Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme_Surdo

Relé p/ Bateria Auxiliar?

Recommended Posts

Postado em

E ai galera, hj fui dar uma conferida no meu alternador, e foi constatado q na Bateria Original chegão com o carro ligado os 14,4volts, mas eu estou utilizando no cabo q vai p/ a bateria auxiliar um diodo de 120amp, no qual ficou constatado q chegão apenas 13volts na bateria auxiliar, e o eletricista me falou q o diodo não resolve q se arriar a bateria vai arriar as duas, e já onde comprei o diodo o cara garantiu q a bateria original seria apenas p/ os componentes originais???? E agora??? me falaram para usar rele, mas não sabem ligar e nem qual devo usar, me ajudem nesta, meu alternador é de 100amp.

Postado em

O diodo conduz corrente em apenas um sentido ou seja, a corrente que "fluira" do alternador ate a bateria auxiliar nao poderá retornar no sentido contrario. Só que vc deverá usar dois diodos sendo um deles pra cada bateria desta forma elas alimentarao sistemas diferentes sem problemas

Postado em
O diodo conduz corrente em apenas um sentido ou seja, a corrente que "fluira" do alternador ate a bateria auxiliar nao poderá retornar no sentido contrario. Só que vc deverá usar dois diodos sendo um deles pra cada bateria desta forma elas alimentarao sistemas diferentes sem problemas

Mas eu coloquei o diodo, somente no cabo q vai p/ a bateria auxiliar, assim estou deixando segura a bat. original? ou devo colocar nela tambem? E quanto aos reles, são melhores?

Postado em
Mas eu coloquei o diodo, somente no cabo q vai p/ a bateria auxiliar, assim estou deixando segura a bat. original? ou devo colocar nela tambem? E quanto aos reles, são melhores?

Vc teria que colocar o diodo na bateria principal... e deixar a auxiliar sem diodo... aí a principal estaria isolada da auxiliar...

Usei assim, mas meu diodo era pequeno (70A), e esquentava muito e roubava muito da tensão... tirei e coloquei 2 relês de 70A em paralelo, ligados no positivo do acendedor de cigarro... medi anteontem com um multímetro, deu 12,5V na bateria auxiliar, e 13,9V com o carro ligado, na mesma bateria...

Postado em
Vc teria que colocar o diodo na bateria principal... e deixar a auxiliar sem diodo... aí a principal estaria isolada da auxiliar...

Usei assim, mas meu diodo era pequeno (70A), e esquentava muito e roubava muito da tensão... tirei e coloquei 2 relês de 70A em paralelo, ligados no positivo do acendedor de cigarro... medi anteontem com um multímetro, deu 12,5V na bateria auxiliar, e 13,9V com o carro ligado, na mesma bateria...

pois é liguei desse jeito, com esse diodo de 120 e chega só 13volts la na auxiliar

Postado em
Nao da pra usar o remote do player para acionar o rele?

[]'s

Eu não uso o remote pros relês da bateria pois já tem um relê de buzina ligado no remote pra acionar os dois amps, o crossover e a antena... pra não sobrecarregar (já que eu não sei quanto os relês puxam), usei o acendedor...

Postado em
Digo usar o remote pela facilidade de instalaçao....

[]'s

Não. O relé nesse caso é utilizado para isolar uma bateria da outra até que o carro seja ligado, ligando o alternador tb.

Postado em

neste caso sim...

vai drenar toda a sua bateria...

no caso de apenas um diodo, vc dveria colocar do alternador à bateria ORIGINAL... e deixar a auxiliar sem nada

Postado em
galera num entendi nada até hj, tirei o diodo, e as duas estão conjugadas, gostaria de um esquema de fácil entendimento p/ colocar um rele, alguem tem???

