Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Duke

Entenda um pouco sobre Suspensões

Recommended Posts

A suspensão consiste em dois componentes básicos:

 

1-Molas:

Elas são de 2 tipos basicamente.São molas helicoidais e Feixe de Molas. As molas de helicoidais são o que a maioria dos carros de passeio tem. Os feixes de molas são o que você encontra na maioria dos veículos de carga ,pick-ups,caminhões e ônibus.

 

figura17le.jpg

 

figura26om.jpg

 

 

2-Amortecedores:

 

Sua principal função é absorver choques. São chamados realmente amortecedores, porque amenizam realmente o movimento vertical do carro ao longo de uma superfície irregular.Se o carro tivesse somente as molas, seu carro ficaria em um sobe e desce "infinito". Os amortecedores executam duas funções.Primeiramente, absorvem todas as colisões grande-médias do solo de modo que o choque não seja transmitido ao chassi do carro. Em segundo lugar, mantêm a suspensão tão completamente em um curso como possível para as condições de estrada dadas.Os amortecedores mantêm suas rodas em contato pleno com o solo. Sem eles, a roda desce e sobe em um ritmo frenético, não estando 100% do tempo em contato com o solo,prejudicando a estabilidade, tração e principalmente a segurança.

Eles são dispositivos hidráulicos (na maior parte).Trabalham conjuntamente com as molas.

 

figura38ea.jpg

 

 

 

 

Tipos de Suspensões:

 

Os principais tipos de suspensões são :dependentes e independentes. Os fabricantes de carros geralmente escolhem o tipo de suspensão de acrodo com a utilização, potência e objetivo final do automóvel.

 

 

1-Suspensão dianteira - Sistemas dependentes

 

É basicamente uma barra contínua sob a parte dianteira do carro, mantida no lugar por feixes de molas e pelos amortecedores. É comum encontrar em caminhões esse sistema.Não foram utilizados nos nos principais carros por 3 principais motivos:

 

 

-As rodas são ligadas fisicamente, o feixe de molas pode ser ajustado na oscilação se uma roda bater uma colisão e a outra não . Ajusta acima um torque giroscópico sobre a linha central de esterçamento que começa girar o eixo para direita-esquerda. Por causa da inércia do eixo, isto é realimentado por sua vez para amplificar o movimento original.

 

-Peso - ou mais especificamente peso não suspenso. Os eixos dianteiros contínuos pesam uma tonelada e necessitam de molas enormes para manter as rodas em contato com o solo.

 

-Alinhamento - Você não pode ajustar o alinhamento das rodas em uma linha central rígida.Da fábrica, são alinhados perfeitamente, mas se o feixe começar desalinhar, você não pode ajustar as rodas para compensar.

 

 

figura42gw.jpg

 

2-Suspensão dianteira - sistemas independentes

 

 

Leva esse nome porque os sistemas da suspensão da roda dianteira são independentes(a não ser que estejam unidas por uma barra anti torção).

 

Suporte de MacPherson

Este é atualmente, sem dúvida, o sistema dianteiro o mais extensamente usado da suspensão nos carros.O sistema compreende basicamente a mola e o amortecedor conjugados, que gira em um pivô, braço inferior.O braço de controle é conectado diretamente à parte mais baixa do munhão do amortecedor, ou a um braço da parte dianteira ou da parte traseira do munhão (neste caso). A mola é assentada em uma base no alto do conjunto que permite este se distenda e comprima

 

A mola é assentada em uma base no alto do conjunto que permite este se tracione e comprima.

 

figura58dm.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Variações do mesmo sistema de suspensão :

 

 

 

figura60ao.jpg

 

Este é um tipo de suspensão com "bandeija" com dois pivôs. Os eixos da roda (de cor roxa) são suportados por "bandeijas" superiores e mais baixos(de cor verde).Se você olhar no desenho, neste tipo de sistema, o que você encontrará que é um sistema muito básico da alavanca que permite que os eixos tenham um movimento verticalmente acima e para baixo.

Há outros dois tipos de movimento da roda relativo ao corpo quando a suspensão articula-se. O primeiro e o mais importante é um ângulo de convergência.O segundo e o mais menos importante, mas esse que produz a maioria maior preocupação referente ao desgaste de pneus é o Câmber.

 

 

figura73dc.jpg

 

 

Este é um tipo também de suspensão com "bandeijas" com dois pivos de fixação,embora a "bandeija" infeiror nestes sistemas possa as vezes ser substituído por um "braço" contínuo. A única diferença real entre esta e o sistema mencionado acima é que o conjunto Mola/Amortecedor está localizado em uma posição acima da "bandeija" superior(veja na figura acima). Isto transfere o esforço da suspensão quase inteiramente a parte superior. A "bandeija" infeiror neste exemplo torna-se um braço de controle. Este tipo particular de sistema não é tão comum.

 

 

Multi-link

 

 

figura85ak.jpg

 

O princípio básico dele é o mesmo, mas em vez "braços" superiores e mais baixos contínuos, cada ' braço é uma peça separada.Têm sistemas complexos do pivô projetados permitir que isto aconteça.

Os fabricantes de automóveis dizem que este sistema dá uma melhor estabilidade ao veículo, porque todas as junções fazem a suspensão quase infinita ajustável.

 

 

 

Trailing-arm

 

figura95so.jpg

 

O sistema "Trailing-arm" é literalmente um braço que é unido na parte dianteira do chassi, permitindo que a parte traseira balance acima e para baixo. Esses braços trabalham exatamente no mesmo princípio que os braços nos sistemas descritos acima.

 

 

Moulton rubber

 

 

Este sistema da suspensão é baseado na compressão de uma massa contínua da borracha ao inves de molas como nas demais - vermelho em ambas estas imagens. Os dois tipos são essencialmente variações do mesmo projeto. É nomeado após o Dr. Alex Moulton - uma da equipe de projeto original no mini, e no coordenador que projetou seu sistema da suspensão em 1959. Este sistema é conhecido por alguns alguns nomes diferentes.Esse tipo de suspensão é usada em bicicletas de competição,devido ao projeto compacto ,a sua simplicidade nas operações e manutenção, é uma solução ideal.

 

figura105lt.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, fizemos esse tópico para tentar passar na medida do possível algumas informações interessantes de funcionamentos de determinadas partes os carros.Queria agradecer especialmente ao Édison, Rodrigo Mopar e Rafael pela força na adaptação e tradução desse material.Valeu!

 

Essa é a primeira parte de suspensões.Falta a parte da suspensão traseira que logo estaremos colocando no ar.

Haverão outros tópicos parecidos com esse sobre freios, motor ,freios e etc.

 

Sugestões e críticas construtivas são muito bem vindas ;)

 

 

 

Obrigado

 

Duke

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom!!

 

Só faltou a explicação de como funcionam as molas, um diferenciação mais explicada entre feixe de molas e helicoidais e para que elas servem.

Fica aqui minha sugestão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito bom!!

 

Só faltou a explicação de como funcionam as molas, um diferenciação mais explicada entre feixe de molas e helicoidais e para que elas servem.

Fica aqui minha sugestão!

Feixe de molas vai ser mais abordado na susp traseira.

Pelo menos vamo tentar :P

 

Valeu :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...