Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RodrigoPE

excursionamento

Recommended Posts

to com medo.... meus 2 subs de 10'' tao pulando mais q o normal... sera a caixa? ele ta com uma caixa muito doida!

e tem horas q ele ficam excursionando sem sair som. é normal mesmo? Agora mafia BATE d+++++ pra dentro... pra fora eles chiam...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem umas músicas puxadas na net quem vem com frequencias muito baixas gravadas, isso detona o sub.

Toma cuidade com essas musicas. Se o ampli tiver filtro subsonico aí resolve o problemas das músicas "queimadoras"

Compartilhar este post

Link para o post

tenta botar o duto mais curto... derrepente diminui o excursionamento... e outra o sub batendo sem sair som é problema no amp...

Compartilhar este post

Link para o post

Duto mais curto não, tem que botar é um mais profundo, pois se ele ta excursionando em frequencias que vc não ouve com certeza são as que estão abaixo da sintonia da caixa. Se aumentar o duto vai reduzir a excursão nas mais baixas e aumentar um pouco nas mais altas.

Compartilhar este post

Link para o post
Duto mais curto não, tem que botar é um mais profundo, pois se ele ta excursionando em frequencias que vc não ouve com certeza são as que estão abaixo da sintonia da caixa. Se aumentar o duto vai reduzir a excursão nas mais baixas e aumentar um pouco nas mais altas.

:+1:+1:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Se você alterar o comprimento do duto, vai alterar a resposta da caixa, o que não é interessante.

O que acontece é que abaixo da frequência de ressonância da caixa, a impedância do falante sobre muito, a excurssão é altissima e o falante não responde nada. O ideal é você colocar um filtro passa alta de 12db/8a com a frequência de corte coincidindo com a frequência de sintonia da caixa. Assim as excurssões excessivas e desenecessárias não ocorrerão mais e só chegará ao falante as frequências que ele responde

Compartilhar este post

Link para o post
Se você alterar o comprimento do duto, vai alterar a resposta da caixa, o que não é interessante.

O que acontece é que abaixo da frequência de ressonância da caixa, a impedância do falante sobre muito, a excurssão é altissima e o falante não responde nada. O ideal é você colocar um filtro passa alta de 12db/8a com a frequência de corte coincidindo com a frequência de sintonia da caixa. Assim as excurssões excessivas e desenecessárias não ocorrerão mais e só chegará ao falante as frequências que ele responde

meu amp controla a frequencia.... ele corta de 20hz a 80hz em low-pass. bom... 2 subs pionner de 10'' IMPP ligados num TMP4050 da bOOg .... o modulo faz bridge de 2x 200rms à 4 ohms, os subs sao bobinas simples de 4ohms. hmmm

a caixa é totalmente louca.... tipo.... tem um tw e uma corneta so q eu desliguei eles do modulo. :)

cada sub tem 1 duto de uns 3cm de diametro e uns 15 cm de profundidade

Compartilhar este post

Link para o post

SE VC TIVE COMO medi a caixa pra sabe qal a litragem e os parametros do sub ajudaria e muito. e outra coisa.. vc falo qe tem corneta e tweeter vc escuta com a mala aberta?? o seu som e trio???

Compartilhar este post

Link para o post
SE VC TIVE COMO medi a caixa pra sabe qal a litragem e os parametros do sub ajudaria e muito. e outra coisa.. vc falo qe tem corneta e tweeter vc escuta com a mala aberta?? o seu som e trio???

nao... eu desliguei o tw e a corneta, e estou com um kit 2 vias nas portas, 1 par de flat..... e os subs com cortes em 80hz pra baixo! .. .entao tamo em SPL... a porrada dentro do carro é boa... boa mesmo... mas qnd abre a mala... já era... tipo... fica meio mudo o grave, alem d q o sub excursiona muito e eu percebo distorcoes.... entao.....

o ganho ta em uns 70%, o BASS do player ta em -2 :)

Compartilhar este post

Link para o post

meu amp controla a frequencia.... ele corta de 20hz a 80hz em low-pass.

Não, Low pass não adianta. Precisa ser um filtro hipass para cortar os subsônicos que estão fazendo seu falante excurssionar tanto.

por isso recomendo caixa fechada para subs automotivos. Você pode mandar até 10Hz pro bicho que ele tem a excurssão controlada abaixo da frequência de ressonancia da caixa.

Tenho um sub de 8" numa caixa fechada que uso na minha sala. Nem me preocupo com subsônicos.

Compartilhar este post

Link para o post
3 cm de diametro??? naum seriam 3' polegadas?

erro.... 3 polegadas, ou + ou - 6 cm de diametro, ou 3 cm de RAIO. :)

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu tinha um sub de 15" em caixa de 75L com 2 dutos q estava exatamente com o mesmo problema da sua caixa.

abusei na regulagem do ganho, ele excursionou demais e acabou estourando, soltando alguma coisa dentro dele.

por isso toma cuidado com o volume alto até vc consertar sua caixa.

acho q a maneira mais simples e barata de consertar é vc aumentar o comprimento do duto, escutar o resultado e cortar um pouco o cano se for necessário até sair o som q vc queira.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

eu também estava com este problema a pouco tempo

era com uma caixa que tinha um tweter profissional desligado e o sub

era um Keybass de 12.

Ela excursionava pra caramba sem som.... parecia que o bixo ia embora;

e olha que o falante não é leve

Consegui solucionar com uma regulagem precisa do ganho e da freqüência

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, tenho 2 desses tbm.... mesmo problema... mas nao eh soh da caixa. aAaixo da sintonia da caixa, no meu caso, caixa sintonizada em 34Hz, segundo o winisd, ele deveria excurcionar demais e perder a eficiencia em 30Hz. Eh exatamente isso q acontece.

pra ver melhor

untitled10dc.jpg

eh assim q funciona, se vc quer eliminar isso, bota um filtro sub-sonico onde seria o ponto correspondente ao q esta sob o cursor na foto, soh q pra sua caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...