Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

everton

Brincando com o True RTA

Recommended Posts

usando o artigo http://autosom.net/artigo.asp?cod=78 para regular o ganho dos meus amplificadores tive uma surpresa .

Material usado .

Circuito atenudor.potenciometro de 100k(eu comprei errado) :P

Cabo Rca Spring , coprei ontem, não achei o Hurricane ou techsound

CD player pioneer deh-p450mp.....Rcas 2.2 volts

Computador PII 400 Mhz, com placa de som onboard.

O cabo não era blindado , em algumas imagens vcs vão ver interferencias

Olha só a onda que eu tava mandando pro meu papão

aondaqueeutavamandandopropapo4.jpg

Essa eu simplismente tirei o amp e o cd player do carro e com a comfiguração do player em flat e no volume max que era do jeito que eu usava e mantendo os ajustes do amp. essa é do lanzar , do mtx eu esqueci de tirar.

Olha como fica a onda no Mtx com o ganho no max e volume em 2/3

ganhonomaxmtx9tq.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes tb , com o volume do player passando dos 2/3 indo para o max ,

Com o ganho do lanzar regulado e o bass boost em +18 db

lanzarganhoreguladoebassboostn.jpg

lanzar regulado e com o player com o bass em +4

lanzarreguladobassno45xg.jpg

Essa é pra quem adora o loud , olha como ficou com o ganho do lanzar regulado o player em flat e logo em seguida acionado o loud

lanzarreguladoloud1zs.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba!

Isso é de assustar as pessoas!

De matar velhinhas tibetanas do coração! :o

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem sabe esplicar porque acontece isso , coloquei o subsonic em 40 hz e o ganho do lanzar no max e olha como ficou

lanzarsusonicem40hzeganhonomax1.jpg

Ai fica o alerta pra quem gosta de bass no +4 , loud , usar o ganho desregulado .

Não sei como os meus papões ainda estão bons , pois eu usava essas comfigurações .

Compartilhar este post

Link para o post
Caramba!

hahahaha eu exagerei huahuahuahuahuahua

Compartilhar este post

Link para o post

cuidado pois pode ter erro nas tuas medições se passar do limite superior do line-in da placa de audio. Na maioria este limite é de 0,5Vrms, então evita passar disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ops. vou refazer e posto aqui o resultado , mas evitei passar de 1 V na maioria dos casos , como me recomendou por Mp.

Ah o que é melhor , regular a 2/3 ou mo max do player , ja que em 2/3 tem o perigo de algum engra çadinho quer aumentar o restante

Compartilhar este post

Link para o post

Se no vol max a saida rca do player nao distorcer o sinal, acho melhor regular no vol max do player.

Compartilhar este post

Link para o post

Refiz os testes agora com apenas 0.5 volts e o resultado é praticamente o mesmo.

girei o potenciometro até onde pude ver que o sinal começava ceifar, foi em 2.7 volts. esse deve ser a tensão max de line in :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo teste ETTO!

:D

Sobre onde regular no volume... Chega as próprias saídas RCA...

Ve se distorcem... se sim, em que volume! ;)

Eu preferiria usar no máx, mas tinha quase certeza que meu antigo player distorcia acima dos 2/3

[ ]`z

Compartilhar este post

Link para o post

Eu preferiria usar no máx, mas tinha quase certeza que meu antigo player distorcia acima dos 2/3

[ ]`z

É simples, é só ligar a saída RCA do player direto no PC pra ver se distorce.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim ETTO antes de tudo parabéns, ótimo método de mostrar para o pessoal que barbeiragem na regulgem dá em fumaça.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá ETTO

A senoides que voce usou foram as do autosom.net?

sim essas mesmo , mas me surgiu uma duvida , resolvi escutar a tal senoide de 60Hz , e ela me parece que não é toda igual , tem uns tons diferentes no meio . :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

[ ]`z

Eu fiz isso e não distorce no max , mas acabei regulando em 2/3 mesmo. hehehe acho que vou ter que refazer, dai faço com o player no max , aquela senoide de 60hz do autosom esta esquisita.

