Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

HF-5x5

Subwoofers: qual o melhor para o seu estilo?

Recommended Posts

Postado em

Este tópico tem por finalidade tentar descrever as características de cada um dos subwoofers mais usados pelo pessoal do forum, e que estão disponíveis para compra no mercado.

A partir de um perfil traçado de cada um desse subwoofers, poderemos visualizar:

-em que faixa de frequência trabalham e apresentam seu melhor rendimento;

-ponto mínimo, ideal e máximo de potência RMS nos quais melhor respondem;

-os tipos de caixa (dutada, selada, band pass) que lhes são mais indicados;

-o estilo de música para os quais são mais indicados.

Com certeza este tópico será interessante para todos os que estiverem necessitando adquirir ou trocar o seu subwoofer, que é o meu caso, por exemplo.

Aos mais experientes, fica o convite para que participem e tornem realidade essa proposta.

Abraço a todos,

Paulo

Postado em

No meu caso em particular -que montei o projeto do meu som graças à acessoria do pessoal aqui do forum- o sub estará dividindo o espaço com um kit Visteon nas portas da frente e sendo alimentado pela bridge de um CleanSPX. :rolleyes:

Considerando o estilo de música que mais gosto (baladas dance tipo Mariah Carei, Witney Houston, Jenifer Lopes, Jannete Jackson) e a mala de um Fiesta sedan 2005, qual seria o sub mais indicado? Esta é a pergunta que (ainda) não quer calar!!! :pirou:

Espero ajuda... :P

Paulo

Postado em

algo importantissimo quando for escolher um SUB...é saber em que corte de frequencia ele vai trabalhar!!!

Por exemplo, o NAR pra trabalhar com um corte de 80-100Hz nao é bom....mas para um sistema mais SQ aonde o corte acontece 40-50Hz...é um excelente SUB! ;)

Postado em

Fica muito difícil criar um padrão de sub para cada caso (pois cada caso é um caso). Tem que analizar o carro, o kit que vai tocar junto, a diposição da pessoa $$$, o módulo que vai empurrar, o gosto da pessoa pelo timbre (macio, seco, redondo, essas coisas que o pessoal gosta de determinar...), ou seja, tem muitas variávies envolvidas. Sobre a caixa, em SQ é quase unânime o uso da dutada pois desce mais. Parece que a band-pass mata o timbre do sub e dá um som extranho (estava disposto a montar uma desse tipo, mas o Giovanni me alertou sobre esse problema). Exponha o seu caso para que o pessoal possa lhe ajudar!

Postado em

Fosgate RFR-2212

1000w RMS BD 4Ohms

Sub muito raro e na minha humilde opnião, com o melhor conjunto dos sub`s que já escutei.

Tem FS em 24Hz, responde a sub-graves como ninguem, mas nem por isso tem sensibilidade muito baixa, 87dB.

Tem um ótimo Xmax, 13.5mm e tem mais ataque do que um NAR com seus 7mm.

O timbre é mto bom, mesmo sendo um sub de alta potencia.

Resumindo, foi o sub com melhor conjunto que achei dentro das minhas possibilidades.

Na minha caixa atual, 60L livres sintonizada em 30Hz, ele responde a partir de 23Hz, mas a resposta plana vem a partir dos 28Hz indo até os 60Hz, depois disso há uma pequena perda de pressão sonora até os 80Hz e acima dos 80Hz já não responde satisfatoriamente (ao meu gosto).

Usando uma sintonia mais baixa, 25Hz, é possivel ouvir alguma pressão sonora em 15Hz, mas talvez pela acustica do meu carro (Focus) o resultado não fica bom. O som fica "preso" na mala.

Hehehe, está ai um review sobre o sub-woofer RockFord Fosgate RFR-2212 Power DVC.

Abraços.

Postado em

Quer dizer que é crucial saber em que faixa de frequência em que trabalhará o sub, ou seja, o corte que será aplicado? É isso? :legal:

Se for um corte de 90-100, que é o meu caso devido ao uso do CleanSPX, qual o sub que melhor se encaixa? Pelas explicações do Truglester-M3, o NAR não seria o caso, já que sua melhor faixa de corte fica nos 40-50Hz. :pirou:

Postado em

Keybass Panther 8".

Usarei 2 no projeto concluído. É um sub rápido, e com um timbre que me agradou. Responde bem mesmo em frequências altas, com a vantagem de ser um sub de velocidade absurdamente rápida.

Ideal pra quem ouve Rock´n Roll e Heavys melódicos. Aguenta uma boa potência (+ de 200W RMS por sub).

Numa dutada dá um sub-grave compatível com o seu tamanho. Por isso usarei 2 :P

Postado em
Keybass Panther 8".

Usarei 2 no projeto concluído. É um sub rápido, e com um timbre que me agradou. Responde bem mesmo em frequências altas, com a vantagem de ser um sub de velocidade absurdamente rápida.

