Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

VirtuHal

Ligaçao do PCE216 no Clean

Recommended Posts

Postado em

Estou estudando aqui meu próximo projeto e após algumas pesquisas na net, me deparei com essa dúvida. No meu outro carro só estava usando 2 canais do Clean, deixando dois sem nada ligado. O xover do PCE tem opção para ligação em bi-amp. Segundo o suporte tecnico da MB Quart, o ideal seria eu utilizar os quatro canais do amplificador para isso:

answerid_12c.jpg

Como o kit suporta até 130W RMS, pensei em trocar o Clean por um JVC AX7700 (2x150W RMS Classe A). Vale a pena a troca? Nesse cenário vou ter que desembolsar mais um dinheiro ae.

Lebrando que o player (por enquanto) é um Excelon X979 cujo xover não possui cortes suficientes para ligação em bi-amp.

Interessante a ligação em bi-wire tbm mas seus ganhos são discutíveis.

answerid_12b.jpg

Postado em

não entendi a dúvida, Hal. qto a JVC vs Wharf, acho sim que vale a pena a troca, mas não vai dar pra fazer biamplificação se vc for usar os dois bridges.

sua HU não tem corte pra fazer biamp com XOVER ATIVO, mas como o passivo do MB aceita, dá pra fazer sem problema, continua sendo biamplificação. eu aliás tentaria assim antes de mais nada, pq dá pra vc equilibrar as sensibilidades (caso sejam diferentes) ou resolver algum problema de eventual falta de ataque de médio-grave aumentando um pouco o ganho dos canais dos midbass.

e bi-wiring entre o amp e o xover passivo NMHO só tem duas vantagens: Re do cabo/2 e Le do cabo/2, isso se forem cabos iguais (a capacitância depende de mais coisa, inclusive o arranjo dos cabos). já vi gente falar em "frequency-specific cabling", algum(ns) tipo(s) de cabo otimizado(s) a trabalhar(em) em espectros específicos, mas a uma, se o cabo for bom mesmo, trabalha direito ainda que sozinho e em todo o espectro, e a duas, é o dobro do gasto...

Postado em
não entendi a dúvida, Hal. qto a JVC vs Wharf, acho sim que vale a pena a troca, mas não vai dar pra fazer biamplificação se vc for usar os dois bridges.

sua HU não tem corte pra fazer biamp com XOVER ATIVO, mas como o passivo do MB aceita, dá pra fazer sem problema, continua sendo biamplificação. eu aliás tentaria assim antes de mais nada, pq dá pra vc equilibrar as sensibilidades (caso sejam diferentes) ou resolver algum problema de eventual falta de ataque de médio-grave aumentando um pouco o ganho dos canais dos midbass.

e bi-wiring entre o amp e o xover passivo NMHO só tem duas vantagens: Re do cabo/2 e Le do cabo/2, isso se forem cabos iguais (a capacitância depende de mais coisa, inclusive o arranjo dos cabos). já vi gente falar em "frequency-specific cabling", algum(ns) tipo(s) de cabo otimizado(s) a trabalhar(em) em espectros específicos, mas a uma, se o cabo for bom mesmo, trabalha direito ainda que sozinho e em todo o espectro, e a duas, é o dobro do gasto...

A dúvida se é melhor o Wharf (4x100W) em bi-amp ou o JVC no tradicional (2x150W), sempre usando o xover passivo.

De qq maneira, não descarto a possibilidade de pegar um player que tenha opçao para bi-amp tbm.

O bi-wiring só coloquei pq achei interessante mas não me atraiu. :)

Postado em
Mesmo nesta primeira ligação em Bi-amp o próprio cross do kit não faz os cortes necessários?

Espero que sim. hehehe

Mas pesquisando na net, vi que em alguns foruns eles recomendam o uso do xover ativo, descartando os xovers passivos com opção pra bi-amp.

Postado em

faz o que eu disse, testa primeiro o clean em biamp e vê se vc gosta. eu boto fé no JVC, acho difícil vc se arrepender do upgrade.

