Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Brian ExtremeRacers

Turbo e cabeçote rebaixado

Recommended Posts

Postado em

Pode...

Depende do combustível utilizado, taxa, pressão, ponto, grau térmico das velas, etc... ;)

O que vc tem em mente?

Postado em
Pode...

Depende do combustível utilizado, taxa, pressão, ponto, grau térmico das velas, etc... ;)

O que vc tem em mente?

Loko .. eu tenho uma duvida .. meu cabeçote tah preparado e o astrinha tah com 1,2k .. tipo .. preparação normal apenas polir dutos, angulo de valvulas e sede. velas BPR 7 NGK , agora jah que vc tocou no assunto do ponto ... eu não sei em quanto tá o ponto do meu carro ... deve estar sendo regulado pelo sensor mesmo .. eu acho q deve tah original ... será que vai dar mio? ...

valeu...

Postado em

Turbo e ponto original é perigoso, ainda mais enchendo 1,2kg

E o sensor de detonação só é usado em casos de "emergência", senão o ponto fica normal, e o atraso nele depende da estratégia

Postado em

É...

O Rafa disse o ponto crucial!

Seu carro é injetado... Sendo injetado, ele tem "mapas" de ignição que informam para a centralina qual o ponto ideal para cada situação do motor... Isso para um motor ORIGINAL o que geralmente, não é lá muito saudável para um manco turbinado.

Acontece que, qnd vc turbina, geralmente utiliza-se cana como combustível. Para o álcool, mantendo-se as demais características do manco, vc pode ADIANTAR o ponto de ignição muitas vezes... Até aí, tudo bem.

Acontece que, com overboosting, mesmo utilizando o ponto ( "atrasado" ) para a gasolina não é saudável para o motor... Principalmente utilizando uma pressão "alta" como 1,2k.

Nego não dá o devido valor... Mas não adianta vc simplesmente instalar um HPi para "controlar" o combustível, que a parte da ignição ficará "ao Deus dará"... :(

Numa situação dessas, só mesmo vc "remapeando" os diversos mapas para se ter algo "a contento".

Basicamente vc adiantaria o ponto em cargas sem overboosting e "travaria" em um valor mais baixo que o original meio que "proporcional" à pressão no coletor...

Com isso, vc ganharia um pouco de torque e economia enquanto a turbina não "entrar" e garantiria o perfeito funcionamento do motor ( sem deixar entrar o sensor de detonação ) nas situações de overboosting.

O knock sensor serve para situações EMERGENCIAIS... E não para ser utilizado a toda hora... ;)

Velas de grau 7 com 1,2k de pressão em um motor "taxado", é ser bastante confiante na sua prep.

Se bem que, seu motor é um família 2... Mas em AP, utiliza-se esse grau nos mancos com 8,5:1 de taxa. Tome cuidado. Veja como está a vela para saber se não está ocorrendo detonação. As vezes o grau térmico pode estar um pouco "quente" demais, para a pressão/taxa utilizada. Mas vc só saberá isso, se verificar o estado das velas.

Postado em
É...

O Rafa disse o ponto crucial!

Seu carro é injetado... Sendo injetado, ele tem "mapas" de ignição que informam para a centralina qual o ponto ideal para cada situação do motor... Isso para um motor ORIGINAL o que geralmente, não é lá muito saudável para um manco turbinado.

Acontece que, qnd vc turbina, geralmente utiliza-se cana como combustível. Para o álcool, mantendo-se as demais características do manco, vc pode ADIANTAR o ponto de ignição muitas vezes... Até aí, tudo bem.

Acontece que, com overboosting, mesmo utilizando o ponto ( "atrasado" ) para a gasolina não é saudável para o motor... Principalmente utilizando uma pressão "alta" como 1,2k.

Nego não dá o devido valor... Mas não adianta vc simplesmente instalar um HPi para "controlar" o combustível, que a parte da ignição ficará "ao Deus dará"... :(

Numa situação dessas, só mesmo vc "remapeando" os diversos mapas para se ter algo "a contento".

Basicamente vc adiantaria o ponto em cargas sem overboosting e "travaria" em um valor mais baixo que o original meio que "proporcional" à pressão no coletor...

Com isso, vc ganharia um pouco de torque e economia enquanto a turbina não "entrar" e garantiria o perfeito funcionamento do motor ( sem deixar entrar o sensor de detonação ) nas situações de overboosting.

O knock sensor serve para situações EMERGENCIAIS... E não para ser utilizado a toda hora... ;)

Velas de grau 7 com 1,2k de pressão em um motor "taxado", é ser bastante confiante na sua prep.