Ideal pra quem ouve Rock´n Roll e Heavys melódicos. Aguenta uma boa potência (+ de 200W RMS por sub).

Numa dutada dá um sub-grave compatível com o seu tamanho. Por isso usarei 2 :P

O problema é que o canal mono do CleanSPX é 4ohms e não dá para colocar dois, acredito que ele não vai ficar contente com o SPL de apenas um sub de 8". Se for um hatch é um caso a se pensar, mas se for sedan a possibilidade está totalmente descartada

Postado em
Po, crasher

descreve as caracteristicas do bicho ae, sob a sua otica

:vts

Pardon...

Panela de 15, bobina dupla de 4 ohms, 550W rms, FS 23hz

Pega ele, joga na dutada especial secreta, manda potência e ele te dá uns estrondos nervosos entre 30 e 40hz, fora uns pancadões igualmente nervosos até uns 65hz(minha escolha de lowpass).

Enfim, mto bom.

Bate forte e redondo.

Meu sub preferido, junto com Bravox UXP 10/12".

Postado em

JL Audio 12w6

Soh jogar na dutada sintoniza em 30Hz e curte subgraves com o melhor timbre, inclusive chega ateh a dar o som do contrabaixo, pois toca legal ateh 80Hz

JL Audio 10w6

Subgrave de estremecer tudo mesmo, alia SPL como eu gosto a timbre excelente, assemelhando-se muito ao proprio instrumento reproduzido.

Tambem fica legal em uma dutada, nao tao grande pra nao excursionar muito.

JL 10w0

A nao ser que o meu seja magico ou sagrado, bota num caixao dutado, mete 3 vezes mais potencia do que ele suporta e ve o bicho tocar, eh surpreendente (pelo menos pra mim), dificil saber de onde vem o subgrave no carro, acho muito bom para um sistema visando SQ.

Postado em

Bom pessoal, vcs só estão se esquecendo que o sub tem que tocar até 90~100Hz pois se ele fizer o corte pelo player vai ficar um buraco entre o sub e os mids (vai atenuar mais ainda, lembre que o corte de 90Hz ainda vai estar lá).

Postado em
Keybass Panther 8".

Ouvi estes subs de 8 polegadas da KeyBass no carro do working man, e realmente gostei ! Sao muito rapidos !

Mas tambem eh aquilo que o Hellmind falou, cada caso eh um caso, e fica dificil falar apenas das qualidades do Subwoofer, pois o que ira tocar eh o projeto como um todo ! SUB + CAIXA + AMPLI + Conjunto frontal !

Quando se fala em SQ, o ideal mesmo, seria primeiramente montar o conjunto dianteiro, regula-lo, deixar amaciando e so depois disso verificar seu verdadeiro potencial em baixas frequencias ! O sub apenas ira complementar o que esta faltando ! E assim o projeto da caixa de subs deve ser feito posteriormente ! Entretanto, sabemos que na pratica isto nao acontece, e eh comum montar-mos o som todo junto !

Para SQ prefiro um PROJETO com subs de menores dimensoes (entre 6 e 8 polegadas, e tendo como limite superior 10'' ), menores pois devido aa menor massa movel do sistema sera mais rapido ( neste caso, nao estou falando em atraso de grupo, pois o atraso de grupo tem a ver com o giro de fase e o tipo de caixa utilizado, mas o que estou falando eh em IMPULSO maior ! ) e isto, trara vantagens quanto ao casamento dinamico com som emitido na dianteira !

Um outro ponto que eh importante salientar, que nao eh uma regra, mas sim um pricipio qualitativo a ser seguido: (isto ira causar polemica !!!)

Para SQ ao contrario do que se pensa, quanto mais subs melhor !!!! Digo isto, porque quanto maior a area de deslocamento, menor sera o deslocamento do cone de cada falante para obter o mesmo SPL e isto significa:

- menor distorcao de 3 ordem - pois a bobina ira trabalhar mais proximo do campo magnetico ideal !

- menor distorcao por efeito doppler - que na verdade eh a distorcao causada por intermodulacao devido ao movimento do cone !

Entretanto eis a questao "como conseguir GRAVIS PROFUNDIS com subs pequenos........"

( eh logico que dentro de um carro devido ao espaco e volume a coisa fica mais limitada mas nada eh impossivel !!!)

Pode-se optar por utilizar caixas com carregamento como LTs e Back Loaded Horn que aumentam e muito a eficiencia em baixa frequencia , tendo em contrapartida um grande espaco ocupado por estas caixas , ou mesmo optar por associar varios subs de pequenas dimensoes em caixas vented ou Closed (que foi o meu caso !!!!)

Enfim NAO existe sub melhor ou pior, mas sim um projeto bem feito ou mau feito !

Abracos,

Giovanni

Postado em
Po, crasher

Pardon...

