Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RicardoSQDF

Sub nacional para som Hi-fi, será ???

Recommended Posts

Depois de varios testes com varios tipos de sub diferentes percebi que a diferença de um sub nacional para um importado não vale o que custa. Ou sera que um NAR é 4x pior que o W0 ?! É claro que isso é uma comparação meio doida mas é só para ter uma ideia. A pouco tempo sai de um sub pesadão, com alto SPL e ótima qualidade para o SPL proposto. Resolvi mudar para algo bem diferente, ai veio os varios subs existentes no mercado para SQ. A minha duvida é, sera que esses sub nacionais atenderiam um projeto com equipamentos de ponta ?!

Estava pensando no W0 mas agora veio a ideia de colocar 2 KeyBass de 8. O problema é que ja tenho a caixa com 52l mais ou menos. Como o falante anterior era de 12 eu iria fazer uma adaptação. O que eu pensei foi se fica melhor eu usar os 2 em uma ciaxa dutada ou usar ele em isobaric-pushpull. O que vc acham ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depois de varios testes com varios tipos de sub diferentes percebi que a diferença de um sub nacional para um importado não vale o que custa. Ou sera que um NAR é 4x pior que o W0 ?! É claro que isso é uma comparação meio doida mas é só para ter uma ideia. A pouco tempo sai de um sub pesadão, com alto SPL e ótima qualidade para o SPL proposto. Resolvi mudar para algo bem diferente, ai veio os varios subs existentes no mercado para SQ. A minha duvida é, sera que esses sub nacionais atenderiam um projeto com equipamentos de ponta ?!

Estava pensando no W0 mas agora veio a ideia de colocar 2 KeyBass de 8. O problema é que ja tenho a caixa com 52l mais ou menos. Como o falante anterior era de 12 eu iria fazer uma adaptação. O que eu pensei foi se fica melhor eu usar os 2 em uma ciaxa dutada ou usar ele em isobaric-pushpull. O que vc acham ?

dah um berro pro working man

Compartilhar este post

Link para o post

isso, o working ta tirando tudo de 1 desses mais set audiobank!

Compartilhar este post

Link para o post

Como vc ja tem a caixa montada, poderia comprar um nar de 10 e instalar, vai ficar barato se naum gostar vende......tenho certeza que vai perder o minimo de grana.

Compartilhar este post

Link para o post

Isobaric com 2 de 8 da keybass em 52 lts é muuuito grande...

Tenho dois deles no corsa cada um em caixa de 25 lts, para usar apenas dois o melhor seria dutada normal, agora se conseguir fazer uma isobarica com 2 pares deles ficaria bem interessante!

Estou com um corzus 1002 pros subs fechando impedâcia de 2 ohms.

Teóricos 600W e os subs estão aguentando tranquilos.... até demais...

Compartilhar este post

Link para o post

Isobárica Push-pull reduz a caixa pela metade, né? Mas tem -3dB...

Isso daria uma gigantesca caixa dutada de.... 12L :huh:

Eu toh usando um na mala. Depois que comprar o outro, vou testar uns 3 tipos de caixa diferente:

Selada com 15~18L para cada,

Dutada com 20~25L para cada,

Push-pull Isobárica de 12~15L dutada.

A Push-pull te daria o SPL de 1, o que eu acho pouco, mas aih entra controle do sub, diminuição do delay e redução de distorção de 3ª ordem (acho que é isso, o Gio que manja disso), pelo fato de quando uma bobina sair de seu campo magnético, a outra entra.

São coisas a serem pensadas. O Ometto outra vez falou que ia comprar 4 pra fazer pezinhos de 12L isobáricos :blink:

Não sei se ele tinha tomado todas e tava tirando onda, ou se do jeito que ele é xarope... a parada podia ser séria. :lol:

Tenta dutada de uns 25L, sintoniza por volta de 30Hz, e corta em 50... Acho que vai ficar legal. O Sub-grave existe, e espero que tenha SPL suficiente. Só poderei afirmar com propriedade quando comprar o outro sub!

Espero ter ajudado...

[]

Doug

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho dois deles no corsa cada um em caixa de 25 lts, para usar apenas dois o melhor seria dutada normal, agora se conseguir fazer uma isobarica com 2 pares deles ficaria bem interessante!

Grande naum...

ENORMEEEEEEEEE!!!

Hehehehe, esse sub é 20L dutada...

Push-Pull é 10L...

Selada é 15L...

Eu já escutei e brinquei com um numa dutada de 20L...

EiiixSSelentxiiii!!! Hehehe, toca mto bem msm...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande naum...

ENORMEEEEEEEEE!!!

Hehehehe, esse sub é 20L dutada...

Push-Pull é 10L...

