Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RicardoSQDF

Sub nacional para som Hi-fi, será ???

Recommended Posts

Crasher,  quanto você chama de delay mínimo? 

Abraços

Delay minimo?

A caixa de grave do Clio é delay minimo, nesse caso.

É claro que se for para ser purista, todas tem delay. Mas é tão pouco(principalmente nas frequencias mais baixas), que chega a ser irrelevante.

Irrelevante = não te encomoda = vc não percebe = vc Ñ sabe qdo o momento exato em que o pezinho parou e o sub entrou

Se vc quiser escutar alguma coisa mais ''rápida'' que isso, em toda faixa grave/subgrave, sugiro agendar uma audição lá pras bandas de Little River.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Crasher,  quanto você chama de delay mínimo?  

Abraços

Delay minimo?

A caixa de grave do Clio é delay minimo, nesse caso.

É claro que se for para ser purista, todas tem delay. Mas é tão pouco(principalmente nas frequencias mais baixas), que chega a ser irrelevante.

Irrelevante = não te encomoda = vc não percebe = vc Ñ sabe qdo o momento exato em que o pezinho parou e o sub entrou

Se vc quiser escutar alguma coisa mais ''rápida'' que isso, em toda faixa grave/subgrave, sugiro agendar uma audição lá pras bandas de Little River.

Entendi. O que eu queria saber é se por exemplo, um pico de 18ms no group delay de uma caixa simulada no WINISD é considerado alto?

Sobre a transição do mid-sub, esses dias eu estava brincando com o time alignment do sub no DRZ (lembra que eu reclamava que nunca conseguia acertar o delay no sub?) e de repente eu senti a diferença, e o grave foi todo para a frente do carro! A caixa pequena do sub não ajuda, mas melhorou muito.

PS: Little River hehehe :lol: . To querendo ir lá mas fiquei meio corrido essa semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o grave vem p/ frente é mto louco. Muda mesmo.

Primeira vez que vi o ''jump'' foi no carro do franco, quando ele estava apresentando o protótipo do SPX666B.

Não botei uma fé.

Quanto aos valores de delay...

O delay em determinada frequencia em si até que ñ é o preocupante. O problema é a variação brusca desse delay entre as frequencias que compõe a faixa util de resposta da caixa.

Até deve ter uma valor máximo aceitável para uma frequencia isolada, mas sinceramente, eu não sei, nunca liguei para isso.

Como usava uma caixa muito especifica, feita para responder uma faixa muito restrita, isso nunca foi problema, logo, nunca tomei muito conhecimento sobre a parada.

Mas se vc perguntar para o Giovanni, com ctza ele tem uma explicação no melhor estilo engenheiro chefe da NASA para te dar. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira vez que vi o ''jump'' foi no carro do franco, quando ele estava apresentando o protótipo do SPX666B.

Não botei uma fé.

O delay em determinada frequencia em si até que ñ é o preocupante. O problema é a variação brusca desse delay entre as frequencias que compõe a faixa util de resposta da caixa.

Até deve ter uma valor máximo aceitável para uma frequencia isolada, mas sinceramente, eu não sei, nunca liguei para isso.

Como usava uma caixa muito especifica, feita para responder uma faixa muito restrita, isso nunca foi problema, logo, nunca tomei muito conhecimento sobre a parada.

Mas se vc perguntar para o Giovanni, com ctza ele tem uma explicação no melhor estilo engenheiro chefe da NASA para te dar.  :P

Bom, na caixa do meu próximo sub (que vai ser cortado em 40hz no máximo), segundo o gráfico, de 40hz a 20hz o delay aumenta 8ms. Acho que não preciso me preocupar certo?

Depois precisamos conversar... lá em Little River, onde as coisas acontecem.

Abraços

PS: Foi essa sensação de "jump" mesmo que eu tive. To mechendo do TA, e de repende.... opa! hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q a variação do delay entre a faixa de frequencia utilizada com a caixa naum pode passar de 16ms... intaum cortando ae a 40Hz e tendo uma variação de 8ms ta sobrando delay ae pode aumenta essa caixa se quiser! ahuahuah to zoando!

T+

se tiver errado podem me chingar! ;)OpO

Compartilhar este post

Link para o post

Não botei uma fé.

Mas se vc perguntar para o Giovanni, com ctza ele tem uma explicação no melhor estilo engenheiro chefe da NASA para te dar.   :P

Bom, na caixa do meu próximo sub (que vai ser cortado em 40hz no máximo), segundo o gráfico, de 40hz a 20hz o delay aumenta 8ms. Acho que não preciso me preocupar certo?

