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HF-5x5

Grave fortes dentro de um carro Sedan: é possível?

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Inúmeras opiniões tem surgido a respeito de qual solução deve ser adotada para se obter graves fortes e secos no interior de um carro médio SEDAN.

 

Uns afirmam que a solução a adotar seria uma CAIXA SELADA, com sub de 12"... Outros afirmam que desse modo não se terá graves para dentro, pois somente uma CAIXA DUTADA resolveria o problema...

 

Outros há que afirmam que a caixa dutada deveria ter UM DUTO PARA DENTRO DO CARRO, feito de PVC, pois somente desse modo os graves seriam enviados para dentro do carro...

 

Gostaria que os mais experientes em som automotivo, e os entendidos em sonorização dessem suas opiniões e debatessem essa questão, que parece ser o ponto mais carente de elucidação na discussão anterior, sobre som de qualidade em um Sedan.

 

Qualquer oinião será bem-vinda!

 

Abraços

 

Paulo.

 

HF-5X5 = High Fidelity - Alto e Claro

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Outros há que afirmam que a caixa dutada deveria ter UM DUTO PARA DENTRO DO CARRO, feito de PVC, pois somente desse modo os graves seriam enviados para dentro do carro...

Bom, essa já pode ser descartada logo de cara.

Em caixas bass-reflex, é falante e pórtico no mesmo ambiente, nunca separados.

 

Antes de mais nada, qual o seu carro?

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exato. nda de duto pra dentro vai ficar uma coisa....

 

e diz teu carro que provavelmente ja temos algumas receitas pra varios carros.

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Outros há que afirmam que a caixa dutada deveria ter UM DUTO PARA DENTRO DO CARRO, feito de PVC, pois somente desse modo os graves seriam enviados para dentro do carro...

Bom, essa já pode ser descartada logo de cara.

Em caixas bass-reflex, é falante e pórtico no mesmo ambiente, nunca separados.

 

Antes de mais nada, qual o seu carro?

a unica coisa que vc iria conseguir assim é ter um duto cafungando na sua nuca heheheh

 

 

 

primeiramente seria melhor saber o carro... dou um exemplo que o carro faz muita diferença para a escolha da caixa ( sim mesmo sendo sedã)... um exemplo é os vectras 94/95... onde o portamalas do sedã tem ligação direta com o habitaculo do veiculo e sendo assim, facilitando a passagem de grave, em compensação tem modelos de carros que nem sequer tem uma pequena ligação entre os dois... ai o bicho pega

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Se for um Siena até uma selada toca bem nesse carro!

É impressionante... Os ganhos de cabine dele chegam a ser maiores do que o de um hatch... Já testei e comprovei...

 

Se for um Civic, hehehe, vc tem um problemão... O unico jeito que conseguimos fazer o grave de 1 RFR-2212 ligado em uma fosgate 1000a1 (1000w RMS 2Ohms) foi retirando totalmente o tampão trazeiro.

Então botamos 2 E2k 12" modelo antigo de 500w RMS cada ligados no 1000a1, o grave melhorou, mas se botar o tampão vai 50% embora...

 

Ou seja, existem sedans e sedans...

 

Qual seu carro?

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Agradeço as opiniões.

 

O carro é um Fiesta Sedan, modelo novo.

 

Transcrevo outra opinião recebida por email:

 

============================================================

"(...) O tipo de caixa que "com certeza" se aplica a carros do tipo sedan são as caixas "band pass", poré são pouco utilizadas pela complexidade de sua confecção e pelo tamanho que geralmente a torna inviável. É melhor o uso de uma caixa dutada(caixa de madeira preferencialmente mdf, com expessura mínima de 18mm, com um duto construido geralmente de pvc, que nada mais é do que uma saída de "ar" responsável por refletir parte dos graves produzidos pelo parte trazeira alto falante a outro lado ou outro ambiente mantendo o cone do falante em equilíbrio e sintonizando a freqüência). No seu caso a caixa deve ser construida de forma que os dutos transmitam seu "fluxo de ar" ao interior do veículo(dê preferência a uma passagem já existente no veículo, ou caso não tenha "dó", pode-se fazer uma abertura no tampão com esse objetivo ). Uma caixa dutada produz 3 db a mais do que uma selada, no seu caso esses 3db a mais podem fazer a diferença.  O duto deve obedecer um diâmetro e um comprimento, que por sua vez é fornecido pelo fabricante do alto falante, a sua não observância pode acarretar distorções no grave, baixo SPL(pressão sonora) e defeitos no falante. A passagem feita no tampão poderá abrigar os dutos vindos da parte superior da caixa, e o acabamento tem tudo para ficar muito bom, só depende do instalador que fará o serviço.(...)".

===========================================================

 

O que acham?

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Não vai 100% nessa não.

 

Foi-se o tempo em que alguns ''experts'' conseguiam emplacar a idéia de que carro sedan é sinonimo de caixa bandpass.

 

Bandpass funciona, mas selada e dutada também.

Para ter sucesso com essas duas ultimas, é necessário um bom projeto.

Mas ai deixo por conta de algum outro user, pois nunca vi sub no Fiesta Sedan.

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O Grande segredo da Bass reflex em sedã, é não gerar mais pressão que as frestas consigam escoar pra dento da cabine.. acima disso é só lata batendo e nada de grave... se quer REALMENTE pressão dentro de um sedã, precisa de uma band pass.... Buracos ajudam mas não resolvem.. pois atenuam as coisas..

Eu uso bass reflex no marea sedã.. mas não sou bass maniaco...

 

[]

 

Sandro

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E vai depender MUITO do carro. O Corolla novo faz um par de E2k12d2 parecer um Nar de 12...

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num civic 99 qq vcs me recomendaum??

tianhaum me falado d deixar sem os falantes d tras e por 2 uxp mais um power one pro grave

qq vcs axaum?

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Meu tio tem um Polo Sedan ...e colocou um Bomber ONE 10'' na mala..ta uma bost@!!! nao da pra escutar nada.... :(

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Galera no Meu Siena modelo novo......tbm ta uma bosta o grave....isso pq é 1 de 15" Nitro empurrado pela ICE.......

A caixa é dutada...e o cara fez os esquemas de colocar o falante batendo para cima..... mas mesmo assim nao ficou bom..preciso ver outro projeto...

a foto ae :

 

imagem0430fc.jpg

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No meu carro é triste, 2 papao em dutada e 2 e2k em dutada tambem naum fizeram absolutamente nada!

Dentro do carro não faz nada, do lado de fora não faz nada, nem a po*** da lata bate, vai t**** ** **!!!! uhauha

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