Fiz o seguinte: puxei um fio/cabo da bateria do carro até a bateria do porta-malas. Perto da entrada do fio/cabo no interior do carro (próximo à coluna do carro do lado do motorista, o mais perto possível da guarnição de borracha), cortei o cabo e instalei dois relês em paralelo lá. Em cada ponta do cabo que vai pros relês (tanto a ponta do cabo que sai da bateria original quanto a do porta-malas) fiz um "y" com cabos de menor espessura, pra caber nos terminais do relê... liguei o terra dos relês junto, na lata do carro, e os positivos de acionamento liguei no fio que sai do acendedor de cigarros (que se liga quando a chave do veículo é ligada). Então, com o veículo parado, os relês estão abertos, isolando a bateria do porta-malas da original. Quando ligo o carro, os relês fecham, ligando a bateria da mala à original, e fazendo ambas receberem carga do alternador...

Tá assim:

esquema

Só desconsidere a fiação saindo do alternador e indo pra auxiliar... na verdade, a fiação da bateria auxiliar vem da bateria principal...

Postado em

Pessoal semana passada instalei um no meu carro da seguinte maneira:

desculpe os erros de concordância, é que copiei este tópico que havia respondido algum tempo.

Fui numa auto elétrica e expliquei para o eletricista que queria carregar uma outra bateria no porta malas para o som e pedi para instalar um Relê, este relê terá que pegar uma referência do alternador e terá a função de quando o motor do carro estiver ligado o alternador carregará as duas baterias (a do som e a do carro), quando o motor tiver desligado o teu som só irá gastar da bateria do porta malas sendo que mesmo que ela esgote vc não ficará sem partida do motor. Aqui onde eu moro este relê instalado fica em torno de R$ 30,00.

Como ligar:

Na saída deste relê puxa o cabo positivo (21 mm2) até a outra bateria (porta malas) sendo que por segurança é melhor por um fusível antes de conectar no terminal positivo desta, assim se ocorrer qualquer curto-circuito no cabo entre uma bateria ou outra o fusível queimará e o teu carro não corre o risco de pegar fogo. O fio negativo (bateria do porta malas) é só conectar em qualquer ponto da carcaça do veículo (ex: parafuso que prende o cinto de segurança).

Blz?

Postado em
Pessoal semana passada instalei um no meu carro da seguinte maneira:

desculpe os erros de concordância, é que copiei este tópico que havia respondido algum tempo.

Fui numa auto elétrica e expliquei para o eletricista que queria carregar uma outra bateria no porta malas para o som e pedi para instalar um Relê, este relê terá que pegar uma referência do alternador e terá a função de quando o motor do carro estiver ligado o alternador carregará as duas baterias (a do som e a do carro), quando o motor tiver desligado o teu som só irá gastar da bateria do porta malas sendo que mesmo que ela esgote vc não ficará sem partida do motor. Aqui onde eu moro este relê instalado fica em torno de R$ 30,00.

Como ligar:

Na saída deste relê puxa o cabo positivo (21 mm2) até a outra bateria (porta malas) sendo que por segurança é melhor por um fusível antes de conectar no terminal positivo desta, assim se ocorrer qualquer curto-circuito no cabo entre uma bateria ou outra o fusível queimará e o teu carro não corre o risco de pegar fogo. O fio negativo (bateria do porta malas) é só conectar em qualquer ponto da carcaça do veículo (ex: parafuso que prende o cinto de segurança).

Blz?

Gastei 8 reais pra instalar os dois relês...

Postado em
Fiz o seguinte: puxei um fio/cabo da bateria do carro até a bateria do porta-malas. Perto da entrada do fio/cabo no interior do carro (próximo à coluna do carro do lado do motorista, o mais perto possível da guarnição de borracha), cortei o cabo e instalei dois relês em paralelo lá. Em cada ponta do cabo que vai pros relês (tanto a ponta do cabo que sai da bateria original quanto a do porta-malas) fiz um "y" com cabos de menor espessura, pra caber nos terminais do relê... liguei o terra dos relês junto, na lata do carro, e os positivos de acionamento liguei no fio que sai do acendedor de cigarros (que se liga quando a chave do veículo é ligada). Então, com o veículo parado, os relês estão abertos, isolando a bateria do porta-malas da original. Quando ligo o carro, os relês fecham, ligando a bateria da mala à original, e fazendo ambas receberem carga do alternador...

