Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Toyota improvisa fábrica e importa peças para garantir motores de Corolla e Yaris Cross

Recommended Posts

Postado em

rssImage-b5caf5d904e3325cc51638264c1ca6d0.jpeg

A Toyota do Brasil iniciou uma complexa operação logística e industrial para contornar os efeitos da destruição de sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), atingida por uma microexplosão atmosférica há quatro meses. Para evitar a paralisação das linhas de montagem dos veículos nacionais, a fabricante recorreu à importação de componentes de três continentes e improvisou uma linha de produção de propulsores flex em um galpão alugado na mesma região, como revelam os sites AutoData e AutoIndústria.

A estratégia visa normalizar o abastecimento da rede de concessionárias e garantir o cronograma de produção dos atuais Corolla e Corolla Cross, além de assegurar os motores do recém-lançado SUV compacto Yaris Cross. A medida foi necessária após a unidade original ser considerada inoperante — apenas o piso da fábrica poderá ser reaproveitado.

Fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) fica destruída após chuvasFábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) fica destruída após chuvasRedes sociais/Reprodução

Operação de guerra logística

A solução encontrada pela montadora envolve uma cadeia de suprimentos global. Motores movidos exclusivamente a gasolina, utilizados em versões específicas do sedã médio, passaram a ser importados prontos do Japão. Já para os motores flex, essenciais para o mercado brasileiro, a operação é mista.

Componentes e partes dos motores estão sendo fabricados em unidades da Toyota no Japão, Turquia e Coreia do Sul. Em uma manobra logística incomum, fornecedores brasileiros continuam produzindo peças locais, que são exportadas para serem integradas a subconjuntos no exterior e, posteriormente, reimportadas para a finalização no Brasil.

Para viabilizar financeiramente essa triangulação, a fabricante negociou com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) um regime temporário de ex-tarifário, permitindo a importação de motores semimontados e desmontados com alíquota reduzida, mesmo havendo similar nacional.

Continua após a publicidade
Fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) fica destruída após chuvas<span class="hidden">–</span>Redes sociais/Reprodução

Linha de montagem provisória

Enquanto a fábrica original não é reconstruída, a montagem final dos motores flex foi transferida para um galpão logístico em Porto Feliz. O local, que inicialmente serviria apenas para armazenar o maquinário salvo dos escombros, foi convertido em uma linha de produção ativa.

Essa unidade provisória emprega parte dos 800 colaboradores da planta atingida. Outra parcela do contingente foi realocada para a fábrica de veículos em Sorocaba (SP), enquanto o restante permanece em regime de layoff (suspensão temporária de contrato), sem demissões previstas pela empresa.

Corolla Cross 2025Com a produção reduzida, o Corolla Cross perdeu a chance de fechar 2025 como o SUV médio mais vendido do BrasilFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Impacto no mercado e novos produtos

A interrupção abrupta na produção de motores em Porto Feliz teve reflexo imediato nas vendas. Segundo a fabricante, houve uma queda de 20% nos emplacamentos em novembro, logo após o incidente, devido ao desabastecimento das concessionárias. A expectativa é que as fábricas de veículos em Indaiatuba e Sorocaba retomem a capacidade total de operação a partir de agora.

O impacto foi sentido pela marca, principalmente no caso do Corolla Cross. O SUV médio estava com uma mão na taça para ser o líder de vendas do segmento em 2025, mas a falta de unidades para venda fez com que o Jeep Compass recuperasse a primeira colocação e mantivesse o título de campeão da categoria.

Toyota Yaris Cross<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota

A normalização é crítica para o próximo grande passo da marca no país: o lançamento do Yaris Cross. O SUV compacto, posicionado abaixo do Corolla Cross para brigar com Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross, utilizará a nova motorização híbrida flex. O utilitário começou a ser produzido em Sorocaba (SP) no final de janeiro.

Continua após a publicidade

O conjunto mecânico do Yaris Cross deve combinar um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros (ciclo Atkinson) a um motor elétrico. Estima-se que a potência combinada fique na casa dos 110 cv, com torque estimado para o motor a combustão próximo aos 14,5 kgfm e entrega imediata de força pelo motor elétrico, priorizando a eficiência energética em vez de desempenho esportivo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Histórico e futuro

A fábrica de Porto Feliz foi inaugurada em 2016, fruto de um investimento de R$ 580 milhões na época, sendo a primeira planta de motores da Toyota na região, responsável pela produção dos propulsores 1.5 (Yaris e Etios) e 2.0 (Corolla).

O plano de reconstrução da unidade prevê um longo prazo. A Toyota estima que a nova fábrica só estará plenamente operacional em 2028. O projeto prevê uma instalação industrial mais compacta, com maior nível de robotização e novos processos de produção, cujos testes finais devem começar no fim de 2027.

Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...