Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allanpk

Melhor tipo de caixa para cada aplicação

Recommended Posts

Ae galera, qual o tipo de sistema de caixas (Line Array, Torre, Bookshelf, 5.1, 2.1, etc) vocês acham melhores para Ouvir música, Assistir filmes e um Misto (tanto ouvir musicas quanto ver filmes)

Antes que a galera começe a falar os "depende disso, depende daquilo" a opinião não precisa ser tão rigida.... Claro que um par de Torres TOP Ultra Hi-end vai ser melhor pra ver filme do que qq tipo de 5.1... É só falar no geral

Minha opinião (nem um pouco rigida) é torre para música e misto e 5.1 pra filme

Ouvi opiniões que as line arrays são fantaaaasticas para ouvir musica

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Line Array com falantes de 4", e tweeter ribbon puro com 1 metro de comprimento... Sub em caixa LT. Estes são meus planos pra breve...

Compartilhar este post

Link para o post
Line Array com falantes de 4", e tweeter ribbon puro com 1 metro de comprimento... Sub em caixa LT. Estes são meus planos pra breve...

igual ao do renato né??

putz aquela caixa eh sonho de consumo cara!

Compartilhar este post

Link para o post
Ae galera, qual o tipo de sistema de caixas (Line Array, Torre, Bookshelf, 5.1, 2.1, etc) vocês acham melhores para Ouvir música, Assistir filmes e um Misto (tanto ouvir musicas quanto ver filmes)

Para um uso misto, você pode optar por boas caixas nos canais da frente, outras não tão boas atrás e um subwoofer. Quase igual a um sistema 5.1 mas com caixas melhores na frente. Escolha as caixas dos canais traseiros que tenham um timble semelhante às da frente. Se o som estiver bem regulado, a caixa central pode ser desprezada, as caixas frontais darão conta do serviço.

Para assistir filmes, use 5.1/4.1 (todas as caixas) e regule o ganho de cada canal no receiver pois eles terão potência e sensibilidade diferentes. Se tiver um decibelímetro portátil, fica mais fácil.

Para ouvir música, utilize somente os canais frontais, provavelmente o receiver deve ter essa opção.

Para assistir DVDs de shows, a qualidade pode ficar comprometida por causa das caixas traseiras. Uma opção é usar somente as caixas da frente, perdendo o surround e ouvindo em stereo.

Para as caixas frontais, pode escolher tipo torre ou bookshelf. Se for bookshelf, terá melhor qualidade colocando-as em pedestais. Se não tiver espaço e for colocar no mesmo rack dos outros aparelhos, use pelo menos "insulators", para diminuir a vibração e reduzir o efeito dela nos aparelhos.

Claro que um par de Torres TOP Ultra Hi-end vai ser  melhor pra ver filme do que qq tipo de 5.1...

Utilizando somente canais frontais, mesmo sendo "TOP", você não conseguirá o efeito surround que um sistema com canais traseiros oferece. No caso de filmes, o resultado será melhor sempre que usar 4 ou mais canais.

Essas são as minhas opiniões, qualquer um pode discordar delas pois não me considero um expert em som. Mesmo assim, espero ter ajudado um pouco com a experiência que tive com meu sistema de home theater.

Compartilhar este post

Link para o post
igual ao do renato né??

putz aquela caixa eh sonho de consumo cara!

Não sei... a última vez q fiquei sabendo da dele, o tweeter não era ribbon não.

Meuplano é ter algo parecido com as Akron... não é tão difícil realizar. Os cálculos pro LA vc faz com um programinha, simples. O ribbon é que é mais complicado. Tô fazendo um par de 20cm de comprimento, e tá complicado conseguir todos os ímãs... Já tenho bastante, mas não é o suficiente ainda. A vantagem do ribbon grande é não precisar de transformador... dá pra ter aí mais de 4 ohms fácil.

Pro meu HT a idéia é essa pros frontais. Pro sub uma TQWT quadradinha... e pros traseiros, uns satélites pequenos, pq eu só curto 5.1 em filmes. Em shows, eu acho uma bosta ter toda a platéia gritando atrás de mim. Aliás... não pretendo usar central.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...