Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

[Rodrigo]

Cruzamento de válvulas

Recommended Posts

como é que se calcula o overlap de um comando?

 

tava olhando uns comandos e eles não informa o cruzamento, mas como informam os ângulos de abertura e fechamento das válvulas, acho que tem como calcular mas não sei como, alguém sabe?

 

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim...

 

Fácil!

 

Duração da abertura da válvula de escape depois do PMS MAIS a duração da abertura da válvula de admissão ANTES do PMS.

 

Exemplo de um comando hipotético:

 

280° admissão e 286° escape com os "tempos" de:

 

Admissão:

50° APMS e 50° DPMI

 

180° é o quanto o vira gira no tempo de amissão. 50° é o instante que a válvula de adm começa a abrir ANTES do PMS. 50° é o instante que a válvula de admissão fecha, depois do PMI. Totalizando um tempo de abertura de 280° ( 180+50+50 )

 

Escape:

50° APMI e 56° DPMS

180+50+56 = 286, certo?

 

Supondo esse comando,

 

A válvula de admissão ABRE-SE 50° ANTES do PMS e a de escape FECHA 56° DEPOIS do PMS. Logo, esse comando teria 106° de cruzamento, ou "over lap". ( Brabinho ele, não?!? :P )

 

Assim que é calculado o "over lap".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu ae Loko :legal:

gostei do comando, esse o-lap ta interessante, esse comando junto com um cabeçote bem feito deve deixar o carro bem divertido :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Aug 22 2005, 02:35 PM'] valeu ae Loko :legal:

gostei do comando, esse o-lap ta interessante, esse comando junto com um cabeçote bem feito deve deixar o carro bem divertido :mac1

se eu nao me engano, o melhor overlap q tem eh por volta de 15º (disse por volta, pq depende tbm do ponto)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
,Aug 22 2005, 02:35 PM] valeu ae Loko :legal:

gostei do comando, esse o-lap ta interessante, esse comando junto com um cabeçote bem feito deve deixar o carro bem divertido :mac1

se eu nao me engano, o melhor overlap q tem eh por volta de 15º (disse por volta, pq depende tbm do ponto)

não existe essa de um overlap ser melhor que todos os outros, tem que ver o projeto do motor e dae tu acha um que encaixe nele

 

mas tem uma regra geral que diz que:

over-lap grande é bom pra aspirado, ele melhora a lavagem do cilindro e tu tem mais mistura fresca dentro do cilindro;

over-lap pequeno é bom pra sobre-alimentado, tu não perde mistura comprimida;

e pra nitro depende do que ele ta junto, se é com sobre-alimentação ou naturalmente aspirado

 

mas que esse cruzamento de válvulas é pequeno demais pro meu gosto, isso é

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Aug 22 2005, 02:59 PM']
,Aug 22 2005, 02:35 PM] valeu ae Loko :legal:

gostei do comando, esse o-lap ta interessante, esse comando junto com um cabeçote bem feito deve deixar o carro bem divertido :mac1

se eu nao me engano, o melhor overlap q tem eh por volta de 15º (disse por volta, pq depende tbm do ponto)

não existe essa de um overlap ser melhor que todos os outros, tem que ver o projeto do motor e dae tu acha um que encaixe nele

 

mas tem uma regra geral que diz que:

over-lap grande é bom pra aspirado, ele melhora a lavagem do cilindro e tu tem mais mistura fresca dentro do cilindro;

over-lap pequeno é bom pra sobre-alimentado, tu não perde mistura comprimida;

e pra nitro depende do que ele ta junto, se é com sobre-alimentação ou naturalmente aspirado

 

mas que esse cruzamento de válvulas é pequeno demais pro meu gosto, isso é

:blink: mtas polegadas cubicas????

tenho medo dessas toneladas de torque O.OO.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado...

 

Um comando depende de outras variáveis tmb...

 

 

Overlap ou cruzamento - Indica "qnt tempo" AMBAS as válvulas ( Adm e Esc obviamente ) ficam abertas, em relação ao vira do manco...

 

Lift ou levante - Determina o "tanto" que as válvulas serão deslocadas do seu assento. O "tanto" que eles ficarão abertas.

 

Lobe-center - Distância em graus que separa o "máximo de levante" de uma adm em relação ao momento de máximo levante do escape. Tem tudo a haver com o cruzamento. Podemos dizer que são sistemas "semelhantes". Com base em um, dá para saber o outro.

 

Center-line ( algo assim ) ou Enquadramento - Sabe as polias "reguláveis"?!? Elas alteram esse parâmetro. Adianto ou atrasando a abertura/fechamento das válvulas.

 

Eles podem ser "simétricos" ou "assimétricos", ou seja, eles podem ter "permanências" diferentes para adm e escape.

 

Eles tmb podem ter uma "ataque" mais "bruto" ou mais suave... Eles podem abrir mais rapidamente as válvulas, ou não...

 

Um comando está para o motor, assim como o maestro está para uma orquestra... Cada um dará uma "personalidade" diferente para um mesmo manco.

 

Com a combinação dessas "características", vc altera o comportamento do manco... Altera-se DIRETAMENTE as curvas de torque e potência...

 

É algo "meio" complexo um comando de válvulas... E não tão elementar como muita gente imagina...

 

Agora, dizer qual o melhor comando, isso é impossível. Um comando de 300° num Hemi ( V8 da Dodge ) ainda é "utilizável" no trânsito... Muito ruim para ser conduzido... Mas nesse motor, ainda dá para arriscar. Já um comando de 300° num AP, por exemplo, fica quase que restrito as pistas...

