Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Qual tweeter cortar em 2.5Khz?

Recommended Posts

Se foi piada, eu boiei... como assim 16dB? Somar 4 com 12 pareceu conta de boteco...  :lol:

Na frequência de corte, temos atenuação de 3dB, LOGO, em 4khz temos 3dB de atenuação... em 2KHz, temos 15dB... e em 1KHz, temos 27dB.

Usando cross de 18dB pra este fim, em 2.500 vc tem 3dB (potência aplicada muito acima do que antes, nesta frequência), em 1KHz vc tem 21dB de atenuação...

Ou seja... pode ser que aguente... mas o risco é ele fumar com os 50W aplicados. Porquê não comprar mais um par, se eles tanto te agradam, e aplicar menos potência per tuíta?

O gráfico do tio Moti está errado então? Não seria 12dB em 2kHz?

Tá não... oberva a curva... Fc é o ponto de corte... e ele tá a -3 no gráfico. Se neste ponto vc já tem 3dB de atenuação, e na oitava seguinte, 12dB, então vc soma tudo pra chegar na atenuação total.

Hum? To achando que os 12dB já é a atenuação final. Só não entendo o pq da soma. Se usar essa metodologia para analizar o gráfico, quando chegarmos em 24dB no gráfico teríamos 39dB de atenuação real. :blink:

Veja bem... as oitavas que se seguem, são em relação ao ponto de -3dB... se vc ver, o crossover começa a atenuar bem antes da Fc. mas pra facilitar, pegue a Fc como ponto incial, digamos, o ponto 0dB, como todo mundo imagina... 1 oitava abaixo, são 12dB... outra oitava abaixo, mais 12dB (de atenuação). Logo, somando, 24dB em duas oitavas. SÓ QUE em relação ao sinal "original", o nosso ponto de partida estava atenuado em 3dB. Se ele estava atenuado em 3dB, logo, todos os pontos abaixo também somarão esta atenuação, o que te leva a 27dB 2 oitavas abaixo... é exatamente isto que o gráfico te mostra... só que ele te mostra em relação à Fb.

É ai que vc está se enganando kleber. Fc (frequência de corte) é definida no ponto de -3dB. Caso vc tenha um filtro HP que nem é o utilizado aqui o corte já começa antes de chegar nos 4kHz no caso. Quando chegar nos 4kHz já temos -3dB e em 2kHz -12dB. Vou ver se consigo algo na google.

Então... vc chegou onde eu queria. O ponto de corte é o -3db...

Esqueça o gráfico, pois esle vai te confundir neste ponto: Uma oitava acima de 1000Hz é 2000Hz. Se eu tenho um LP com atenuação de 12dB oitava em 1000Hz, logo, eu posso assumir que em 2000Hz eu tenho 12dB de atenuação, em relação ao que eu tinha em 1000Hz (até aqui, nenhuma novidade... só transcrevi a idéia da atenuação x oitavas).

Bom... certo... de 1000 pra 2000Hz, tive 12dB de atenuação. Só que, nos 1000Hz, eu JÁ TINHA 3dB de atenuação, pois estamos falando da Fc. Certo isto? Logo, em relação ao sinal aplicado, em 1000Hz eu tenho 3dB de atenuação na saída do crossover, em em 2000Hz eu tenho 15dB (pois, são 12dB de atenuação de uma oitava pra outra, MAIS os 3dB que ele já tinha atenuado em 1000Hz).

Mas aí, vamos dar sequência ao pensamento, pra vc ver que faz sentido. Se de 2000Hz pra 4000Hz eu tenho mais 12dB de atenuação, não bastaria somá-la ao que já tenho, pois de 1000 pra 2000Hz eu atenuei 12dB, e de 2 pra 4000hz eu atenuei mais 12? Logo, não é coerente somar os 3dB já atenuados nos 1000Hz?

Mas vamos lá... pense no motivo de ser do ponto Fc ser, na verdade, a F3...

No cruzamento entre 2 vias, adotando o F3 em 1000Hz, a via com LP vai ter atenuado em 3dB o sinal, e a via com HP também terá atenuado em 3dB, só que com a rampa inversa. Logo, se eu aplicar um sinal de 1000Hz, cada via vai atenuar metade da potência, distribuindo igualmente em 50% para cada uma. Não é esta a função do crossover? Pensando assim, é fácil entender que o que conta na atenuação é o fonto F3, já que toda a relação de distribuição de potência se dá ao redor dele. tanto é que vc nunca pensa num crossover, levando em consideração o ponto "F0", só o F3.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se foi piada, eu boiei... como assim 16dB? Somar 4 com 12 pareceu conta de boteco...  :lol:

Na frequência de corte, temos atenuação de 3dB, LOGO, em 4khz temos 3dB de atenuação... em 2KHz, temos 15dB... e em 1KHz, temos 27dB.

