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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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fuck_off_sound

Quase um tutorial...

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Aos fanáticos por suspensao a ar como eu, ai vai um quase tutorial...

 

continuando...

 

o motivo q me levou a chegar nesse nivel (no muito bom sentido da coisa) foi q eu precisava de uma sus a ar, e a especifica d pra blazer custa R$5.800,00 (+ barato q achei) na "TAG special shocks" em sampa.

 

lembram q comprei uma blazer v6? e q ia por umas rodonas 22? sabe... num deu certo, ele vendeu a um dono de uma silverado q pagou quase o dobro q eu pagaria - tem doido pra tudo. e a de 20 num cabia, tinha q cortar a lata e eu fikei cum dó. Acabei comprando as rodas 16 da silverado, a mesma q comprou as 22"...

 

o proximo passo era a aquisiçao de um sus a ar...

 

comprar uma ta fora de cogitaçao...

 

entao eu e meu primo ( meu primo pra falar a verdade) q estuda o ultimo semestre de Engenharia Mecanica na Federal do Paraná - podem ficar tranquillo q o projeto é seguro, esse é o estagio dele. Ta fazendo na oficina do pai dele.

 

chega de enrolaçao!

 

1º passo: vai num desmanche clandestino de caminhões e onibus...

 

2º passo A: se vc tem carro, compra 4 "bolsas de ar" da cabina da Scania - R$150,00 cada

 

2º passo B: se vc tiver um camioneta compre 4 bolsas de ar da suspençao do onibus - R$180,00 cada

 

nota: cada bolsa de ar da scania suporta um peso de até 1.500 Kg e a do unibus ate 5.000kg cada...

 

a bolsa de ar do onibus é 2 veses o tamanho da scania - num cabe no carro

 

3º passo: vá a um torneiro mecânico e peça pra ele fazer um par de anel de ferro de 3mm de espessura por 10mm de largura - o diametro externo da anel deverá ser exatamente o mesmo do diametro interno da borda da bolsa de ar...

 

4º passo: faça um par de anel de ferro de 25mm de espessura por 10mm de largura. o diametro interno desse anel deverá ser do mesmo tamanho do diametro externo da bolsa.

 

nota: a bolsa ficara presa entre os dois aneis. um par pra cima e outro em baixo...

pequeno dentro e grande fora.

 

5º passo: ja q a bolsa está presa mas num tem resistencia, é preciso fixa-la.

faça 12 furos de rosca de 5mm por 10mm de profundidade. dentro do anel. de modo a parafusar um anel no outro prendendo assim a borracha da bolsa entre eles.

 

nota: use sempre cola de "vedaçao do cabeçote do motor" (akela coisa vermelha q fica na junta do cabeçote). ponha essa cola em toda e qualquer união q fizer de ferro com ferro.

 

agora vc ja tem a bolsa de ar com os aneis. é preciso fecha-la

 

6º passo: faça um par de discos (um em cima e outro em baixo da bolsa). o disco deve ter as mesmas medidas do anel exterior. 10mm de largura.

 

7º passo: faça 12 furos de 8mm na borda do anel - intercalando com os outros 12 furos - só q estes atravesarao o anel e o disco. de forma a unir um com o outro. (lembre-se de por a cola no meio)

 

agora sua bolsa está totalmente selada. note q vc naum consegue espremer nem expandir a bolsa.

 

8º passo: compre uma valvula de alivio de alta pressão - num sei o preço, mas com 50 reais sobra troco.

 

9º passo: retire um dos discos e faça um furo nele q naum seja no centro nem perto da borda. um lugar onde naum possa interferir com os furos dos parafusos de fixaçao. instale a valvula lá.

 

10º passo: com base nas medidas do amortecedor original do seu carro. compre um cano de ferro de 1/2 polegada. estabeleça um lugar onde ficara o sisteme q vc acabou de criar. maça a distancia da parte superior do sistema ate o batente do carro.

 

nota: prete bem atenção como é feito o sistema "original" de amortecimendo do seu carro. vc tera q fazer um igual a ele, se for uma rosca, faça uma rosca. se for um tubo transversal, faça um tubo transversal.

 

11° passo: corte o cano na medida certa. faça o sistema na ponta (corrija o tamanho do cano) essa sistema sera fixado no batente do automovel.

 

ta feito a pete superior da sua suspençao a ar.

 

12º passo: veja como e preso o amotecedor do seu carro a roda. e faça um igual e fixe-o no sistema de ar, em seguida, prenda-o na roda. (como o original).

 

nota: em alguns carros, a suspençao dianteira é muito complexa. ex.: a maioria dos carros da ford.

 

esse sistema esta sendo feito no santana (2001) do meu tio.

