Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Banheira do Gugu para carros? Desafio chinês testa motoristas em buraco com água e sabão

Recommended Posts

canCarros, sabão e um enorme buraco: a mais nova distração dos motoristas chineses em seus momentos de lazer mais parece uma enorme banheira do Gugu. Em vez da captura de sabonetes, o desafio enfrentado pelos motoristas é vencer a falta de aderência e retirar seus carros de um enorme buraco com água e sabão sem ajuda externa.

Esse “esporte” virou tendência na província de Shanxi, na China, onde os motoristas podem pagar para colocar suas habilidades à prova tentando dirigir para fora de buracos cheios de água e sabão.

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Vídeos mostram veículos pesados, de picapes off-road a sedãs de luxo, tentando sair do buraco por conta própria enquanto as rodas escorregam no sabão. Pelo menos a pouca aderência não gera grande desgaste nos pneus, mas qualquer manobra errada pode levar à quebra do para-choque ou mesmo a um calço hidráulico.

As imagens mostram diversos modelos, do velho VW Santana à poderosa Ford F-150 Raptor, passando por sedãs grandes como Audi A8 e BMW Série 7. É bastante democrático e o desafio é grande até para os carros com tração nas quatro rodas.

Continua após a publicidade

Os carros entram e ficam girando em alta velocidade pelas paredes inclinadas da estrutura. O objetivo, aparentemente, é manter o carro em movimento lateral contínuo, utilizando a força centrífuga para não escorregar para o centro, onde a água se acumula.

Contra a física

Buraco sabão china<span class="hidden">–</span>Reprodução/Youtube

A presença da mistura de água e sabão elimina quase totalmente a aderência dos pneus com o concreto. Para se manterem na parte alta da parede, os motoristas precisam aplicar uma aceleração constante. A dinâmica exige um equilíbrio delicado:

Continua após a publicidade
  • Força Centrífuga: é o que mantém o carro “colado” na parede inclinada.
  • Tração: mesmo com o sabão, o sistema de tração integral (presente na maioria dos veículos vistos, como a Raptor) tenta direcionar o vetor de movimento para cima ou para a frente.
  • Contraesterço: o piloto precisa corrigir a direção constantemente para que a traseira deslize de forma controlada, sem que o carro rode ou perca velocidade a ponto de a gravidade puxá-lo para o fundo do poço.

O mistério da estrutura

Buraco sabão china<span class="hidden">–</span>Reprodução/Youtube

Não há informações oficiais sobre a origem ou a função original dessas construções. Há quem diga que são construídas exclusivamente para esse “esporte”. O fato é que o local se tornou uma arena para essa prática e as faixas coloridas pintadas também sinalizam a pontuação do motorista. Para escapar da inclinação escorregadia, o veículo precisaria atingir uma velocidade de saída considerável.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Nos vídeos, nota-se que a atividade favorece veículos com maior entre-eixos e tração nas quatro rodas, que conseguem ter maior estabilidade direcional nesse tipo de piso escorregadio. A Ford F-150 Raptor, por exemplo, utiliza seu torque elevado para manter as rodas girando em alta rotação, garantindo o espetáculo visual.

Há carros que têm aparente sucesso e parecem voltar ao fundo de propósito. É o caso do Audi, que depois ainda precisou ser rebocado para fora do poço. Caso o motor falhe por causa da água ou o piloto perca o momento de inércia, o veículo tende a escorregar descontroladamente para o centro da bacia. E dali é realmente difícil escapar.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...