Edit....escutei a faixa que o kleber pos em outro limk pra download e é a mesma coisa , deve ser essas caixinhas podres que tenho aqui [o_]

Compartilhar este post

Link para o post

[ ]`z

Eu fiz isso e não distorce no max , mas acabei regulando em 2/3 mesmo. hehehe acho que vou ter que refazer, dai faço com o player no max , aquela senoide de 60hz do autosom esta esquisita.

Edit....escutei a faixa que o kleber pos em outro limk pra download e é a mesma coisa , deve ser essas caixinhas podres que tenho aqui [o_]

Aquele MP3? Aquele arquivo está atenuado, pega esse que está blz!

Compartilhar este post

Link para o post

i ai ETTO???

poi ze kra precisamos combinar um dia ai para fazermos

umas brincadeiras???

hehhehe

muito legal o teste....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá ETTO

Recomendo utilizar senoides a 0db como as do link abaixo e não a -3db do autosom.net.

Por algumas vezes aqui no forum ja vi que regularam o ganho do modulo com o osciloscopio e se perguntaram depois mas como queimou se eu fiz tudo certinho, ai entra a parte dos -3db, o grande vilão da historia.

Posso dar uma sugestao pra ti, regule com a senoide de 0db a 2/3 do volume e depois coloque uma de -3db e veja ate que volume voce pode aumentar sem que haja distorção, naquelas musica em que voce perceber que estao atenuadas ou se quiser tirar um extra do som em musicas com frequencias mais altas, maior que 60hz, pode aumentar o volume sem medo.

Senoides

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Opa vou ter que refazer tudo denovo <_<

Depois eu apresento os resultados ,

E ai _InVaSoR_ , ja estava conversando alguma coisa a respeito de um emcontro da galera de joinville e regiao com o Cledio aqui de garuva, Acho que o certo seria abrir u topico sobe esse assunto la em eventos

Compartilhar este post

Link para o post
Olá ETTO

Recomendo utilizar senoides a 0db como as do link abaixo e não a -3db do autosom.net.

Por algumas vezes aqui no forum ja vi que regularam o ganho do modulo com o osciloscopio e se perguntaram depois mas como queimou se eu fiz tudo certinho, ai entra a parte dos -3db, o grande vilão da historia.

Posso dar uma sugestao pra ti, regule com a senoide de 0db a 2/3 do volume e depois coloque uma de -3db e veja ate que volume voce pode aumentar sem que haja distorção, naquelas musica em que voce perceber que estao atenuadas ou se quiser tirar um extra do som em musicas com frequencias mais altas, maior que 60hz, pode aumentar o volume sem medo.

Senoides

Abraços

E ai dream_man refiz as regulagens e apresentou diferença sim , mas visivel só no lanzar , acredito que por causa da amplitude da onda ficou mais vivivel a distorção. Ao inves de ceifar a onda em 22 cifava ja em 20 , dai refiz as devidas regulagems para que ocorresse só em 22 . já no mtx não notei diferença. Ficou como estava.

Já depois de intalado não ficou tão forte como eu achava que iria ficar. de vez em quando eu exgero e passo do vol 22 :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Caramba!

Não se assuste... isso é extremamente comum em som automotivo.

A maioria dos amplificadores são regulados para fornecer esse tipo de sinal para os coitados dos alto falantes.

Note que isso é praticamente uma onda quadrada e provavelmente o ETTO nem estava percebendo muita distorção auditivamente.

Em alguma resposta o ETTO afirma que o som não ficou tão forte... aí entra a história de utilizar um amp com o dobro de potência. Regulando o ganho dessa forma você poderá utilizar um amp com 2X ou até 4X mais potência do que o alto falante, dependendo do tipo de música que você ouve.

Parabéns pelo teste! []

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...