Usando cross de 18dB pra este fim, em 2.500 vc tem 3dB (potência aplicada muito acima do que antes, nesta frequência), em 1KHz vc tem 21dB de atenuação...

Ou seja... pode ser que aguente... mas o risco é ele fumar com os 50W aplicados. Porquê não comprar mais um par, se eles tanto te agradam, e aplicar menos potência per tuíta?

O gráfico do tio Moti está errado então? Não seria 12dB em 2kHz?

Tá não... oberva a curva... Fc é o ponto de corte... e ele tá a -3 no gráfico. Se neste ponto vc já tem 3dB de atenuação, e na oitava seguinte, 12dB, então vc soma tudo pra chegar na atenuação total.

Sim, acabei de olhar direito... ele tá errado sim... o eixo X deveria estar deslocado para a esquerda, para que a reta passasse pelos valores corretos.

Compartilhar este post

Link para o post
..eu posso assumir que em 2000Hz eu tenho 12dB de atenuação, em relação ao que eu tinha em 1000Hz (até aqui, nenhuma novidade... só transcrevi a idéia da atenuação x oitavas).

P*rra kleber, finalmente vc deu a luz :lol: (no bom sentido, é claro). Só estava faltando essa expressão para desviar minha linha de raciocínio. Desculpe se fui chato.

Compartilhar este post

Link para o post
P*rra kleber, finalmente vc deu a luz :lol: (no bom sentido, é claro). Só estava faltando essa expressão para desviar minha linha de raciocínio. Desculpe se fui chato.

Chato nada, eu também me confundi hehehe. Mas é isso, no ponto de corte tem -3dB de atenuação. To aqui com o livro do Vance Dickason, e é isso nesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

TopiCÚzinho bom! :vts

Já estou relembrando várias coisas que tinha esquecido...

Realmente o Gui JOTA ESSE tem razão, o ponto de corte já está a -3dB.

Massssss, temos uma atenuação de 12dB/8ª a partir desses -3dB ou a partir do ponto de 0dB?

Sendo a partir do ponto -3dB que é a Fc, então temos uma atenuação de 15dB/8ª.

Sendo a partir do ponto de 0dB, então temos uma atenuação de 12dB/8ª...

E agora!?

Compartilhar este post

Link para o post

O ponto de corte 4khz já tem -3dB de atenuação, que é a Fc. Copiou???

Compartilhar este post

Link para o post
O ponto de corte 4khz já tem -3dB de atenuação, que é a Fc. Copiou???

Isso ele entendeu, o que ele quer saber é se os -12dB é a partir do ponto 0dB (que seria a frequência acima do corte) ou -3dB que seria a frequência de corte.

Compartilhar este post

Link para o post
TopiCÚzinho bom! :vts

Massssss, temos uma atenuação de 12dB/8ª a partir desses -3dB ou a partir do ponto de 0dB?

E agora!?

Sendo o gráfico uma reta, entre uma oitava e outra, vc tem 12dB de atenuação... não importa de onde a onde. Se vc pegar a partir do ponto F3, vai ter 12dB a mais, ou seja, 15dB, uma oitava abaixo da Fc... se pegar do ponto onde a curva começa, vai ter 12dB, só que numa frequência anterior à primeira oitava da Fc... portanto, na 2Fc, vc vai ter os 15dB.

Compartilhar este post

Link para o post
TopiCÚzinho bom!  :vts

E agora!?

Sendo o gráfico uma reta, entre uma oitava e outra, vc tem 12dB de atenuação... não importa de onde a onde. Se vc pegar a partir do ponto F3, vai ter 12dB a mais, ou seja, 15dB, uma oitava abaixo da Fc... se pegar do ponto onde a curva começa, vai ter 12dB, só que numa frequência anterior à primeira oitava da Fc... portanto, na 2Fc, vc vai ter os 15dB.

:legal: Se a atenuação é 12dB/8a à partir do ponto de corte que é -3dB, são 15dB. A atenuação é à partir do ponto de corte.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até antes desse tópico concordava com a teoria que o kleber está defendendo (ainda concordo), mas o gráfico bate de frente com ela.

Podemos concluir que o gráfico está errado então?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu até antes desse tópico concordava com a teoria que o kleber está defendendo (ainda concordo), mas o gráfico bate de frente com ela.

Podemos concluir que o gráfico está errado então?

Podemos... o gráfico leva em consideração a atenuação num ponto que podemos chamar de F0, onde o crossover nem está atuando, quando o que realmente importa, é a Fc e o que se segue a ela. Até pq é extremamente complicado localizar esta "F0" na mão. Se vc considera 12dB oitava, a uma sintonia tal, está relacionando tudo à Fc, que é sempre um ponto F3. O gráfico correto teria uma curva diferente, pois teria que cortar o ponto -12 numa frequência mais baixa do que está representado.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...