Tá assim:

esquema

Só desconsidere a fiação saindo do alternador e indo pra auxiliar... na verdade, a fiação da bateria auxiliar vem da bateria principal...

valew, mas tem uma coisa um eletricista me disse uma vez q não se pode colocar porta fusivel, no cabo q vai p/ outra bateria, pois assim ela não irá carregar 100%, e agora??? :huh:

Postado em

Tá assim:

esquema

valew, mas tem uma coisa um eletricista me disse uma vez q não se pode colocar porta fusivel, no cabo q vai p/ outra bateria, pois assim ela não irá carregar 100%, e agora??? :huh:

Pode sim... eu colquei no meu, medi e deu 13,9V... o suficiente pra se carregar qualquer bateria 12V...

O porta fuse é pra protegerseu carro no caso de um curto... é importantíssimo vc colocar...

Esse seu eletricista não tá sabendo de nada... não confie nele... eu confiei no que deu carga lenta na minha bateria, ele disse que tinha que ficar dois dias sem nada ligado nela, e não tinha nada a ver... esses caras só conhecem o básico mesmo...

Pode colocar tranquilo, com um valor de fusível próximo da capacidade da bateria em A/h, um próximo da bateria reverva e outro próximo da bateria principal ... e pronto!!

Postado em

Mas e quanto ao diodo, teria algum inconveniente em usar tipo um de 150, 200a ?

o problema no meu caso seria colocar o fio que uso (25mmm) no relê, pois os terminais dele são meio finos. Agora o diodo é bem porrada ...

Postado em
Mas e quanto ao diodo, teria algum inconveniente em usar tipo um de 150, 200a ?

o problema no meu caso seria colocar o fio que uso (25mmm) no relê, pois os terminais dele são meio finos. Agora o diodo é bem porrada ...

No meu caso, utilizei dois relês, e dividi o meu cabo 35mm em duas pernas... assim deu pra instalar os terminais...

O problema do diodo é que sempre ele roubará um pouco da tensão do alternador, independente do diodo ser de 71A ou de 200A... alguns, como os do Lucas, são de Germânio, e roubam pouca tensão. Mas sempre haverá perdas...

Quando usei um Semikron 7108 na bateria principal, o alternador simplesmente não conseguiu enviar mais do que 12V pra ela... com dois dias rodando, a luz de bateria do painel acendeu...

retirei o diodo, e coloquei os relês... já tem dois meses, só alegria...

Postado em

Tá assim:

esquema

:blink: Agora vc pergunta pra ele o porquê, e como ele evita de incendiar o carro caso venha ocorrer um curtocircuito do fio positivo com a massa. Não sou expert no assunto mas entendo um pouco de eletricidade, o cara tá doido! desde claro que não se coloque um fusível não compatível (15 ,30 A), aí sim ele vai limitar a passagem de corrente, porque não tem nada a ver o fusível não deixar a bateria carregar. Valeu?

Postado em

Valew galera, concluindo então, diodos não dá muito certo, rouba carga, fora esses de marcas de 1ª linha, q rouba menos! Relé é a melhor opção, carrega ok! e Colocar Porta Fusivel??? num sei não em outro carro eu coloquei e num carregava minha bateria não, pois o ideal é chegar 14,4 volts nas baterias p/ carregar bem! ou coloco um disjuntor no cabo q vai p/ a outra bateria, onde no dia-a-dia deixo ele ativado p/ carregar a bateria, e quando for parar e ligar o som, corto ele?????????????? :huh::(

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...