Se bem que, seu motor é um família 2... Mas em AP, utiliza-se esse grau nos mancos com 8,5:1 de taxa. Tome cuidado. Veja como está a vela para saber se não está ocorrendo detonação. As vezes o grau térmico pode estar um pouco "quente" demais, para a pressão/taxa utilizada. Mas vc só saberá isso, se verificar o estado das velas.

:huh

vixx meu . .to andando com uma bomba entao .... o primeiro motor fudeu depois de estourar a bomba d´agua . quebrou um pistao e riscou 2 camisas .. já o segundo motor .. ta belezinha .. com os pistoes rebaixados e o cabeçote preparado .... agora nao sei meu .. to perdido ... : / ..

o q o Sr. Loko me recomenda em relação a velas e de como eu poderia "ajustar" esse ponto aew .. na boa .. vc foi o unico que nao zuou a minha historia que eu postei a uns tempos atras ... entao acho q c tah ligado como q eh ter um carro meio problematico . . ....... se bem q o meu sossegou agora .. acho

valeu pelos toques ..

Postado em

vixx meu . .to andando com uma bomba entao .... o primeiro motor fudeu depois de estourar a bomba d´agua . quebrou um pistao e riscou 2 camisas .. já o segundo motor .. ta belezinha .. com os pistoes rebaixados e o cabeçote preparado ....  agora nao sei meu .. to perdido ... : /  ..

o q o Sr. Loko me recomenda em relação a velas e de como eu poderia "ajustar" esse ponto aew  .. na boa .. vc foi o unico que nao zuou a minha historia que eu postei a uns tempos atras ... entao acho q c tah ligado como q eh ter um carro meio problematico . . ....... se bem q o meu sossegou agora .. acho

valeu pelos toques ..

Antes de mais nada: SR É O SEU PAI!!! Num sô tão véio assim, vai... :P Tô nos 25 ainda!!! *rs*

Brincadeira... *rs*

Bom...

O primeiro motor foi uma casualidade... Desde que compramos um manco, corremos esses riscos, infelizmente... :(

"Bomba" propriamente dito, vc não tem... Vc citou agora, algo que é bastante importante numa prep. Seus pistões são "rebaixados". Logo sua taxa de compressão está bem mais baixa que a original. ;) Ponto para uma prep turbo! Porém cuidado com o "pé-pregado"... Por eles estarem mais "finos", é mais fácil vc "derreter" eles...

Se vc der uma olhada acho que no Hot Topics, vc verá uma matéria sobre ignição que eu postei. Na verdade, aquilo são umas 20 e poucas dicas de ignição. Dentre uma delas, está em como saber se o grau térmico da vela está adequado a sua utilização. Não leva esse nome... Mas te ensina a ver a "cor/aparência" da vela e detectar se ela é de grau "quente" ou "frio" para o seu uso.

Cara... Qnt a "zueira", não esquenta não... O pessoal aqui é "de bem". Poucos diriam coisas para difamar/denegrir a imagem alheia. Acontece que SEMPRE tem uma meia dúzia que querem ver o circo pegar fogo e conseguem incendiar um tópico. Ignore-os simplesmente. Afinal, poucos dos que tiram um sarro sabem o que é ter um carro "fuçado". Com a barca, eu já tive tantos problemas "ridículos" que se eu fosse enumerar, de certo essa minoria, já teria me "excomungado" do fórum. Mas não é bem assim que funciona. ;)

E com o tempo, é normal "sossegar" mesmo.

Cuarqué dúvida, tâmus ae!!!

:legal:

Postado em

vixx meu . .to andando com uma bomba entao .... o primeiro motor fudeu depois de estourar a bomba d´agua . quebrou um pistao e riscou 2 camisas .. já o segundo motor .. ta belezinha .. com os pistoes rebaixados e o cabeçote preparado ....  agora nao sei meu .. to perdido ... : /  ..

o q o Sr. Loko me recomenda em relação a velas e de como eu poderia "ajustar" esse ponto aew  .. na boa .. vc foi o unico que nao zuou a minha historia que eu postei a uns tempos atras ... entao acho q c tah ligado como q eh ter um carro meio problematico . . ....... se bem q o meu sossegou agora .. acho

valeu pelos toques ..

Antes de mais nada: SR É O SEU PAI!!! Num sô tão véio assim, vai... :P Tô nos 25 ainda!!! *rs*

Brincadeira... *rs*

Bom...

