Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

golo

Ajuda para um 2.0

Recommended Posts

Estou querendo muito fazer um sistema 2.0 com qualidade do nível do que está no meu carro para cima. O que tem no meu carro é um full fostex FF85k e um mid silverflute.

O amplificador residencial tenho 2 em mente. O amplificador do Timi que está postado por DiegoT no fórum hi-end e um amplificador que o mesmo DiegoT encontrou o projeto na internet e falaram muito bem dele (o cara que montou 1 falou que toca igual ampl de 5000 reais).

Como H.U não faço a mínima idéia, mas não quero gastar mais que 700 reais.

Agora vem a melhor parte. Falantes....

Primeiro. Não quero usar full range por falta de disperção dos agudos.

Segundo. Quero um 2 vias (woofer e tweeter).

Terceiro. Não pode passar de 250 dólares os falantes. Quanto mais barato melhor hehehehe.

Estava pensando em usar um tweeter da fostex ft28D.

O mid realmente estou perdido. Pensei no da silverflute, mas não sei como é seu funcionamento até 2K onde será o corte do tweeter. Estou pensando no de 6,5 pol

Pensei neste aqui também, mas é bem salgado seas

Vocês podem perceber que estou perdido. Me ajudem hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os falantes acima postados não consegui encontrar quase que nenhuma informação, então vou mudar meu projeto.

Primeiro, qual tweeter usar?

Estou em dúvida:

A - Morel com domo de alumínio

B - Morel com tweeter de seda

C - Hi-vi Ribon Tweeter --- RT1.3

D - Vifa XT-25

E - Seas domo de magnésio

Guijis Dá uma ajuda! Você parece que conhece muito de som residencial

Compartilhar este post

Link para o post

Já que ninguém responde, eu mesmo vou ficar escrevendo como informação para quem for fazer um Diy. :P

Descobri que tem um tweeter da Seas 27 TBC/G que custa 32 dólares que é melhor do que o outro tweeter da Seas Millenium que custa 170 dólares e melhor do que muitos outros tweeteres que custam mais e menos.

Os testes estão nestas páginas

zaphaudio

nesta outra página

E nesta aqui

Diyaudio falando sobre o tweeter e testes

Compartilhar este post

Link para o post

woofer muito bom....

dayton

Estou pensando em usar estes mid + o tweeter acima mencionado e fazer um MTM.

Compartilhar este post

Link para o post
cara parabens pelo projeto! vai ficar show!

to de olho nesse topico! :vts

Valeu. Primeiro vou ver quanto vai ficar. Depois verei se meu pai banca e eu entro com a mão de obra hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Já que ninguém responde, eu mesmo vou ficar escrevendo como informação para quem for fazer um Diy. :P

hauhauahuahauh

Compartilhar este post

Link para o post

hauhauahuahauh

Comédia! O golo posta a dúvida e ele mesmo já se responde e pergunta mais coisa e etc! ahuehaue

Compartilhar este post

Link para o post

ae golo, muito bom o topico ehehhehe!!

eu tb to numa duvida ... vo acompanha voce ein!

Compartilhar este post

Link para o post

golo, voce comparou esse mid da dayton com quais?? fostes? seas? etc?

Compartilhar este post

Link para o post
golo, voce comparou esse mid da dayton com quais?? fostes? seas? etc?

Vou jogar um monte de informação aqui e quem se interessar leia. Também vou colocar uma dúvidas no final e quem puder responder, por favor, responda.

Tweeter

Depois de alguma lidas, pude perceber que tem alguns tweeteres que o pessoal do diyaudio gosta muito:

A - Seas TBFCG

B - Seas TDFC

C - Vifa XT25

Midbass ou woofer

Esse aí já é um problema maior, porque nas informações são muito truncadas. Ainda não consegui chegar a um consenso, mas cada um tem sua vantagem e desvantagem.

A - Dayton Rs180S. Algumas pessoas falaram bem dele e tem um preço legal (30 dólares se comprar 4). Quem gosta do woofer, gosta muito, quem não gosta não fala que é uma bosta, mas diz que vale pelo preço. O problema de comprar ele é que pesa quase 2,5kg. Fica caro mandar para o Brasil.

B - Dayton Da175. Barato, bom grave, bom médio grave (comparado com mid de 60 dólares), porém tem um queda em 1,5Kh além de baixo SPL.

C - Dayton DA135. Leve, barato, desce bastante para um mid de 5, porém spl 85 db!

