Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

Gunnes, acho bom vc dar uma olhada nos artigos do Autosom e pesquisar sobre headroom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tambem acho isso, não estava falando ao contrario o instalador tá certo, verdade!! mas pro freguês foi questao de$$$$$ mesmo pra voltar.. blz :legal:

Editado por gunnes

Compartilhar este post

Link para o post

descobri que não precisa acreditar em especificaçoes de amplificadores "ching ling" como o booster 3000 que se diz fornecer 1500 RMS num forneçe na verdade algo em torno de 1/3 disso!

auhauahuahau

Compartilhar este post

Link para o post

Cara essa foi a pior ,, ontem indiquei pra um amigo meu fazer a cx pra um sub de 12 dele em uma loja aqui na minha cidade..

O dono da loja participou de campeonatos a anos achei que ali não ia ter erro né o cara no minimo saberia projeta cx..

As medidas que passei

Bm = 25cm

BM = 44cm

Al = 41,5cm

La = 41,5cm

MDF = 15mm

Volume = 45 l

Versão do Estalador.

Bm = 25cm

BM = 44cm

Al = 41,5cm

La = 41,5cm

MDF = 15mm

Volume = 59 litro..

Ai falei né . olokoo! vc num desconta a madeira!, dai ele refez a conta..

Novo volume= 52 litro.

Ai falei de novo né olokooo!, eu falei madeira de 15mm, se ta fazendo a cx com eucatex ?? cara fico bravo veio ! disse que ele ja no ramo a anos e nunca erro em uma cx dele !

Será que eu to doido ? o Enstalador é que tá?

Editado por lton85

Compartilhar este post

Link para o post

bemm..

qual é teu sub??

frequencia de ressonancia do sub?

volume do sub em litros?

e pricipalmente a frequencia de sintonia da tua caixa?

põe esses dados ai pra galera avaliar!! :legal: falou!!

Compartilhar este post

Link para o post

O instalador tava certo.

Em partes né.

4 woofers de 15 + 5krms já faz um estrago

não que seja o ideal, mas também não é de se falar que "não vai tocar"

Compartilhar este post

Link para o post

Em partes né.

4 woofers de 15 + 5krms já faz um estrago

não que seja o ideal, mas também não é de se falar que "não vai tocar"

Mas por algum dinheirinho a mais consegue a potencia que precisa e vai ficar bem mais forte. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

tambem acho isso, não estava falando ao contrario o instalador tá certo, verdade!! mas pro freguês foi questao de$$$$$ mesmo pra voltar.. blz :legal:

não colou sua versão!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

interesante .. leiam essa!

Um alto-falante de 50 Watts RMS pode receber até 50 Watts RMS sem queimar , explica Sérgio Pires, diretor industrial da Bravox. Portanto, a potência especificada para um alto-falante é a que ele suporta sem danos e não deve ser confundida com a intensidade de som que ele fornece , completa.

Um alto-falante mais potente não toca mais alto que os outros, pois quem determina a intensidade do som é o SPL do alto-falante e não a sua potência. De acordo com a sua eficiência (SPL), o alto-falante produzirá mais ou menos energia sonora para uma determinada potência a ele fornecida.

Portanto um alto-falante de 100 Watts, quando alimentado por um amplificador de 50 Watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 Watts - se tiverem o mesmo SPL. Comprar um alto-falante mais potente na expectativa de obter maior intensidade sonora é o caminho mais curto para a frustração , completa Pires.

A potência que um alto-falante suporta é, geralmente, determinada pela máxima temperatura que sua bobina móvel pode suportar sem queimar. Essa temperatura depende dos materiais empregados na fabricação da bobina, e principalmente do seu tamanho. Segundo o diretor, é por este motivo que alto-falantes de grande potência utilizam bobinas móveis de grande diâmetro.

Sendo que, quem gera e fornece a potência elétrica é o toca-fitas ou o amplificador, a potência elétrica máxima que podem fornecer depende de sua construção e não da potência do alto-falante. Assim, um amplificador de 100 W RMS, fornecerá 100 W RMS tanto a um alto-falante de 100 W RMS com a um de 1.000 W RMS. Portanto o fato de usarmos um alto-falante de potência maior, explica, não nos trará nenhum acréscimo de intensidade sonora, podendo muito provavelmente ocorrer o inverso .

Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.

Fonte: PortaVox - Bravox

e ai... quem tem razão !! instalador ou fabricante?! pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

interesante .. leiam essa!

Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha.

Relaxa, eu só tava falando que se tivesse mais potencia iria tocar melhor, mais alto, mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

gunnes, pesquise sobre headrom...

4 altofalantes de 2000wrms com um ampli de 5000wrms, n renderão nunca o que pode, agora se vc aplicar o dobro da potencia (limpa) tera um headrom de 3db(dobro do som), entre no site de selenium e leia isso em qualquer manual de falantes selenium. exatamente ao contrario o que diz seu exemplo da bravox...e agora????

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Relaxa, eu só tava falando que se tivesse mais potencia iria tocar melhor, mais alto, mais forte.

blz.. :legal: tem certas coisas que merecem mais debate, tem gente (que já vi e conheço) que tem 4 utravox de 800rms num ta 10k!! e diz que não aguenta mais trocar reparo. quando naum e a bobina e a cordoalha que quebra!! entao compensa aplicar tudo isso de potencia para ter esse resultado?

ter 10.000 rms de som para um usuario inexperiente, se houver um ganho de +3db a potencia dobra

se for mais 6db ai vai pro espaço. nao seria melhor usar um sub com spl mais elevado?

