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agm2112

[DIY| Manutenção dos amortecedores dianteiros

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Devido a maravilhosa qualidade de nossas ruas, as molas e amortecedores trabalham mais do que deviam. O resultado é desgaste prematuro e prajuízo financeiro. Uma maneira de amenizar este fato, é cuidando da manutenção dos batentes, coifas, rolamentos da coluna e coxins.

 

Como sempre, o carro cobaia foi o meu Apollo, mas o processo deve ser equivalente em todos os carros com suspensão de braço oscilante (Escort/Verona, Uno/Premio/Fiorino, entre outros).

 

Lembre-se que este processo não deve ser executado por pessoas sem experiência, pois desmonta suspensão e freios, além de precisar de algumas ferramentas especiais (ferramenta para comprimir molas).

 

Começamos afrouxando o parafuso do topo do amortecedor, mas sem removê-lo.

 

DSC00805.th.jpg

 

Calçe muito bem o carro (de preferência com um cavalete) e retide a roda.

 

DSC00806.th.jpg

 

Remova a pinça do freio (2 parafusos de 17mm), remova o disco, remova o parafuso de fixação inferior do amortecedor (19mm). Solte o mangote do freio do amortecedor.

 

DSC00807.th.jpg

 

Com a ajuda de uma alavanca, empurre o braço oscilante para baixo, e dê batidas de leve proximo ao amortecedor até que ele se solte (marreta de borracha é perfeita para isto).

 

dsc008187cf.th.jpg

DSC00808.th.jpg

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Agora solte o parafuso superior, e remova o conjunto mola/amortecedor. Utilizando uma ferramenta para comprimir molas, aperte levemente a mola, com muito cuidado para não "escapulir".

 

dsc008106nx.th.jpg

 

Com a mola comprimida, remova a porca do coxim. Desmonte completamente o sistema.

 

dsc008122dg.th.jpg

 

Minhas molas estão condenadas. Todos os aneis estão marcados indicando que está chegando no batente com extrema facilidade. Deveria trocá-la, mas estou sem $$$. O amortecedor (com 250.000km de uso) também está meio baleado, mas ainda aguenta mais um pouco.

 

dsc008133cd.jpg

 

Lave muito bem todas as peças que serão reutilizadas. Muita atenção no encaixe da mola com a base do amortecedor a com o prato superior. Mola mal encaixada sofre sério risco de quebra..

 

dsc008152mo.th.jpg

 

dsc008167mn.th.jpg

 

Agora é só seguir a ordem inversa a de desmontagem. Tente encaixar o amortecedor na altura correta, ou haverá séria diferença de cambagem no alinhamento.

 

dsc008192au.th.jpg

 

Pronto.... não se esqueça de alinhar o carro.

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Muito bom!! Parabéns pelo "tutorial"!!!

 

ps: tá no sub-fórum errado, pede pra um moderador mover pra área de suspensão

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Muito bom!! Parabéns pelo "tutorial"!!!

 

ps: tá no sub-fórum errado, pede pra um moderador mover pra área de suspensão

Caraca, acesso o forum a séculos e esqueci que tinha um fórum sobre suspensão !

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Parabéns pelo DIY, show de bola!

Movi para a seção e tb entrou para o hot topic :)

 

[]'s

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Molas e amortecedores comprados .... dois dias depois da montagem, meu amortecedor esquerdo travou a haste .... com 250.000km, ele não gostou de ser "manipulado". Fica a dica pra quem fôr desmontar amortecedores pressurizados bem "baleados", de evitar mante-los na posição horizontal por muito tempo. Acho que foi isso que fez a haste travar.

 

Fazendo um pouco de propaganda, os amortecedores que rodaram tantos KM's são da marca Nakata HG (pressurizados). Agora comprei os Cofap hidraulicos, unicamente por serem mais baratos. Vamos ver quanto duram. Os traseiros têm 100.000km, ainda estão funcionando perfeitamente. São hidraulicos da Monroe. Fou mais ou menos quanto duraram os traseiros da Nakata.

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