D - Vifa P17. Esse já é mais caro, porém é leve, tem spl de 88 db, fs muito baixo, bom para LT (pessoas fizeram este em LT e gostaram), vai até 4Kh sem problema (fora do eixo a resposta perde um pouco), 150 wrms, não tem picos em altas freqüencias (não necessita de cross muito complexo) e dizem ter uma qualidade boa.

E - Seas L18. Muito bom mid, sendo muito bem comentado, porém: Caro, pesado, superultragigantesco pico em 8 Khz e um pouco menos, fazendo com que se utilize um cross mais refinado, com notch, sendo de 4 ordem, etc, o que fica caro e causa perda de qualidade.

Estou sériamente pensando em comprar o vifa P17 e o tweeter Seas TDFC. Apesar do outro seas ser melhor, ele não sobe até 20 KHz.

Caixas

Lí no Ht fórum que mdf não é sonoricamente bom (claro que estou falando de sistemas hi-end; para 4 papão não faz nenhuma diferença). O cara falou que fez duas caixas full fostex. Uma em mdf e outra em compensado naval. Disse que compensado naval ficou bem melhor. Obs, não tinha cross, equalizador, nada. A única diferença foi a madeira.

Estou aprendendo sobre Back loaded horn, porém tá muito complicado no site da quarter-wave. Se alguém souber de algum site mais simples por favor me passe.

Difractio loss, ou sei lá qual é o nome em português, é algo bastante importante e deve ser levado em conta na construção das caixas.

Pergunta: è por isto que em Line Array se coloca madeira na horizontal com alguns furos grandes?

Quanto mais falantes, menos distorção. Ou seja uma caixa MTM (médio, tweeter e médio) tem menor distorção do que um MT. O porque eu não sei.

Pergunta: porque tem menor distorção?

Crossover

Pergunta: Pq para som residencial usa-se muito 4 ordem? Não dá muito erro de fase?

Pergunta: Notch tira muita qualidade do som?

Allan: aquitem uma comparação dos mid. O fostex não se saiu muito bem em médios. :(

Quero ver quem vai ler até o final hauhauahuahua. Quem ler dá um Up.

Compartilhar este post

Link para o post
Vou jogar um monte de informação aqui e quem se interessar leia. Também vou colocar uma dúvidas no final e quem puder responder, por favor, responda.

Tweeter

Depois de alguma lidas, pude perceber que tem alguns tweeteres que o pessoal do diyaudio gosta muito:

A - Seas TBFCG

B - Seas TDFC

C - Vifa XT25

Midbass ou woofer

Esse aí já é um problema maior, porque nas informações são muito truncadas. Ainda não consegui chegar a um consenso, mas cada um tem sua vantagem e desvantagem.

A - Dayton Rs180S. Algumas pessoas falaram bem dele e tem um preço legal (30 dólares se comprar 4). Quem gosta do woofer, gosta muito, quem não gosta não fala que é uma bosta, mas diz que vale pelo preço. O problema de comprar ele é que pesa quase 2,5kg. Fica caro mandar para o Brasil.

B - Dayton Da175. Barato, bom grave, bom médio grave (comparado com mid de 60 dólares), porém tem um queda em 1,5Kh além de baixo SPL.

C - Dayton DA135. Leve, barato, desce bastante para um mid de 5, porém spl 85 db!

D - Vifa P17. Esse já é mais caro, porém é leve, tem spl de 88 db, fs muito baixo, bom para LT (pessoas fizeram este em LT e gostaram), vai até 4Kh sem problema (fora do eixo a resposta perde um pouco), 150 wrms, não tem picos em altas freqüencias (não necessita de cross muito complexo) e dizem ter uma qualidade boa.

E - Seas L18. Muito bom mid, sendo muito bem comentado, porém: Caro, pesado, superultragigantesco pico em 8 Khz e um pouco menos, fazendo com que se utilize um cross mais refinado, com notch, sendo de 4 ordem, etc, o que fica caro e causa perda de qualidade.

Estou sériamente pensando em comprar o vifa P17 e o tweeter Seas TDFC. Apesar do outro seas ser melhor, ele não sobe até 20 KHz.

Caixas

Lí no Ht fórum que mdf não é sonoricamente bom (claro que estou falando de sistemas hi-end; para 4 papão não faz nenhuma diferença). O cara falou que fez duas caixas full fostex. Uma em mdf e outra em compensado naval. Disse que compensado naval ficou bem melhor. Obs, não tinha cross, equalizador, nada. A única diferença foi a madeira.

