Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]BYD quer nacionalizar 50% das peças na fábrica de Camaçari (BA) até 2027

Recommended Posts

Postado em

rssImage-486dbec9d8383a044bf20d8ff9198982.jpeg

A BYD está em processo de nacionalização de componentes em sua fábrica de Camaçari (BA). Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da montadora no Brasil, a projeção é de que 50% das peças sejam feitas no país até 2027. Há mais de 200 fornecedores homologados.

“Nosso objetivo é atingir 50% [de nacionalização] até 2027, e isso é contratual… Foram contratos firmados com o governo do estado e com a União para que a gente pudesse ter todo esse objetivo sendo alcançado”, afirmou o executivo durante coletiva de imprensa feita na fábrica de Camaçari, nesta terça-feira, 3.

Prédios de estamparia, solda e pintura da planta da BYD em Camaçari (BA)Prédios em construção de estamparia, solda e pintura da planta da BYD em Camaçari (BA)Mauro Balhessa/Quatro Rodas

Para isso, o primeiro passo é terminar os galpões de pintura, estamparia e solda, que já estão de pé e ficam ao lado do prédio onde são montados os carros da BYD. Por enquanto, a produção ocorre no formato SKD, com os carros vindos da China desmontados. No local, motor e transmissão são acoplados na carroceria, além de rodas e processo de finalização. Os modelos passam pelas linhas por meio de elevadores.

Outro componente que será nacionalizado será a bateria, que será produzida em um prédio que já existe. “Primeiramente, a gente busca por fornecedores. Como o caso da bateria que não é possível, é um produto que a própria BYD faz, indiscutível que nós temos um projeto para trazer aqui para essa planta industrial, para que a gente consiga ser mais competitivo. Para que a gente consiga ter uniformidade no fornecimento”, ressalta Baldy.

Continua após a publicidade
Planta da fábrica da BYD em Camaçari (BA)Planta da fábrica da BYD em Camaçari (BA)Mauro Balhessa/Quatro Rodas

Futuro da BYD no Brasil passa pela fábrica

Após ser adiada por problemas de maquinário, licenças e trabalho análogo à escravidão, a inauguração da fábrica aconteceu em outubro de 2025. Do local saem três modelos nacionalizados: o elétrico Dolphin Mini, além dos híbridos King e Song Pro. Ainda esse ano, uma opção flex do SUV sairá do local. O Song Plus também foi confirmado para a fábrica. Ao todo, serão 12 modelos com o complexo em total funcionamento.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

Depois de finalizado os processos de nacionalização, a fábrica será “espelhada” com um terreno ao lado ainda a ser adquirido, que promete aumentar a capacidade produção de 300 mil para 600 mil unidades até o final da década. Atualmente, a capacidade anual é de 150 mil veículos. São aproximadamente 2.300 empregados diretos e outros 2.500 indiretos – futuramente serão cerca de 20.000. Há um turno de funcionamento.

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)Fábrica da BYD em Camaçari (BA)Mauro Balhessa/Quatro Rodas

Além de utilizar o local de forma estratégica para exportações na América Latina, a BYD tem como objetivo disputar o topo de vendas no mercado nacional nos próximos quatro anos. A BYD investe R$ 5,5 bilhões no local, que tem uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, criando sua maior unidade fora da China. Desde a inauguração, 25 mil carros já foram montados no local, com uma média de 420 unidades por dia.

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)Fábrica da BYD em Camaçari (BA)Mauro Balhessa/Quatro Rodas
Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...