Selada é 15L...

Eu já escutei e brinquei com um numa dutada de 20L...

EiiixSSelentxiiii!!! Hehehe, toca mto bem msm...

Abraços.

Só pra reforçar o que vc disse, o Panther vai bem até caixa dutada de 30L. Acima disso a excursão do falante e o delay da caixa vai pra casa do "carajo".

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu escutei o carro do Douglas, justamente por isso a ideia de colocar esse falante no meu carro. É um dos melhores sub que eu escutei em termos de valor x performance. Eu acabei de colocar um NAR de 12. Achei horrivel, pico enorme depois dos 50hz, o sub não desce nada. Só o timbre que agrada. Mas eu acho que o SWX estava melhor mesmo sendo usado para SQ. Acredito que o NAR de 10 deva ser bem melhor.

O lance é que estava com a ideia de ir para um W0 de 10 só que ai veio a duvida, sera que a diferença de dinheiro vale o resuldado NAR x JL Audio ?! Então veio a ideia dos 2 KeyBass. Realmente, pelos meus testes no Winisd a caixa ideal para mim seria a dutada normal. Agora, sera que eu iria destoar meu projeto com um sub desses ? Sera que ficaria realmente melhor o W0 ?!

Galera, desculpa a quatidades de topicos que eu ja abri sobre sub mas é que esse assunto me atormenta. Eu quero um sub plano e que atinja pelo menos os 25hz plano. Eu sei que é bem dificil isso, mas muita gente consegue, como eu não tenho experiencia com sub para SQ eu tive que ser um pouco chato e fazer 200 perguntas antes que eu faça besteira.

Da um Help ai !

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ainda vai usar o amp JBL?

Acho q seria bem tesão ter 4 subs de 8 em push-pull...

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ainda vai usar o amp JBL?

Acho q seria bem tesão ter 4 subs de 8 em push-pull...

Pois é Kleber, daria para eu fazer isso e ainda sairia mais barato que um W0 de 10. Essa é uma ideia interessante. Vou fazer umas simulações para ver no que da. Bem que vc podia me dar uma força ja que vc entende muito mais do que eu sobre o assunto caixa. Mas ai, gostei da ideia, não tinha pensando nessa possibilidade.

O amp eu não ia usar o JBL pq a ideia inicial era o W0 mas, se for necessario eu uso ele.

Gostei !

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, fiz uma simulação mas parece que 52l para 4 desses em Isobaric deixaria o delay muito alto. Acredito que não é nada impossivel de diminuir a caixa mas ai ja complica um pouco mas... o que a gente não faz para esses bagulhos darem certo não é !? Mas eu preferiria que não tivesse que fazer grandes mudanças. Agora esse sub não desce tanto mas com 4 em isobaric ele iria descer muito mais que somente 2 em dutada normal !

Ai Kleber, vc podia me ajudar nesse projeto. Mal sei projetar uma caixa dutada imagina essa isobaric !

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, fiz uma simulação mas parece que 52l para 4 desses em Isobaric deixaria o delay muito alto. Acredito que não é nada impossivel de diminuir a caixa mas ai ja complica um pouco mas... o que a gente não faz para esses bagulhos darem certo não é !? Mas eu preferiria que não tivesse que fazer grandes mudanças. Agora esse sub não desce tanto mas com 4 em isobaric ele iria descer muito mais que somente 2 em dutada normal !

Ai Kleber, vc podia me ajudar nesse projeto. Mal sei projetar uma caixa dutada imagina essa isobaric !

52L para 2 pares de sub? Muito grande, o problema aí nem é o delay mas a excursionamento. Para essa configuração utlize no máximo 30L. Esses 52L dá para utilizar 2 em dutada normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, fiz uma simulação mas parece que 52l para 4 desses em Isobaric deixaria o delay muito alto. Acredito que não é nada impossivel de diminuir a caixa mas ai ja complica um pouco mas... o que a gente não faz para esses bagulhos darem certo não é  !? Mas eu preferiria que não tivesse que fazer grandes mudanças. Agora esse sub não desce tanto mas com 4 em isobaric ele iria descer muito mais que somente 2 em dutada normal !

52L para 2 pares de sub? Muito grande, o problema aí nem é o delay mas a excursionamento. Para essa configuração utlize no máximo 30L. Esses 52L dá para utilizar 2 em dutada normal.

Ricardo será que três pares do KeyBass de 8 na configuração proposta caberiam na caixa?