 

ele encaixa perfeitamente nas rodas dianteiras e traseiras.

 

o q muda na dianteira é o encaixe dos batentes, foi a parte mais dificil de fazer...

 

sua suspençao ta pronta!

 

AGORA FALTA O AR!!!!!

 

compre muitos metros de mangueira-de-ar de alta pressao. tipo: uns 800psi no minimo. R$ 9,00 o metro. vc vai precisar de +ou- uns 14m.

 

dai vc precisa de um reservatorio, compre um cilindro de ar. no proprio desmanche q vc comprou as bolsas tem. pode ser o do rodo-ar de caminhão.

ou um outro cilindro qualquer, quanto maior melhor.

 

dica: prefira os finos e cumpridos, vc pode esconde-los em baixo do carros. ja os gordinhos e curtos terá q por no porta-malas do seu manco...

 

vc tbm precisará de alguns "hallmeters" acho q é esse nome...

 

aquele "relogio" pra medir a pressao, num lembro o nome agora, mas vc's sabem qual é...

 

deverá ter um pro cilindro, um pra mangueira central (compressor -> cilindro), e um pra cada roda, caso vc queria susp. independente.

 

vc tera q por uma "valvula-registro" pra enxer e esvaziar a bolsa, como vc preferir. em cada bolsa de ar.

 

agora vem a parte mais interessante do sistema:

 

o compressor!

 

nada de compressor, um compressor de 500 libras custa caro e puxa muita energia...

 

então o q fazer...

 

procura um desmanche de trator. a bomba do ar-condicionado de um trator

"john deer" fornece aproximadamente 1200 libras!!!!!!!

 

se naum achar, num tem problema. qualquer ar-condicionado serve. ex. o santana tem um de 700 libras, é mais q suficiente.

 

se vc num quiser assasinar o seu "ar", num tem problema, é só comprar outro.

 

200 reais em um desmanche ilegal. dai é soh adaptar um suporte e ficar com duas bombas do "ar-condionado" (um pro ar frio do carro e outra pra susp. a ar)

 

ta feito o seu sistema de suspençao a ar.

 

no caso de camionetes grandes como a silverado e a f-250, vc tera q por uma bomba de ar-condicionado de trator e as bolsas de ar do onibus. assim tera segurança quando carregar algo pesado na caçamba, ja q cada uma suporta 5000kg.

 

o maior perigo nesse sistema é o risco da mangueira estourar, pois ela é o ponto fragil. quanto mais forte for a mangueira melhor. segurança é coisa seria.

 

 

 

meu primo mora em guarapuava.

 

neste final de semana (09 e 10 de julho) terá exposição de tunning, compeonato de som e rebaixados com premiaçao, arrancadão de carros e motos no salão internacional de exposições de Maringá - Pr.

3,00 reais antecipado e 5,00 na hora.

 

dai eu vou pra lá, e somente no outro final de semana eu estarai em guarapuava. dai eu posto fotos do sistema...

 

abraços a todos.

 

 

 

para mais informaçoes:

 

meu cel: 043 9114 3598

meu email e msn: carlinhos_miaumiau@hotmail.com :rever1:

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catamba...

haja TEMPO...

e PACIENCIA...

mas tah de PARABENS!!!

rs

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|Credo... inteligente isso ein.. pqp

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cade as fotos....poderia ter tirado umas fotos quando começaram a fazer esta gambiarra, era mais fácil pra nós entender....mas vcs estão de parabéns...

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caramba.....

se o cara tiver tempo e paciencia para correr atraz das peças eh show de bola!!!

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Bolsa de caminhão/onibus.....

 

sei la.....naum é confiavel a Bolsa é mto grande e fika raspando

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nusssssssssss...

 

densenterrou o TOPICO!!!!!!!!

 

:P

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HALLMETER serve p medir a mistura da explosão do motor ligada a uma somda lanbda, nada a ver c suspensão. Na suspenção vai um relogio chamado MANÔMETRO o qual mede a pressão de ar do sistema.

 

Outro detalhe : Aqui no sul em Cachoeirinha tem a MBS que faz as bolsas e vendem em media por 80.00 cada , se quiser tem os aneis ja prontos e todo o resto. Claro que não sou louco de pagar isso tudo tbm mas pretendo por ar no meu Omega e farei em casa eu mesmo com as bolsas deles que se não me engano são certificadas pelo inmetro...

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rafaelbanca

Dá o contato pra saber desse sistema e da empresa MBS.

 

fuck_off joia o projeto !! mas umas fotos ou pelo menos diagramas de como foi feito os anéis era uma boa!

Esses anéis tem q fazer num torneiro mecânico, né?

Te ADD no MSN

 

[]´z

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