha vou ficar muito feliz...hehe...

Com ctza vou tirar proveito..

dj_vini

O programa só vai depender do meu saco de mexer com programação mas o tutorial é certeza que sai essa semana.

Sobre projetar a caixa, a primeira vista parece simples mas tem algumas coisas que precisam ser levadas em consideração.

Compartilhar este post

Link para o post
Hoje estava esboçando alguns desenhos de uma LT trapezoidal. Quebrei bastante a cabeça (ainda mais com alguns aditivos para ajudar  :ol ) para fazer o trapézio ficar com a área da linha. Como o Sd do cone é de 222cm2, foi difícil encaixar o falante. Na primeira tentativa o trapézio virava triângulo antes de ter a área necessária. Ainda essa semana vou montar um tutorial pra quem quiser se arriscar já que essa caixa pra mim só sai ano que vem, quero montar uma dutada normal para ver como os Panthers se comportam e depois "sentir" o impacto da transição para a LT. Quem sabe mais pra frente eu não faça um programa "TL Calculator"!?!? :lol:

tltrapz9ty.jpg

Esse foi o modo onde eu mais perderia espaço. Com 45cm de altura, sua caixa fica muito projetada pra frente... aí inutiliza demais o porta malas, já que a maior parte das coisas não vão caber entre a caixa e a tampa... :P

Mesmo seu sub tendo menos da metade da Sd do meu, ainda assim, fica grande.

No próximo carro vou ousar mais, mas usar o fundo da mala é o ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow arisa, copia pra mim... desde q vc falou a primeira vez eu tô doido pra ouvir este cd...

Compartilhar este post

Link para o post
Esse foi o modo onde eu mais perderia espaço. Com 45cm de altura, sua caixa fica muito projetada pra frente... aí inutiliza demais o porta malas, já que a maior parte das coisas não vão caber entre a caixa e a tampa... :P

A base maior interna da qual eu estava projetando para encosto 70º tem 19cm de comprimento. A idéia é deixar ela o mais encostado possível no banco, aí entra a relação da altura da caixa com o tamanho da base maior. Se vc colocar a base muito pequena o trapézio vira triângulo antes de ter a área nescessária e se diminui muito a altura não consegue o tamanho mínimo para que o sub entre na câmara de baixo.

A idéia era criar um programa justamente para que a pessoa tenha apenas que inserir os dados pra ver se o sub entra na caixa, indicando a base mínima para a profundidade do sub e a altura mínima para o diâmetro.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse foi o modo onde eu mais perderia espaço. Com 45cm de altura, sua caixa fica muito projetada pra frente... aí inutiliza demais o porta malas, já que a maior parte das coisas não vão caber entre a caixa e a tampa...  :P

A base maior interna da qual eu estava projetando para encosto 70º tem 19cm de comprimento. A idéia é deixar ela o mais encostado possível no banco, aí entra a relação da altura da caixa com o tamanho da base maior. Se vc colocar a base muito pequena o trapézio vira triângulo antes de ter a área nescessária e se diminui muito a altura não consegue o tamanho mínimo para que o sub entre na câmara de baixo.

A idéia era criar um programa justamente para que a pessoa tenha apenas que inserir os dados pra ver se o sub entra na caixa, indicando a base mínima para a profundidade do sub e a altura mínima para o diâmetro.

Hell, o ideal é botar o sub em baixo, aí vc já aproveita esta parte mais espaçosa... ou então, projeta o sub pra frente... como se fosse um anel. É o que tenho em mente no próximo carro, pois vou fazer a primeira seção no escosto do banco, uma curva na lateral, e a segunda seção no chão da mala...

Compartilhar este post

Link para o post

Dica: compra um sedã, ou perua.

Nos Hatches tem as caixas de roda que atrapalham um bocado.

Compartilhar este post

Link para o post
Dica: compra um sedã, ou perua.

Nos Hatches tem as caixas de roda que atrapalham um bocado.

Ando sem muita opção... vou pegar o 206 daqui de casa mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Programa de simulação de caixas LT já existe. Está no site quarter-wave.com. O único problema é que é necessário saber mecher com mathcad que é um programa meio complexo.

O pessoal está utilizando o keybass phanter de 8 pol em LT por algumas razões:

Fs baixo (29hz)

qts entre 0,3 e 0,5 (0,38)

ser um falante de 8 polegadas, ou seja, sd baixo

É barato e tem uma qualidade boa.

Só tem um porém, que parece que não é tão problemático assim na Lt que o working man construiu: Xmax baixo.

Compartilhar este post

Link para o post
Programa de simulação de caixas LT já existe. Está no site quarter-wave.com. O único problema é que é necessário saber mecher com mathcad que é um programa meio complexo.

O pessoal está utilizando o keybass phanter de 8 pol em LT por algumas razões:

Fs baixo (29hz)

qts entre 0,3 e 0,5 (0,38)

ser um falante de 8 polegadas, ou seja, sd baixo

É barato e tem uma qualidade boa.

Só tem um porém, que parece que não é tão problemático assim na Lt que o working man construiu: Xmax baixo.

Não é um programa que simula resposta da caixa mas sim calcula a caixa de acordo com a área e o comprimento da linha no formato trapezoidal.

Sobre o Xmax do Panther, o Xlim é de 11mm mas quando vc vê ele excursionando em free-air dá a impressão que é mais do que isso (sim, levando em consideração que esses 11mm é apenas a medida do centro até o avanço do cone apenas para um dos lados).

Compartilhar este post

Link para o post

Xmax no meu carro está toda hora sendo ultrapassado. O sub excurciona bem mais que os 6mm citados na página da Keybass. O GAP é mais fundo q o normal. Antes de bater bobina, ele trava.

O SD dos meus falantes somam 444cm2, que dá o SD equivalente a pouco mais que um falante de 10". Mas a resposta é totalmente diferente!

Compartilhar este post

Link para o post
Xmax no meu carro está toda hora sendo ultrapassado. O sub excurciona bem mais que os 6mm citados na página da Keybass. O GAP é mais fundo q o normal. Antes de bater bobina, ele trava.

O SD dos meus falantes somam 444cm2, que dá o SD equivalente a pouco mais que um falante de 10". Mas a resposta é totalmente diferente!

Cuidado para daqui a uns 6 meses seu falante não ficar destruído por ultrapassar o xmax.

Na boa, não entendo muito de falantes não, mas fico sem entender os E2k!

O bixo tem xmax de 7mm (10 pol) mas dá um subgrave forte, excursiona muito, mas não estraga!

Compartilhar este post

Link para o post

É...

Já tive panther por mais de 5 meses com booster e 10% de THD e ele ainda estaria vivo se não fosse o estaladô q colocou meu hurricane.

Eles são resistentes. Se não aguentar, garantia. Se não aguentar, testamos outro sub! :)

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa ficou mto boa e gostosa de se ouvir e com um SPL razoavel. O destaque ficou por conta do forte subgrave que impressiona pela pressão.

O custo x beneficio ficou impressionante, agora vamos ver o teste de durablidade :P

Compartilhar este post

Link para o post
Teve audição da LT no final de semana. Up pra ver comentários...

[]

Desculpa não ter ido no Tibet Doug ... num deu ... Tive uma reunião de ultima hora ...

queria ter mostrado o trio pra o pessoal falar se tava legal !

mais no encontro eu mostro Fmz !

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...