 

Mas falar só na "permanência" é algo, que pra mim, é totalmente errado...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest jcesar

já que o assunto é comando ....

 

calculem os dados desses comandos ....

 

03.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai "carvalho" Jão!

 

Eu já calculei isso no tópico dos ar ou prep p/300cv... ( Acho... *rs* )

 

:P

 

 

Vamu lá! ;)

 

Comando - ADM x ESC - Lift - Overlap

P1 - 240° x 233° - 9,2 mm - 15°

P2 - 251° x 251° - 8,8 mm - 40°

P3 - 278° x 273° - 9 mm - 60°

P4 - 295° x 297° - 10 mm - 80°

P5 - 286° x 286° - 10 mm - 72°

 

Veja que o comando "mais brabo" não é o P5, como se parece. É o P4.

 

Outra observação a ser feita, é o fato do VW boxer "a ar" utilizar balancins que podem alterar esse "levante" do manco. Utilizar um balancim de 1,4:1 significa que o levante DA VÁLVULA será de 14 mm nos comandos P4 e P5, por exemplo.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest jcesar
Ai "carvalho" Jão!

 

Eu já calculei isso no tópico dos ar ou prep p/300cv... ( Acho... *rs* )

 

:P

 

 

Vamu lá! ;)

 

Comando - ADM x ESC - Lift - Overlap

P1 - 240° x 233° - 9,2 mm - 15°

P2 - 251° x 251° - 8,8 mm - 40°

P3 - 278° x 273° - 9 mm - 60°

P4 - 295° x 297° - 10 mm - 80°

P5 - 286° x 286° - 10 mm - 72°

 

Veja que o comando "mais brabo" não é o P5, como se parece. É o P4.

 

Outra observação a ser feita, é o fato do VW boxer "a ar" utilizar balancins que podem alterar esse "levante" do manco. Utilizar um balancim de 1,4:1 significa que o levante DA VÁLVULA será de 14 mm nos comandos P4 e P5, por exemplo.

 

:legal:

os P1, P2 e P3 não sao baixo demais ????

 

comprei um "paralelo" como sendo P3 e, dizem, que é 288° ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os P1, P2 e P3 não sao baixo demais ????

 

comprei um "paralelo" como sendo P3 e, dizem, que é 288° ....

dependendo do uso e do projeto eles não tem um over-lap baixo, podem ter exatamente o necessário ou perto disso, não tem como dizer que sempre um vai ser bom e outro sempre ruim

 

se esse informativo for um original da Puma então o comando que tu comprou não deve ser uma cópia dos Kit Puma :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest jcesar
' date='Aug 23 2005, 04:34 PM']
os P1, P2 e P3 não sao baixo demais ????

 

comprei um "paralelo" como sendo P3 e, dizem, que é 288° ....

dependendo do uso e do projeto eles não tem um over-lap baixo, podem ter exatamente o necessário ou perto disso, não tem como dizer que sempre um vai ser bom e outro sempre ruim

 

se esse informativo for um original da Puma então o comando que tu comprou não deve ser uma cópia dos Kit Puma :legal:

foi comprado como sendo um P3 ... quem me indicou a loja foi um cara do fórum de antigos que eu participo e que teve experiência com esses comandos nos anos 70 ... inclusive ele tem esse mesmo P3, comprou na mesma loja, no MP Lafer dele...

 

agora azar .. vai esse P3, 288° mesmo ... até porque não tô seguindo o manual ao pé da letra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí é que está, Jão...

 

Há dois pontos de vista no meu ver sob esse "aspecto", Jão...

 

Primeiro: Lembre-se que, esses comandos foram projetados no final da década de 60 início da década de 70. Fazer um motor potente era com parcos recursos. Havia tmb o limite da ignição. Os sistemas com platinado não são lá muuuito "amigos" de altas rotações não. Motivo que a bobina não tem tempo de se carregar por completo e produzir uma centelha descente... Sem contar que há 40 anos, os materiais empregados nas preps, mesmo nas competições, eram praticamente os mesmos utilizados "na rua". Havia um limite meio que "rígido" nisso. Se hj não há muitas opções de peças para prep, imagine 35 anos atras... :(

 

Segundo: Vende-se muuuuuito gato por lebre!

 

Há um comando para turbo que quero colocar na barca, que é cópia da Erson. Só que aqui no BR ele existe como sendo um 276° com 13 de levante. Mentira! O Erson "original" é um 260° x 268°, com 11,5mm de levante. Eu perguntei numa empresa o pq disso... O cara em Off me respondeu:

"- Se colocarmos na prateleira como sendo um 260°, ele "empaca" e não é vendido." Pq? Simplesmente nego ainda acredita que, com "mais números" o motor fica mais "potente"... E não é bem assim...

 

Vendo que eu sabia muito bem o que queria, ele "rendeu-se" e "confessou" que na verdade aquilo era mesmo um 260°, como no Erson "original".

 

Portantano, DESCONFIE de comandos 288° "manso"... Num 288° hipotético, vamos dizer, que ele seja completamente simétrico, vc poderá ter mais de 100° de CRUZAMENTO!!! Isso é quase impraticável para um carro de rua... Pior ainda num Boxer a ar que não pode ter muita taxa, não pode ter avanços agressivos no ponto, não tem uma geometria de câmaras de combustão muito boa, etc...

 

Há limites para tudo.

 

O "sumido" do Basara ( Cade aquele marginal?!? :P ) teve uma época que colocou um comando 288° no Chapolin Colorado dele... Uns tempos atrás, fui na casa dele e conversamos a respeito. Ele havia retirado pq além de ele não ter carburação suficiente, o comando não dava chances para ele andar no "pouco" trânsito de SP.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...