Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wcanela

Alguem sabe o que Subsonic filter

Recommended Posts

Ai galera eu esta analisando e acho q um crossover ativo é de longe melhor q qualquer passivo, então comecei a busca eu gostaria de montar o som da seguinte maneira

portas dianteira 6" endurance

lateral trazeira 5" bravox

tweeter ainda estou sem opcao. Alguem sugere algo !

gostaria de colocar um crossover ativo para que eu podesse ter a seguinte configurãção.

Portas MidBass

Traseiras Medios

Então estou procurando um crossover com 4 canais e achei esse aqui

http://www.arremate.com.br/accdb/ViewItem....3375084%7C34959

alguem sabe me dizer se esse filtro subsonic serve pra fazer o corte dos medios ou é pra outra coisa.

Existe outra opção para esse tipo de som q falei.

Valeu

http://www.arremate.com.br/accdb/ViewItem....3375084%7C34959

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ai galera eu esta analisando e acho q um crossover ativo é de longe melhor q qualquer passivo, então comecei a busca eu gostaria de montar o som da seguinte maneira

Não é bem assim cara!

Não dá pra generalizar isso, aliás impossível generalizar.

abs

Nãp vou ficar falando sobre o ativo pq tem uns tópicos bem legais sobre isso!

Dê uma pesquisada, e nos passivos tb!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim cara!

Não dá pra generalizar isso, aliás impossível generalizar.

abs

Nãp vou ficar falando sobre o ativo pq tem uns tópicos bem legais sobre isso!

Dê uma pesquisada, e nos passivos tb!

Blz, mas tirando a questão de qual é o melhor. Vc saber o q é o filtro subsonic ??

Compartilhar este post

Link para o post

É um passa-alta de baixíssima frequencia de corte, evitando assim tensões DC na saída.

Módulos bons de graves (SounDigital por exemplo! :rever1:) tem esse tipo de circuito para proteger o sub. Considere como uma maneira de deixar o sub no centro, e não saltado pra frente ou afundado devido a tensão DC.

Compartilhar este post

Link para o post
É um passa-alta de baixíssima frequencia de corte, evitando assim tensões DC na saída.

Módulos bons de graves (SounDigital por exemplo! :rever1:) tem esse tipo de circuito para proteger o sub. Considere como uma maneira de deixar o sub no centro, e não saltado pra frente ou afundado devido a tensão DC.

Só uma correção, filtro subsonico não evita que o amplificador mande DC na saída!

Ele evita as baixas frequências ("subsonicas" ou as quais não conseguimos ouvir) pois estas (dependendo do sub) faz com que ele excursione além do seu X-max apartir de um certo volume, danificando-o.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade ele deveria evitar sim.

Oq acontece é que DC é uma onda AC de frequencia 0. Ou mesmo sinais ACs com frequencias suficientemente baixas são suficientes pra danificar.

Isso acontece só porque o cone fica deslocado.

Pensa assim: em cima deslocamento do sub no talo, em baixo curso máximo que ele pode ter.

Sub normal, calibrado, centro com centro.

<--- (-Xmax)---------0---------(+Xmax)--->

- =============0============= +

Sub com DC positiva, deslocado pra direita, bate pino.

____<--- (-Xmax)---------0-----(+Xmax)----XX <== bate aqui

- =============0============= +

Se vc tiver frequencias muito baixas, também é suficiente pra ele ir e voltar devagar (separar os centros) e, sobrepondo uma batidona (frequencia maior), ele bate no limite do curso e vai estragando.

É isso, espero que tenha dado pra entender.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma pergunta, vc acha que o gráfico abaixo representa AC ou DC?

dcac7cd.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

AC.

Metade do período é 10ms, período completo é 20ms. Invertendo, são 1/20e-3 = 1000/20 = 100/2 = 50Hz.

É uma onda quadrada de freqüência 50Hz.

Tem alternativas? Passei de ano? :vts

Compartilhar este post

Link para o post
AC.

Metade do período é 10ms, período completo é 20ms. Invertendo, são 1/20e-3 = 1000/20 = 100/2 = 50Hz.

É uma onda quadrada de freqüência 50Hz.

Tem alternativas? Passei de ano? :vts

Tomou pau na matéria! :blink:

É DC pois a tensão não muda de polaridade. Corrente alternada se chama alternada justamente pq hora é positiva e hora é negativa. Nesse exemplo é sempre positiva... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Pode até ser DC por nunca alterar o sentido, mas no fundo esse gráfico é a somatória de uma tensão alternada com um uma componente DC, do tipo:

V(t) = V + v(t), onde V é DC e v(t) é AC.

Assim, o filtro passa-baixa iria "filtrar" (atenuar) a componente DC "V", passando só a v(t), dependendo da freqüência de corte.

Agora me diz oq raios isso tem a ver com a explicação lá de cima?