Abraços

PS: Foi essa sensação de "jump" mesmo que eu tive. To mechendo do TA, e de repende.... opa! hehe

Putz Guijs, que sub é esse ? 8s ?! Nossa, não se preocupa com delay nesse sub não.

Compartilhar este post

Link para o post

Não botei uma fé.

Mas se vc perguntar para o Giovanni, com ctza ele tem uma explicação no melhor estilo engenheiro chefe da NASA para te dar.   :P

Abraços

Putz Guijs, que sub é esse ? 8s ?! Nossa, não se preocupa com delay nesse sub não.

É um experimento novo hehehe. Na segunda eu posto uns detalhes. Mas a coixa promete... vou fazer uma caixa de teste esse fds.

PS: Na verdade, em 100hz ta 0ms e em 20hz ta 18ms. Mas, como vai ser cortado em 40hz a variação é de 8ms só. A caixa tem F3 em 28hz e F10 em 20hz.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ai, será que vira usar 2 NAR de 10 em isobaric. Nesses 54l, pelo meu projeto a caixa ia descer horrores e com um delay meio alto, mas aceitavel. E ai, isso daria para eu testar numa boa. O que acham !?

Compartilhar este post

Link para o post

lembre-se que vc teria menos SPL.

por ser sedan nao sei se fica legal...

vc ainda ta com o nar-12 instalado? já experimentou entupir o duto pra simular uma selada? (assim o pico some e vc consegue estudar melhor a transição do sub).

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

vc ainda ta com o nar-12 instalado? já experimentou entupir o duto pra simular uma selada? (assim o pico some e vc consegue estudar melhor a transição do sub).

[ ]'s

Mesmo sendo sedan no carro dele o sub está praticamente dentro da cabine e isolado do porta malas.

Acho que levando isso em consideração pode-se levar alguma vantagem pra adaptação desta caixa às exigências, principalmente do SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

[ ]'s

Com a NAR eu nao tinha feito isso mas com SWX eu fiz e melhorou consideravelmente. Eu nao fiz isso com o NAR pq mesmo na dutada eu estou achando que nao esta descendo nada, a partir de 35hz o sub perde muita força. O mid desce mais que o NAR se for comparar a queda no grafico. Nao sei pq mas e meio brusca a queda. Acredito que a caixa esta com a sintonia muito baixa. Tenho que testar ainda.

Compartilhar este post

Link para o post
Ja pensou em dois NAR de 12 em iso ?

[]

Sandro

Então, ja ate pensei sim mas o meu medo em de acabar com um sub nem tão rapido, que nao desce tanto e o timbre e bonzinho. Eu escutei o NAR no carro do Tiba e achei o sub bem melhor que o meu. E claro que o meu amp classe-D contra o FLAT para sub e covardia pois o FLAT com certeza vai tocar melhor, mas sei la, achei o NAR muito cheio de picos e quedar bruscas nas baixas frequencias.

E agora me deram uma proposta de um JLAudio W6v2 de 10, sera que vale a pena ? Sei la, eu desencanei de sub caro para SQ. Acredito que tem coisas aratas que atingem um resultado muito bom. Vc acha que a diferença de preço valeria levando em conta que meu kit e Dyn. Eu fico com medo de trocar de sub por um barato e nao gostar. E dificil quando vc tem pouca referencia de som de carro.

Valeu pela força !

Compartilhar este post

Link para o post
Ja pensou em dois NAR de 12 em iso ?

[]

Sandro

Então, ja ate pensei sim mas o meu medo em de acabar com um sub nem tão rapido, que nao desce tanto e o timbre e bonzinho. Eu escutei o NAR no carro do Tiba e achei o sub bem melhor que o meu. E claro que o meu amp classe-D contra o FLAT para sub e covardia pois o FLAT com certeza vai tocar melhor, mas sei la, achei o NAR muito cheio de picos e quedar bruscas nas baixas frequencias.

E agora me deram uma proposta de um JLAudio W6v2 de 10, sera que vale a pena ? Sei la, eu desencanei de sub caro para SQ. Acredito que tem coisas aratas que atingem um resultado muito bom. Vc acha que a diferença de preço valeria levando em conta que meu kit e Dyn. Eu fico com medo de trocar de sub por um barato e nao gostar. E dificil quando vc tem pouca referencia de som de carro.

Valeu pela força !

Por qto vc pegaria esse 10W6v2?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...