Estou pensando numa para mim nessa configuração, só que não simulei nada ainda com estes subs, mas eu acho que seria uma boa saída; pensando em graves velozes e articulados, também.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, fiz uma simulação mas parece que 52l para 4 desses em Isobaric deixaria o delay muito alto. Acredito que não é nada impossivel de diminuir a caixa mas ai ja complica um pouco mas... o que a gente não faz para esses bagulhos darem certo não é  !? Mas eu preferiria que não tivesse que fazer grandes mudanças. Agora esse sub não desce tanto mas com 4 em isobaric ele iria descer muito mais que somente 2 em dutada normal !

Ricardo será que três pares do KeyBass de 8 na configuração proposta caberiam na caixa?

Estou pensando numa para mim nessa configuração, só que não simulei nada ainda com estes subs, mas eu acho que seria uma boa saída; pensando em graves velozes e articulados, também.

Valeu!

Não esquece que 3 pares são 6 falantes :P = 1200WRMS pra alimentar esses troços.

Ia ter que pegar um fosgate 1100, ou 2 SPX666, e fica complicado casar impedância.

Partindo pra 1200D, ou outros assim, perde-se a proposta inicial de SQ, que acho que não rola com amps digitais...

Acho que dois pares em Push-pull, ou 4 falantes em dutadas simples seria mais negócio.

Meu sonho de consumo é 4 em dutadas individuais de 22 litros, sintonizadas próximo dea freq. de ressonância, cortados em 40~50Hz, com filtro sub-sônico em 15Hz, amplificados por um SPX666.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu!

Não esquece que 3 pares são 6 falantes :P = 1200WRMS pra alimentar esses troços.

Ia ter que pegar um fosgate 1100, ou 2 SPX666, e fica complicado casar impedância.

Partindo pra 1200D, ou outros assim, perde-se a proposta inicial de SQ, que acho que não rola com amps digitais...

Acho que dois pares em Push-pull, ou 4 falantes em dutadas simples seria mais negócio.

Meu sonho de consumo é 4 em dutadas individuais de 22 litros, sintonizadas próximo dea freq. de ressonância, cortados em 40~50Hz, com filtro sub-sônico em 15Hz, amplificados por um SPX666.

Pois é, tem razão, viajei na batatinha. Os bichinhos são de 4 “omis” pensei que eram de 8. Isso é que dá trabalhar gripado. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
O que exatamente vc quer do sub?

ã...

Subgraves? :P

EDIT: Zuera crasher... ele ouviu meu carro aqui em sampa, e ficou espantado... gostou da velocidade do sub. É isso que ele quer: SPL satisfatório + velocidade + timbre aceitável. (eu acho)

Compartilhar este post

Link para o post
ã...

Subgraves?  :P

Existe grave, grave, grave, subgrave, subgrave, subgrave e subsonico.

Cada um com seu jeitinho todo especial de ser.

Mas pra começo de conversa, é caixa para fazer lowpass em quanto?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse sub em caixa dutada independente do corte que voce ira fazer ficar muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post
ã...

Subgraves?  :P

Existe grave, grave, grave, subgrave, subgrave, subgrave e subsonico.

Cada um com seu jeitinho todo especial de ser.

Mas pra começo de conversa, é caixa para fazer lowpass em quanto?

Fala Crasher, boa pergunta. No momento eu estava usando corte em 31hz mesmo com o NAR eu uso esse corte. Mas isso foi mais para matar o pico enorme que o SWX tinha na casa dos 35hz pra cima, e agora o NAR com pico na casa dos 40hz pra cima. Eu acredito que o corte ideal seria por ai mesmo. O que eu realmente queria era um sub bem rapido com ótima dinamica e que atinja a frequencia o mais baixo possivel. Queria algo plano ate pelo menos 25hz, o ideal seria 20hz. Eu não sei se isso seria facil de reproduzir no meu carro mas acredito que 25hz não seja impossivel. Não tenho nenhum problema com SPL. Pra mim o sub sempre anda junto com o mid então, W0 de 10 ja tem graves mais que o suficiente.

E ai, o que acha !?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.

Bom, facilita e MUITO essa utilização para a caixa.

Já saimos fora das caixas genéricas(20-60hz) e entramos nas especificas, no caso uma feita apenas para complementar a resposta dos mids, dar a ambiencia, o impacto, a extensão no subgrave, encher a cabine mesmo.

Além de ser mais fácil de acertar a resposta e de projetar, ajuda muito no que se refere a delay e controle do falante.

Se for para fazer lowpass em 30hz 12dB/8a mesmo, eu iria de 2 NAR 10" em dutada.

Não recomendei o W0 pois para essa aplicação em especial, não se justifica a diferença de preço. Quando o assunto é tocar lááá embaixo apenas, os dois se equivalem.

Eu faria uma caixa de 53L livres para cada sub, sintonizada entre 21 e 25hz.

Infelizmente acaba ocupando um espaço considerável.