Pega ele, joga na dutada especial secreta, manda potência e ele te dá uns estrondos nervosos entre 30 e 40hz, fora uns pancadões igualmente nervosos até uns 65hz(minha escolha de lowpass).

Enfim, mto bom.

Bate forte e redondo.

O.OO.OO.O

Mas logo tu!?

Gostando do BP!? Ainda mais de 15"?

Nossa! Como o Crasher tá mudado!!!

Postado em

Giovanni, achei muito interessante esse análize que vc fez sobre utilizar uma quantidade maior de subs de menor diâmetro. Pensa em um dia abandonar sua caixa com os sonys?

Poderia passar mais detalhes da sua impressão sobre os Panthers 8" (timbre principalmente)? Não vou me arrepender em focar meu sistema nesses subs futuramente?

Postado em
Bom pessoal, vcs só estão se esquecendo que o sub tem que tocar até 90~100Hz pois se ele fizer o corte pelo player vai ficar um buraco entre o sub e os mids (vai atenuar mais ainda, lembre que o corte de 90Hz ainda vai estar lá).

Não, não Hellmind.

O rapaz foi bem claro no início do tópico. Só estamos respondendo de acordo com a pergunta dele, para enriquecer o tópico com nossas preferências, e depois não só ele como todos poderão se basear por aqui para iniciar uma busca por subwoofers

"Este tópico tem por finalidade tentar descrever as características de cada um dos subwoofers mais usados pelo pessoal do forum, e que estão disponíveis para compra no mercado."

:legal:

Postado em

Hellmind, a caixa do Gio é absurda. O som é um espetáculo. Sub-graves momentâneos que acompanham toda a dinâmica da música. Se ele abandonar esta caixa, eu mesmo vou lá e soco ele. :lol:

HF, pra vc ter uma idéia do q o Gio falou, ele usa uma caixa com 12 (isso mesmo, 12) woofers residenciais sony, que tem como característica tocar bem em baixas frequências, com alinhamento push-pull de 2 em 2, em câmaras isoladas e a traseira dutada. Um verdadeiro show de projeto, montagem e acabamento, sem falar na velocidade absurda que se consegue na reprodução de sub-graves, e com um SPL plenamente satisfatório para SQ.

Crasher... tá postando bêbado agora é? :P

Postado em

O tópico é genérico, para lançar luzes sobre os variados modelos/marcas de Sub, e servir de referência para todos que se interessarem ou precisarem fazer uma consulta sobre o assunto. :legal:

Particularmente, espero que me ajude a escolher o meu Sub, que estará trabalhando com uma LP de 90/100 Hz, em virtude do uso do CleanSPX. :pirou:

Por falar nisso, alguém poderia falar sobre que Sub seria o indicado para responder bem com esse corte de 90/100 Hz? :P

Abraço,

Paulo

==============================

Postado em
Por falar nisso, alguém poderia falar sobre que Sub seria o indicado para responder bem com esse corte de 90/100 Hz? :P

UXP 10D2?

Dá umas pancadas boas. Se não quiser treme-treme, bota numa selada de 15 litros, e um abraço.

Postado em
Po, crasher

Pardon...

Enfim, mto bom.

Bate forte e redondo.

O.OO.OO.O

Mas logo tu!?

É sério, eu teria um BP 15".

Sempre gostei de BP.

Se fosse para ter um grave forte mesmo, iria de BP.

Para uma coisa menos descontrole(mas o suficiente p/ vc me escutar chegando) um UXP 12" tava bom.

Lowpass em 60/65hz e musiquinha ''negão + mina'' tocando.

To tão desencantado com som automotivo de alta fidelidade que fazer um pouco de barulho me parece uma alternativa mais divertida.

Postado em

O.O  O.O  O.O

Mas logo tu!?

Sempre gostei de BP.

Para uma coisa menos descontrole(mas o suficiente p/ vc me escutar chegando) um UXP 12" tava bom.

To tão desencantado com som automotivo de alta fidelidade que fazer um pouco de barulho me parece uma alternativa mais divertida.

Está precisando de uma viagem urgente para o Tibet então, vai ver vc acaba encontrando o seu espírito SQ automotivo perdido por lá!

Postado em
Está precisando de uma viagem urgente para o Tibet então, vai ver vc acaba encontrando o seu espírito SQ automotivo perdido por lá!

Estamos gradualmente desativando nosso departamento de som automotivo...

Postado em
Po, crasher

Pardon...

Enfim, mto bom.

Bate forte e redondo.

O.OO.OO.O

Mas logo tu!?

Sempre gostei de BP.

Crasher, meu camarada

Você está precisando ouvir meu MTX 15" urgente

Postado em

Qual o sub indicado para receber os 220 W RMS da bridge de um Audiobank 4100?

-----

(HF voltando à estaca quase-zero-do-módulo-querendo-acertar-no-sub)

:)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...