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Duke

Procedimento de limpeza do corpo de borboleta

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Procedimento de limpeza do corpo de borboleta

Motorização Fire 1.0 e 1.3v (com borboleta mecânica)

 

Veja as imagens abaixo, em Galeria de Fotos

 

A utilização de combustíveis adulterados ou mesmo o excesso de óleo no cárter poderá acarretar, durante o uso do veículo, a saturação do blow-by (sistema de retorno dos gases), contaminando o corpo de borboleta, influenciando principalmente o regime de marcha lenta.

 

Neste caso, quando o corpo de borboleta se apresentar com sinais de óleo, recomenda-se a limpeza conforme procedimentos a seguir.

 

PROCEDIMENTO:

 

1. ANÁLISE VISUAL - Com o motor desligado, deve-se deslocar a mangueira da tomada de ar. Nesta condição, observar o aspecto da tomada de ar do corpo borboleta, sede do mesmo, quanto à presença de óleo.

 

NOTA 1: O corpo deve apresentar-se íntegro, não devendo conter marcas de ferramentas, choques / danos mecânicos e/ou lacres violados.

 

Deve-se então montar a tomada de ar, ligar o veículo e deixá-lo em marcha lenta, de forma que atinja o regime de funcionamento, temperatura superior a 90ºC e duas inserções do eletroventilador do radiador sem utilizar quaisquer cargas elétricas.

 

2. LIMPEZA DO CORPO DE BORBOLETA - Retirar o corpo de borboleta montado no coletor de admissão.

 

NOTA 2: Para efetuar esta operação, há posições corretas para a realização da limpeza na tomada de ar do corpo de borboleta. Existem precauções a serem tomadas com os seguintes componentes: Conector do Sensor de Posição da Borboleta; Conector e Eixo da Ogiva do Atuador de Marcha Lenta.

 

2.1 - POSIÇÃO CORRETA PARA LIMPEZA DO CORPO DE BORBOLETA - Após a retirada do corpo de borboleta, a limpeza deverá ser feita conforme indicada a seguir:

 

A) CORPO DE BORBOLETA - VISTA PELO LADO DA ENTRADA DE AR:

 

POSIÇÃO CORRETA PARA LIMPEZA:

 

Corpo de borboleta com o eixo na posição vertical, em repouso (Hard-stop).

 

Obs.: desta forma não há possibilidades de escoamento do líquido no momento da limpeza, pois o atuador de marcha lenta e o sensor de posição da borboleta encontram-se voltados para cima.

 

POSIÇÃO CORRETA PARA LIMPEZA:

 

Corpo de borboleta com o eixo na posição vertical, totalmente aberta (WOT).

 

Obs.: desta forma não há possibilidades de escoamento do líquido no momento da limpeza, pois o atuador de marcha lenta e o sensor de posição da borboleta encontram-se voltados para cima.

 

B) CORPO DE BORBOLETA - VISTA PELO LADO DE SAÍDA DE AR:

 

POSIÇÃO CORRETA PARA LIMPEZA:

 

Corpo de borboleta com o eixo na posição inclinada, totalmente aberta (WOT).

 

Obs.: desta forma não há possibilidades de escoamento do líquido no momento da limpeza, pois o atuador de marcha lenta e o sensor de posição da borboleta encontram-se voltados para cima.

 

Detalhe do conector do atuador de marcha lenta (motor de passo) e do sensor de posição da borboleta, que não deverão ser contaminados de forma alguma, principalmente por líquidos.

 

NOTA 3: Se houver contaminação de qualquer produto químico, líquido ou impurezas de qualquer gênero nestes componentes, todos apresentarão irregularidades em seu funcionamento, serão danificados e causarão anomalias também no funcionamento do sistema de injeção do veículo.

 

3 - RECONHECIMENTO DA POSIÇÃO DE MARCHA LENTA - Após efetuar a limpeza do corpo de borboleta e a peça ser devidamente montado no motor, deve-se efetuar o Reset no Atuador de Marcha Lenta, realizando 5 manobras de chave de ignição, posições marcha/stop com tempo de 5 segundos na posição marcha e 20 segundos na posição stop. Ligar o motor e aguardar a entrada do eletroventilador para auto-adaptação do sistema.

 

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Fonte: Oficina Brasil

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essa luva e coisa de vi***..

 

 

mais e isso ai...

 

 

cuidado com os aceleradores eletronicos.*

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