O primeiro motor foi uma casualidade... Desde que compramos um manco, corremos esses riscos, infelizmente... :(

"Bomba" propriamente dito, vc não tem... Vc citou agora, algo que é bastante importante numa prep. Seus pistões são "rebaixados". Logo sua taxa de compressão está bem mais baixa que a original. ;) Ponto para uma prep turbo! Porém cuidado com o "pé-pregado"... Por eles estarem mais "finos", é mais fácil vc "derreter" eles...

Se vc der uma olhada acho que no Hot Topics, vc verá uma matéria sobre ignição que eu postei. Na verdade, aquilo são umas 20 e poucas dicas de ignição. Dentre uma delas, está em como saber se o grau térmico da vela está adequado a sua utilização. Não leva esse nome... Mas te ensina a ver a "cor/aparência" da vela e detectar se ela é de grau "quente" ou "frio" para o seu uso.

Cara... Qnt a "zueira", não esquenta não... O pessoal aqui é "de bem". Poucos diriam coisas para difamar/denegrir a imagem alheia. Acontece que SEMPRE tem uma meia dúzia que querem ver o circo pegar fogo e conseguem incendiar um tópico. Ignore-os simplesmente. Afinal, poucos dos que tiram um sarro sabem o que é ter um carro "fuçado". Com a barca, eu já tive tantos problemas "ridículos" que se eu fosse enumerar, de certo essa minoria, já teria me "excomungado" do fórum. Mas não é bem assim que funciona. ;)

E com o tempo, é normal "sossegar" mesmo.

Cuarqué dúvida, tâmus ae!!!

hauahauahuah SEÑOR LOKO .... hauauahuahauh ..

hehehehe .... de boa entao ..... valeu maluko ...

viu ..tirei as velas , estão cor brancas com circulo preto em volta ...

isso significaria queima normal?

ehehhehe .. té a proxima ....

só uma duvida .. a barca é turbo ?

Postado em
hauahauahuah SEÑOR LOKO .... hauauahuahauh ..

Hummm... :angry:

Humpf...

<_<

hehehehe .... de boa entao ..... valeu maluko ...

CARAJO!!! Maluko nããão... Loko!

Brincadeirinha... ;)

viu ..tirei as velas ,  estão cor brancas com circulo preto em volta ...

isso significaria queima normal?

Dá uma sapeada por aqui Link para NGK e veja qual dessas é a mais "próxima" das condições das suas velas...

Veja bem que, NÃO PODE HAVER deformações na parte metálica ( ponta e "terra" da vela ). Se houver, há princípios de superaquecimento/detonação... É melhor vc revisar e ver o pq disso.

Ahhh... Tmb não pode estar "cheia de sujeira". Seja ela "oleosa" ( motor cansado - mas creio não ser o caso ) ou seca ( mistura predominantemente gorda ).

ehehhehe .. té a proxima ....

"Inte"!!!

só uma duvida .. a barca é turbo ?

:rolleyes:

Xiii... Naum fala pra ninguém não, tah???

Mas é sim!

*rs*

Postado em
o Loko sabe poca coisa sobre motores...

:rolleyes:

:vts

ums dia chego nesse nivel...

E se vc soubesse o tanto que eu não sei ainda... Vc não diria isso!!! *rs*

É muuuuuuuuita, mas muuuuuuuuita coisa para ser estudado se formos analisar o manco como um conjunto todo.

Já percebeu que assuntos sobre suspensão/câmbio/pintura eu nem opino direito??? [^]

Particularmente gosto da parte de combustão/ignição. E até conheço um tiquinho...

Ps: Mas confesso que eu sei pq eu gosto de ler sobre... Não que eu tenha estudado tais fatos. Mecânica é algo que "me leva" tanto quanto um poeta escrevendo uma nova poesia...

Na verdade, minha formação ainda é técnica só. E em Eletrônica.

Mas mecânica eu trago "no sangue", "desdi piquinininho"... ( Como diria o "sumido" do Basara... )

*rs*

Postado em

Depende de alguns fatores...

Qual o diâmetro dos pistões?

Qual a taxa de compressão inicial?

Já sofreu algum outro passe esse cabeçote?

Pistões para cana ou petroleo?

Houve retrabalho nos pistões?

Junta do cabeçote/bloco original?

Pra ficar "bacana", vc pega um Hemi V8 tudus forjadus e na "última medida", mete um blower 7.51 ( Achu qui é iççu! - Cadê os "Dodgeiros" pra me ajudar agora??? :P ), um kit nitro com plate e uns 200cv, um câmbio XYZK ( Eaton? Clark??? Nem sei... )... Já tah "de bom tamanho". É um começo "razoável"... :blink:

*rs*

Tô zuando. ;)

Bom... Qual carro? Que motor vc tem? Quais seus objetivos em termos de potência e dirigibilidade???