Compartilhar este post

Link para o post

blz.. :legal: tem certas coisas que merecem mais debate, tem gente (que já vi e conheço) que tem 4 utravox de 800rms num ta 10k!! e diz que não aguenta mais trocar reparo. quando naum e a bobina e a cordoalha que quebra!! entao compensa aplicar tudo isso de potencia para ter esse resultado?

ter 10.000 rms de som para um usuario inexperiente, se houver um ganho de +3db a potencia dobra

se for mais 6db ai vai pro espaço. nao seria melhor usar um sub com spl mais elevado?

cara, não é bem assim aplicar mais potencia, se vc tem 8000wrms e aplica 10000wrms, a tolerância ai esta muito pouca, logo estara o ganho bem alto, logo estará enviando "ondas quadradas" para os woofers, era só passar um RTA que logo se veria isso. tem gente q não sabe mesmo. Aplicar esta diferença ai não terá ganho algum praticamente, agora se vc aplicar o dobro da potencia, ex 4 woofers 2000wrms cada e um ampli de 16000wrms, vc poderá regular sua HU com os famosos 70% do volume, e o ganho do ampli ficara bem baixo, logo enviara nenhuma distorção, se o amppli tiver o led de clipping melhor ainda.

isso é fato não achismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.

Isso é simplificação, para deixar as informações menos complexas para o usuário comum.

Sem falar que, para o fabricante, evitar subs indo pra garantia é importante, então é de se esperar que ele fale algo do tipo

Esse texto conseguiu ser simplista e confuso ao mesmo tempo

quem gera e fornece a potência elétrica é o toca-fitas ou o amplificador

Isso é tão anos 90 o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei de qual parte de GO vc está falando. A parte q eu conheço não é assim. A q eu conheço tem os mesmos mitos q em qq lugar.

Cara, a parte que eu to falando é de TODO o GO, de Itumbiara até a divisa com TO. Essa parte é desse jeito. Especifiquei os mitos/manias que em GO são mais, digamos, presentes.

Não que em outros lugares não possa ocorrer a mesma coisa, mas parece que por aqui o pessoal é mais bitolado... claro, tem exceções.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia

Agora lembrei de um loucura que eu fez uma vez, antigamento quanto tinha meus 12 ou 14 anos não lembro certinha mais foi assim que comecei a gostar de som eu tenho dois primos que mexi com eletronica e sempre que eu ia na casa de um deles era só ver um falante jogado no canto que eu pediu; e teve uma vez peguei um falante de 6x9 e o mesmo estava com a bobina raspando.

Quando eu colocava para tocar som baixo ficava normal era só aumentar o volume do som que o mesmo começava a faze barulho e olha a ideia que o espertão teve, colocar óleo de máquina na bobina :pirou: e por incrivel que pareça ficou bom só que depois de um tempo o óleo travou tudo [¨] kkkkkkkkk

Abs Frederico

Compartilhar este post

Link para o post

Uma asneira que vi aqui no forum mesmo, num tópico de um cara que perguntava sobre os tipos de falantes e suas respectivas finalidades. A resposta de uma cara que acreditava ter conhecimento pra contribuir:

"as tuita serve só pra 'espalhar' o som".

Tipo... se não tiver tweeter o som fica preso lá dentro do carro e não sai de jeito nenhum!? Ou só sai em linha reta e que ta ao redor não ouve!? Essa eu ri muito...

Compartilhar este post

Link para o post

Antes acreditava que ..

"podia ligar quantos altofalantes no modulo quiser, resistência achava que era o bairro aki do ES."

" Meu CD-player e fo** tem 60w de saida"

Até torrar um digisound 800, primeiro amp com RCA... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Uma asneira que vi aqui no forum mesmo, num tópico de um cara que perguntava sobre os tipos de falantes e suas respectivas finalidades. A resposta de uma cara que acreditava ter conhecimento pra contribuir:

"as tuita serve só pra 'espalhar' o som".

Tipo... se não tiver tweeter o som fica preso lá dentro do carro e não sai de jeito nenhum!? Ou só sai em linha reta e que ta ao redor não ouve!? Essa eu ri muito...

ahahaha, e isso que frequências altas são mais direcionais pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

mano na boa,

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

leia isso ai e venha conversar. hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a parte que eu to falando é de TODO o GO, de Itumbiara até a divisa com TO. Essa parte é desse jeito. Especifiquei os mitos/manias que em GO são mais, digamos, presentes.

Não que em outros lugares não possa ocorrer a mesma coisa, mas parece que por aqui o pessoal é mais bitolado... claro, tem exceções.

kkkk eu sou de Goias e sei como e, dali sai umas perolas boa viu.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu compartilha um mito que escutei sabado.

Estava eu na casa de um amigo, de repente um cara chamou, e quis ver o som do carro, mostrei pra ele o som do meu carro, como tava.

ai ele começou a falar que queria montar um som no carro, e tal, ele vai e solta,

Ele: Rapaz, me falaram que aquela tal de power one não e boa pra tocar grave

Eu: E, vai do gosto da pessoal, e melhor por um amp. pro sub e outro pra voz

Ele: Não gosto dela não, melhor e aquela roxinha, aquelas moço de 800

Eu: Piramyd?

Ele: E essa mesmo, ela e que e boa, Toca 2 Grave e 6 Triaxial.

Minha reação com isso foi inexplicável.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele: Não gosto dela não, melhor e aquela roxinha, aquelas moço de 800

Eu: Piramyd?

Ele: E essa mesmo, ela e que e boa, Toca 2 Grave e 6 Triaxial.

seriados0230.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...