Mas essa eu garanto que vai plano até onde vc conseguir escutar, e o delay na faixa util(20-40hz) é minimo. A frequencia ajuda também. Como os mids vão ser responsáveis pela porrada em si, o sub vai entrar rasgando com subgrave, enchendo a cabine toda. Beira o imperceptivel essa transição mid/sub.

Quando vc se der conta, o subgrave já envolveu a cabine toda.

E de quebra, utilizando o falante perto da frequencia de sintonia da caixa, ainda temos vantagem no que se refere a controle. Dá para fazer descer sem medo.

Essa era a caixa que eu usava, e gostava d+++ mesmo. Caixa matadora.

Grave parecido tinha o set de graves do Mdiana(2 10W0 na dutada), o que era excelente para poder comparar os 2 subs, uma vez que eram do mesmo tamanho, no mesmo tipo de carro e a proposta de uso era a mesma.

Enfim, recomendo fortemente.

Se puder dispor desse espaço todo, não tem erro.

Por curiosidade, que carro vc tem?

Pq dependendo do tamanho/modelo, acho que dá para encarar ir com um NAR só...

Compartilhar este post

Link para o post
Entendi.

Bom, facilita e MUITO essa utilização para a caixa.

Já saimos fora das caixas genéricas(20-60hz) e entramos nas especificas, no caso uma feita apenas para complementar a resposta dos mids, dar a ambiencia, o impacto, a extensão no subgrave, encher a cabine mesmo.

Além de ser mais fácil de acertar a resposta e de projetar, ajuda muito no que se refere a delay e controle do falante.

Se for para fazer lowpass em 30hz 12dB/8a mesmo, eu iria de 2 NAR 10" em dutada.

Não recomendei o W0 pois para essa aplicação em especial, não se justifica a diferença de preço. Quando o assunto é tocar lááá embaixo apenas, os dois se equivalem.

Eu faria uma caixa de 53L livres para cada sub, sintonizada entre 21 e 25hz.

Infelizmente acaba ocupando um espaço considerável.

Mas essa eu garanto que vai plano até onde vc conseguir escutar, e o delay na faixa util(20-40hz) é minimo. A frequencia ajuda também. Como os mids vão ser responsáveis pela porrada em si, o sub vai entrar rasgando com subgrave, enchendo a cabine toda. Beira o imperceptivel essa transição mid/sub.

Quando vc se der conta, o subgrave já envolveu a cabine toda.

E de quebra, utilizando o falante perto da frequencia de sintonia da caixa, ainda temos vantagem no que se refere a controle. Dá para fazer descer sem medo.

Essa era a caixa que eu usava, e gostava d+++ mesmo. Caixa matadora.

Grave parecido tinha o set de graves do Mdiana(2 10W0 na dutada), o que era excelente para poder comparar os 2 subs, uma vez que eram do mesmo tamanho, no mesmo tipo de carro e a proposta de uso era a mesma.

Enfim, recomendo fortemente.

Se puder dispor desse espaço todo, não tem erro.

Por curiosidade, que carro vc tem?

Pq dependendo do tamanho/modelo, acho que dá para encarar ir com um NAR só...

Cara, eu estou com um Siena modelo novo. O problema é que a caixa ja foi feita para o SWX. E como eu gastei muita grana para fazer a caixa, ja que eu cai na besteira de fazer coisa muito emperequetada, não queria ter que fazer outra. Pelo menos para não bater raiva em mim de ter que assumir que gastei dinheiro atoa. tem umas fotos no www.autostudio.com.br. O sub fica embaixo do tampão com o porta malas praticamente separado do sub. Gostaria de fazer apenas uma adaptação por enquanto. Outra coisa, vou usar o sub nessa faixa de frequencia mas é preciso que o sub chegue bem aos 50hz para não ter problema na transição com o mid.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdão, não tinha visto o volume da caixa pré existente.

Bom, 52L...

Dá para usar um NAR de 10".

Sintoniza perto de 30hz(20 altos) e ve como o falante se comporta. Como já disseram, é um sub relativamente barato, e que em caso de ñ corresponder as espectativas vc vende com facilidade, sem perder muita grana.

Isso se vc ñ arranjar um para testar com alguém.

Eu acho que vale a pena tentar. Manda alguma coisa entre 100/150W rms para o sub, e ve se te agrada.

Outras opções são um 10W0 ou um 10W6.

Ambos tocariam bem nessa caixa, creio eu.

E o 10W6 apesar de suportar bastante potencia, com uns 120/130W rms já toca muitissimo bem.

Vantagens do JL...

Outras coisas são muito raras/complicadas ou já fogem um pouco do objetivo do projeto, que é caixa de subgrave para sistema de alta fidelidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crasher, quanto você chama de delay mínimo?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...