Se vc quis dizer (mto arrogantemente) que eu usei termos errados, então fala logo. Pode até ter sido! Agora o que importa é que a interpretação física do modelo está correta, e é o que autor do tópico queria, não uma aulinha de convenções de ensino médio. <_< No segundo ano da faculdade, se vc aprender um pouco de Fourier e Circuitos Elétricos, vai ver que a explicação acima faz muito sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Povo, vão trepar, pq tá faltando mulher na poli... :lol:

Seguinte: wcanela, teu post tá no Hi-Fi, e uma instalação pra este objetivo (alta qualidade / fidelidade) deve ter palco e imagem focados. Colocando falantes na disposição q vc indicou, não é possível.

Sugiro escolher um mid, e um tw, e colocar só na frente, complementados por um sub, e falantes traseiros atenuados.

Dé uma olhada nos posts desta categoria que vão te ajudar bastante!

Esse xover é mais indicado pra trio mesmo... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pra simplificar mais ainda a tretinha do Subsonico , é só pensar assim ... quanto mais baixa a freq. , mais o sub se desloca né ???

Tem subs que não conseguem chegar em 20 Hz por ex. Então pra que ficar forçando ele a chegar nisso ??? Usa o subsonico em 20 Hz , ou 15 Hz . Pra não forçar ele a falar o que não consegui e assim ele escursiona menos e tem vida util mais longa ...

Só pra o pessoal do HI-FI não brigar comigo , eu dei um explicação BEM por cima do assunto , só pro cara entender , pq tem gente que escreve horrores e o cara que tem a duvida não entende nada ... ai complica ...

Isso que escrevi aqui é só um explicação Básica ...

Pq na verdade tem muita coisa envolvida no subsonico ... Não adianta cortar onde ele para de falar e sussa , tem as Oitavas de resposta de freq. , que podem ser danificadas com isso , tem os Harmonicos e Tudo mais ...

Um ex. Básico tb disso é vc pegar um Eq. Bom e cortar só 25Khz , vc vai sentir falta de um agudinho extremo , que se danifica , pois tem os harmonicos e as oitavas que são danificadas ...

Bom acho que é isso , ao menos é isso que aprendi e já testei !

Compartilhar este post

Link para o post

ola matias gostei da sua explicação cara eu estou com esse mesmo problema tenho dois street bass 12pol 250rms,numa caixa de 54 litros cada camara um taramps t800 para os subs e ta acontecendo isso cara ele mexe muito e quase naum da som e depois de um certo volume ele começa dar uns estralos no cone cara como vcs estao falando nesse topico ele salta d+ cara qual a melhor regulagem vc me aconcelharia colocar para eles baterem ou seja fazer som de verdade e naum so ficar saltando como estão os meus sei q vc manja bem mais do eu, ah meu player é o pionner 6980 valeu estou aguardando.

Compartilhar este post

Link para o post

Os conceitos estão corretos, apenas sendo mal interpretados.

Corrente contínua recebe esse nome pois não muda de polaridade. Por isso, não importa o que ocorra com a tensão, se ela não alternar entre positivo e negativo, elá será chamada de corrente contínua.

Quanto ao subsonico, a intenção dele é evitar que frequências não audíveis possam danificar o falante por sobre-excursão.

Com relação ao nível DC na saída, é EXTREMAMENTE NOCIVO ao falante, pois desloca a onda do nível médio (zero) e pode ocorrer o que o Matias demonstrou acima. Amps com boa proteção, cortam o sinal caso seja detectado nível DC na saída.

No meu entendimento o subsônico simples é apenas um filtro passa alta, atuando apenas no domínio da frequência, não alterando nada na componente DC.

Portanto, mesmo com o subsônico regulado de forma correta, caso haja nível DC no sinal de saída e o amp não entre em proteção, o falante pode queimar.

Espero ter ajudado sem gerar novas polêmicas!

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

O que o rick falou esta correto!

Um filtro subsonico serve apenas para filtrar sinais AC e nao DC.

O conceito dado anteriormente a respeito de sinais DC no falante esta correto, mas não é esta a funcão do filtro subsonico.

O que utilizamos para não deixar sinais DC passar para o falantes é a adição de um capacitor em serie na saida do amp, geralmente de capacitancia bem baixa tipo 100nF para não interferir na faixa audivel do sinal AC, pois como sabemos um capacitor funciona como um filtro passa alta e de acordo com seu valor ele interfere na frequencia audível que é a musica que desejamos ouvir...

Portanto um filtro subsonico serve apenas para evitar disperdicio de potencia amplificando uma faixa de som não audivel ex: <20Hz e preservar os seu sub evitando a excursão excessiva do mesmo.

Como muitos já sabem tem caixas que o sub perde o controle abaixo da FS (Frequencia de Sintona) portanto faz-se uma atenuação brusca nesta faixa de frequência para evitar que estes sinais cheguem até o falante, eliminando assim aquecimento de bobina, excursionamento alem da Xmax, descolamento da centragem, desacoplamento da bobina, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...