Climeira, sim, e isso também chama biamp, só que com corte passivo. tem HUs (Alpine em 3-way salta à mente) que te permitem fazer com corte ativo, mas tanto um como o outro são biamplificação, isso q eu quis dizer.

Postado em
Mas pesquisando na net, vi que em alguns foruns eles recomendam o uso do xover ativo, descartando os xovers passivos com opção pra bi-amp.

hum, isso procede em termos.

se tiver zobel no tweeter ou no midbass, ou qualquer outro tipo de filtro (anti-ressonância), não vai ficar bom não. o xover ativo não consegue reproduzir ou substituir um zobel ou RLC, apenas o corte em si. o teu kit tem cara de ter mais coisa na placa do que somente os cortes, achava melhor estudar isso direitinho antes de fazer qualquer coisa.

Postado em

Acho que o negócio vai ser ligar no Clean primeiro e ver como fica. Mas como meu referencial baixo, com certeza não vou achar ruim (apesar da grande expectativa em relação ao kit).

Postado em
o teu kit tem cara de ter mais coisa na placa do que somente os cortes, achava melhor estudar isso direitinho antes de fazer qualquer coisa.

Será que tem?

p10002505eg.jpg

Postado em

na direita tem um indutor de núcleo de metal e um cap eletrolítico. no meio, em cima, um fuse (deve ser proteção pro tweeter), três resistores embaixo do símbolo, e embaixo disso é o jumper pra selecionar atenuação. à esquerda, na horizontal são dois capacitores de poliéster e na vertical mais três resistores.

tem as manha de fotografar a traseira (placa) dele não? sem olhar pro circuito é complicado avaliar, eu mesmo já tomei baile das minhas caixas residenciais, achava que era LP 12 dB/oct atenuado e HP 12 dB/oct atenuado, e na verdade é LP 6 dB/oct e HP 12 dB/oct AMBOS com zobel.

Postado em
tem as manha de fotografar a traseira (placa) dele não? sem olhar pro circuito é complicado avaliar, eu mesmo já tomei baile das minhas caixas residenciais, achava que era LP 12 dB/oct atenuado e HP 12 dB/oct atenuado, e na verdade é LP 6 dB/oct e HP 12 dB/oct AMBOS com zobel.

Sei que esse xover eh 12dB/12dB. Foto agora fica dificil pq estou longe de casa (só 1400km). Em agosto devo retornar.

Akela rosquinha no canto inferior esquerdo é uma bobina de nucleo de ar?

Postado em

uh! é! pô, num enxerguei ;) manda emelho pra assistência da MBQ pedindo schematics do crossover, fala que vc vai fazer um passivo artesanal e quer os valores dos componentes, fica bem mais fácil de visualizar.

Postado em
uh! é! pô, num enxerguei ;) manda emelho pra assistência da MBQ pedindo schematics do crossover, fala que vc vai fazer um passivo artesanal e quer os valores dos componentes, fica bem mais fácil de visualizar.

Será que passam? Acho dificil, hein? hehehe

Mais uma coisa é certa, esse xover é muito parrudo apesar de nas fotos nem parecer. É muito pesado pois ele tem dissipadores em cobre para manter a temperatura o mais constante possível.

Valeu a ajuda ae, Super!

Postado em

xover de segunda ordem é assim. HP é cap em série e indutor (deve ser o pequeno) em paralelo, LP é indutor em série (deve ser o grande) e cap em paralelo.

tenta pedir lá o esquema, vai que eles passam. vai nos poupar trabalho, qdo vc chegar e postar foto da placa não restarão dúvidassss MUHAHAHA

Postado em

Valeu Super!

Só pra constar como dúvida... Ligar os mids em bridge e os tweeter no canal normal tem alguma vantagem ou não é nem recomendável? Sei que o Clean não faz bridge, mas e no caso de um amp que faça?

Postado em
Valeu Super!

Só pra constar como dúvida... Ligar os mids em bridge e os tweeter no canal normal tem alguma vantagem ou não é nem recomendável? Sei que o Clean não faz bridge, mas e no caso de um amp que faça?