Postado em
Pra ficar "bacana", vc pega um Hemi V8 tudus forjadus e na "última medida", mete um blower 7.51 ( Achu qui é iççu! - Cadê os "Dodgeiros" pra me ajudar agora??? :P )

chamo ieu? :P

ae Loko, não sei se tu sabe (provavelmente deve tá ligado) mas o número antes do ponto quer dizer quantas câmaras o blower tem e o número depois do ponto indica o tamanho em polegadas cúbicas de cada câmara

então não existe blower com número de câmaras ímpar... só 2. alguma coisa, 4. alguma coisa e por ae vai

já o tamanho das câmaras é geralmente ou 54 ci ou 71 ci

tu poderia tá querendo dizer um blower 8.71

Postado em
,Sep 27 2005, 10:25 AM]chamo ieu?  :P

Hum-Humm "mi zim fio"!!!

"Tâmu evocando umas entidadi pur aqui"...

"Ô cê" é uma delas!!!

*rs*

:P

ae Loko, não sei se tu sabe (provavelmente deve tá ligado) mas o número antes do ponto quer dizer quantas câmaras o blower tem e o número depois do ponto indica o tamanho em polegadas cúbicas de cada câmara

É... Eu já sabia. Mas como não estou habituado com esses números kbei falando besteira... *rs*

então não existe blower com número de câmaras ímpar... só 2. alguma coisa, 4. alguma coisa e por ae vai

É. Esse foi erro de digitação. [^]

já o tamanho das câmaras é geralmente ou 54 ci ou 71 ci

Hehe... Isso eu já não sabia... pasmafaute

Thanks man!!! ;)

tu poderia tá querendo dizer um blower 8.71

Hehe... É... Um "bichim piquininim" desses mesmo... Será que ele "empurra" um milzinho??? Hehehe... Mil cavalos, né??? Hehehehehe...

*rs*

Ow... Até qual cilindrada o pessoal tah levando um Hemi???

Qual a prep mais "comum" dele??? Qnt de pot eles tiram mais comumente???

Hehe... Eu num conheçu muito as particularidades dos Hemi...

"Cê" tem algum(as) páginas que dê para ter uma idéia deles???

Preciso "me atualizar" qnt os mancos de 8 "bocas"...

Postado em
Hehe... É... Um "bichim piquininim" desses mesmo... Será que ele "empurra" um milzinho??? Hehehe... Mil cavalos, né??? Hehehehehe...

um blower 8.71 empurra até uns 2500 hp, depois só pegando um 10.71

Ow... Até qual cilindrada o pessoal tah levando um Hemi???

Qual a prep mais "comum" dele??? Qnt de pot eles tiram mais comumente???

Hehe... Eu num conheçu muito as particularidades dos Hemi...

"Cê" tem algum(as) páginas que dê para ter uma idéia deles???

Preciso "me atualizar" qnt os mancos de 8 "bocas"...

Hemi manso de rua fica ali nos seus 550 hp dae os brabos, e geralmente estrokados pra em torno de 500", vão pra 750-800 hp, dificilmente passa disso mas a maioria dos Hemi é usado então vareia muito

o maior Hemi que eu já vi é um dos vários motores que a Indy Cylinder Heads monta, ele é um Hemi de 636", tem quase 1120 hp @ 7400 RPM e 126 kgfm @ 5800 RPM

a Indy é especializada em Mopar e só faz coisa pra Mopar, em termos de coletores de admissão e cabeçotes pra motores V8 Mopar é a melhor e o meu sonho de consumo em termos de coletores de admissão é um dos Indy

páginas sobre V8 eu deve ter quase 100 entre site de fabricantes de peças, revistas e específicas sobre Mopar

da Indy: (a Indy chama o Hemi de Legend, vai saber por que... :rolleyes::P )

http://www.indyheads.com/

revista Mopar Muscle:

http://www.moparmusclemagazine.com/

Mopar Peformance: (tem umas entrevista com o pai do Hemi)

http://www.mopar.com/muscle/index.html

Moparts.com: essa é boazinha

http://www.moparts.com/

se quiser tem mais e eu também to sempre procurando

Postado em

Hummm....

Preciso dar uma "bizoiada" nesses sites...

Preciso me atualizar sobre esse "motôzinhus"...

Thanks a lot, man!!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...