Estou aprendendo sobre Back loaded horn, porém tá muito complicado no site da quarter-wave. Se alguém souber de algum site mais simples por favor me passe.

Difractio loss, ou sei lá qual é o nome em português, é algo bastante importante e deve ser levado em conta na construção das caixas.

Pergunta: è por isto que em Line Array se coloca madeira na horizontal com alguns furos grandes?

Quanto mais falantes, menos distorção. Ou seja uma caixa MTM (médio, tweeter e médio) tem menor distorção do que um MT. O porque eu não sei.

Pergunta: porque tem menor distorção?

Crossover

Pergunta: Pq para som residencial usa-se muito 4 ordem? Não dá muito erro de fase?

Pergunta: Notch tira muita qualidade do som?

Allan: aquitem uma comparação dos mid. O fostex não se saiu muito bem em médios. :(

Quero ver quem vai ler até o final hauhauahuahua. Quem ler dá um Up.

to acompanhando!

interessante isso sobre o mdf e compensado naval! sempre achei que o compensado nao seria tao bom por ser compensado!hehe agora sei pq mta caixas carissimas vem com compensado naval e nao mdf! sempre pensei pow mo grana isso os caras poderiam fazer uma caixa de mdf! o que alem de ficar mais pesado nao é a melhor solução!

Compartilhar este post

Link para o post

boa golo!

esse negocio de mdf e compesando naval realmente me assutou! sempre achei mdf era melhor melhor!

Pelas suas descricoes eu ficava com o vifa tambem!@!

Compartilhar este post

Link para o post
os ribbon tweeter ficam muito fora do seu orcamento?

Na realidade tem um ribbon tweeter da hivi(RT1.3) que é muito interessante. O off-axis dele é espetacular. Tem uma resposta plana e custa 42 dólares. O problema é que ninguém testou ele. Quem tem fala que é bom, mas ninguém fez nenhuma comparação, então fica complicado em saber se é bom ou não.

Outro problema dos ribbon é que são muito frágeis, então tenho medo de estragar no transporte para o Brasil.

Outro problema é que o corte deles tem que ser muito alto. Tem que ser de 4Khz para cima. Como vou fazer um 2 vias, teria que usar um midbass que não descesse quase nada e conseguisse subir bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Na realidade tem um ribbon tweeter da hivi(RT1.3) que é muito interessante. O off-axis dele é espetacular. Tem uma resposta plana e custa 42 dólares. O problema é que ninguém testou ele. Quem tem fala que é bom, mas ninguém fez nenhuma comparação, então fica complicado em saber se é bom ou não.

Outro problema dos ribbon é que são muito frágeis, então tenho medo de estragar no transporte para o Brasil.

Outro problema é que o corte deles tem que ser muito alto. Tem que ser de 4Khz para cima. Como vou fazer um 2 vias, teria que usar um midbass que não descesse quase nada e conseguisse subir bem.

boa explicação!

não deixe de comprar os capacitores solen do site ein! coisa boa e bem leve de se trazer!!!

alias, se nao for muito pesado trás as bobinas de lá tambem! com certeza vai ser melhor do que as que voce mandar fazer aqui!

to obsevando o topico aqui, eu to pra comprar um par de bookshelf da B&W por U$350,00

dependendo do seu projeto eu vejo qual vale mais a pena!!

quanto você está estipulando para gastar nas suas caixas?!

abs

Allan

Compartilhar este post

Link para o post

boa explicação!

não deixe de comprar os capacitores solen do site ein! coisa boa e bem leve de se trazer!!!

alias, se nao for muito pesado trás as bobinas de lá tambem! com certeza vai ser melhor do que as que voce mandar fazer aqui!

to obsevando o topico aqui, eu to pra comprar um par de bookshelf da B&W por U$350,00

abs

Allan

Até 900 reais.

Onde achou estas B&W por este preço?

Compartilhar este post

Link para o post

boa explicação!

abs

Allan

Até 900 reais.

Onde achou estas B&W por este preço?

numa loja lá nos eua... mas eles não importam pra cá!

Compartilhar este post

Link para o post
em que pé está o projeto??

qual é a pontecia pra empurrrar td isso?

amplificador artesanal A/AB.

80 wrms a 8 ohms e 120 a 4ohms.

Talvez "faremos" (porque quem sabe fazer mesmo é o DiegoT) o amplificador do Timi, só que este tem uma potência bem menor.

Allan,me passa o site da loja.

Será que rola mais comprar uma caixa desta e colocar em um Back Loaded horn com cross artesanal?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...