Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

k-nalha

Capacitores

Recommended Posts

Eu sempre utilizei os capacitores 4,7uF para cortar 1,5 KHz, 2,2uF para cortar 3,5KHz e 1,5uF para cortar 5KHz, mas olhando a tabelinha do auto som ( http://www.autosom.net/artigos/cartab.htm ) pra cortar em 1,5KHz mostra o capacitor 25uF, para 3,5 KHz entre 10uF e 13uF e para 5 KHz 8uF.

Andei olhando tweeter de vários lugares e estes normalmente utilizam capacitores de 4,7uF, 3,3uF e 2,2uF....

Agora, tem alguma diferença em utilizar capacitores para cortes em tweeter e médios??

Como posso utilizar a tabela do auto som se os cortes em frequências altas estão muito diferentes com o que vemos...

Estou confuso com tudo isso... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

jah q leu os artigos agora calcula vc mesmo os cortes (por sua conta e risco hehe)

passa-alta

C = 1 / (2 x pi x f x R)

C= capacitancia (em farad)

pi= 3,14

f= freq. q vc quer cortar (em Hz)

R= impedancia do st ou driver (em ohms)

falow :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
jah q leu os artigos agora calcula vc mesmo os cortes (por sua conta e risco hehe)

passa-alta

C = 1 / (2 x pi x f x R)

C= capacitancia (em farad)

pi= 3,14

f= freq. q vc quer cortar (em Hz)

R= impedancia do st ou driver (em ohms)

falow :legal:

Me de um exemplo dessa formula, e o que é pi??

Mas o que eu quero saber é se a tabela do auto som ta certa??

Pra cortar em 5KHz utilizo um capacitor de 1,5 uF ou 8 uF (segundo o site)???

vlw... :mac2

Compartilhar este post

Link para o post
Mas o que eu quero saber é se a tabela do auto som ta certa??

claro q a tabela tah certa, lah tem filtros LC q ajustam impedancia e corte tb...

abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

canalha, vc teve ter visto os valores do filtro LC que tem, além do capacitor, um indutor também

sua conta provavelmente se referia à um filtro de primeira ordem utilizando apenas um capacitor

se assim for, ambos estão corretos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to falando de somente um capacitor, quer dizer, um corte de 6dB/Oitava...

Só pra vcs verem o que estou falando...

Fabricantes de tweeter me informaram os seguintes capacitores para os cortes em 4 Ohms:

1500 Hz - 4,7uF

3500 Hz - 2,2uF

5000 Hz - 1,5uF

Agora vejam a tabela...

Tabelas de Filtros - Auto Som

Só quero saber uma tabela exata para fc utilizando capacitores, pois dados de fabricantes e a tabela do autosom não batem... ou estou enganado? Se alguém puder mandar um exemplo fico grato...

Abraços a todos... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

jah que o assunto é capacitorvo aproveitar pra tira uma duvida...

to querendo por capacitor nus coaxial original trazeiro de 5" .. corte em qto que se deve fazer ??

Compartilhar este post

Link para o post
jah que o assunto é capacitorvo aproveitar pra tira uma duvida...

to querendo por capacitor nus coaxial original trazeiro de 5" .. corte em qto que se deve fazer ??

Normalmente é utilizado um capacitor de 100uF...

Compartilhar este post

Link para o post

Todo crossover tem um pontio de inicio de lope e o ponto de 6 dB, 12 dB, etc..

Alguns tratam o corte no ponto onde inicia o corte, outros no ponto onde atenuação atinge o corte nominal

Ai a diferença..

Use a formula

vocÊ diz que 4,7 micro farads corta em 1500 Hz num Tweeter de 8 ohms certo ?

Vamos às contas

C = 1 / (2 x pi x f x R)

C= 1/ (2 x 3,1416 x 8)

C= 0,0198943213649096 Farads Começaria a cortar em 1500K e teria -6 dB em 3000 K

Então se corta mais baixo para que se tenha -6 dB em 1500

[]

Sandro

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Sandro!

Acho q temos um engano aí pois a fórmula é:

fc = 1 / ( 2 x pi x R x C )

daí a conta é para um tweeter de 8 ohms:

fc = 1 / ( 2 x 3,1416 x 8 x 0,000047 )

o que me dá:

fc = 4.232,8 hz.

quer dizer q passa tudo depois de 4.232,8 hz;

passa -6dbs uma oitava abaixo em 2.116,4hz;

passa -12dbs duas oitavas abaixo em 1.058hz.

Confere lá no artigo croosovers na tabela de crossovers de 1ª ordem.

Se for usar no limite de potência não é recomendável usar só capacitor, que se torna um risco muito grande para a bobinas do driver, do tweeter, que são a parte mais frágil de um trio que sobre-excursionam facilmente detonando o reparo, destruindo-o aos poucos, tornando os vendedores deles mais alegres.

Saudações,

Paulo Duto.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro e Paulo, discordo um pouquinho...

Essa formula é da reatância capacitiva, que é igualada à impedância do falante. No ponto em que Xc = Z, temos metade da potência no falante, certo? Divisor de tensão... Então o corte alí já é de 3dB. Faz sentido usar f3 ao chamar algo de valor de corte.

Isso só mudaria de 3dB a atenuação nos exemplos de vcs, caso faça sentido.

A tabela autosom é coerente com essas fórmulas, os fabricantes de tweeters é que não iam gostar dum corte de apenas 3dB em 1500Hz

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Gusk4x4!

Será q poderias colocar um exemplo com números definidos, uma vez que colocas q os fabricantes não iam gostar dum corte de apenas 3dbs em 1500hz?

De onde tiraste essa conclusão?

Bota um capacitor para um corte definido, com impedância definida; senão a coisa fica no ar, igualzinho ao q está colocado no primeiro post, quando não se sabe em configuração foram colocados os capacitores citados(quantos drivers ou tweeters de quantos ohms cada situação).

Meu objetivo aqui não é de complicar ainda mais os muitos q já não tem idéia do q fazer; senão teríamos q tirar a curva de impedância do respectivo driver ou tweeter e usar os valores reais e eventualmente usar um zobel para acertar a curva e com isso melhorar a curva, sem falar em aumentar a ordem do crossover.

O que falar então dos eletrolíticos q tem vida curta, principalmente usando-os nos limites.

Saudações,

Paulo Duto.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...