Acho que nesse caso não ficaria bom pois o mid tem impedância de 4 ohms e o tweeter de 6 ohms, logo, o amplificador naturalmente vai mandar mais potencia pro mid.

Postado em

se os ganhos dos canais que fazem o bridge estiverem milimetricamente iguais, o amp for um Fosgate (ou outro de potência rigorosamente proporcional à impedância) e o tweeter tiver a mesma impedância que o midbass, este vai receber 4x mais potência do que o primeiro. num 4.6x, por exemplo, seriam 30W RMS contínuos no tweeter e 120W RMS contínuos no midbass.

funciona, é uma espécie de trimode (não é biamplificação pq vc não tá rigorosamente usando um canal pra cada via...), mas eu só usaria em caso de discrepâncias semi-absurdas entre as sensibilidades dos componentes (coisa de mais de 6 dB de diferença, já considerada a compressão de potência), ou se precisasse de MUITO médio-grave. talvez fosse uma idéia pro pessoal do trio, isso mereceria alguma experimentação...

tem que ter certeza dos cortes, pra não jogar o amp abaixo da impedância mínima do bridge (nem imagino o que isso deve causar no canal afetado... fumaça, faíscas e tristeza me vêm à mente), mas no mais, dá pra fazer sim.

quem eu ACHO que já testou isso é o gusk4x4, com um kit bomber hi-end, recomendação do Renato Yamane, inclusive.

Postado em

Meu HU é igual ao seu. Sabe que o agudo dele é bem vivo.

Testa ai os 4 canais do clean e diz o que achou.

Bom .. eu particularmente gosto dos -6db pro twt. Como pretendo usar o twt na coluna esses -6dB me salvam.

Meu kit é reference da série anterior que não permite "bi-amp" (e o corte é mais baixo), mais com -6db no twt e no jvc6700 da um resultado muito agradável.

Postado em
Meu HU é igual ao seu. Sabe que o agudo dele é bem vivo.

Testa ai os 4 canais do clean e diz o que achou.

Bom .. eu particularmente gosto dos -6db pro twt. Como pretendo usar o twt na coluna esses -6dB me salvam.

Meu kit é reference da série anterior que não permite "bi-amp" (e o corte é mais baixo), mais com -6db no twt e no jvc6700 da um resultado muito agradável.

Eu gostava dos agudos do conjunto x979/Clean/k62. Vamos ver como vai ficar trocando o kit. :)

No meu caso, vai ser entre -3dB e -6dB pois também vai na coluna. Tenho que testar pois essa diferença na impedancia do tweeter já vai atenuar um pouco.

Gostaria de testar também na ligação convencional com um JVC classe A. Com tantos comentários positivos, fiquei curioso.

Será que Classe A bom é só JVC ou tem outras marcas disponíveis? Já vi Pioneer e Pyramid classe A mas não cheguei a escutar.

Postado em

Bom .. eu sai de um gmx-904 da pioneer (classe A) para o jvc.

Jvc é superior. Acertou meu som, agudo mais extenso e acabou com a falta de ataque que tinha no gmx.

Postado em
Bom .. eu sai de um gmx-904 da pioneer (classe A) para o jvc.

Jvc é superior. Acertou meu som, agudo mais extenso e acabou com a falta de ataque que tinha no gmx.

Bom saber! :)

Postado em

Halll...

Eu utilizei o 3 way do meu alpine e uso hj o 3 way do 860mp...

Vou cita meu caso, mas no seu é diferente

xover do Carbon vc saber como que é né... somente capactores, nada de bobinas... simplemente o som mudou da água para o vinho utilizando xover ativo...

porém no seu caso vc tem chances grande desse xover ser melhor que um corte ativo...

eu ficaria com Clean mesmo...

e utilizaria a Bi-Amplificação, vai que com 6 dB o seu tw ainda continue vivo... so ir e abaixar o ganho.. resolvido...

Testa ai.. e naum vende esse kit naum!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...