Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Nova Ram Dakota para os EUA pode ser maior, híbrida e não ter origem chinesa

Recommended Posts

A Ram oficializou o retorno da Dakota não só no Brasil, mas como também nos Estados Unidos. O batismo da nova picape média, que preencherá a lacuna deixada no mercado norte-americano pelo modelo original em 2011, foi confirmado por Tim Kuniskis, CEO da marca, encerrando meses de especulações.

A estratégia é clara: apelar para a memória afetiva do consumidor norte-americano para enfrentar a Toyota Tacoma (líder do segmento nos EUA), Ford Ranger e Chevrolet Colorado. A novidade não é apenas um exercício de branding; trata-se de um projeto técnico robusto, com produção confirmada para a fábrica de Toledo, em Ohio, na mesma linha de montagem da Jeep Gladiator.

Jeep Gladiator/Wrangler RubiconA Dakota para os EUA deve compartilhar a plataforma com a Jeep GladiatorLucas Parente/Quatro Rodas

A grande notícia para os puristas é a confirmação da arquitetura. A Ram Dakota será construída sobre chassi de longarinas (body-on-frame), garantindo a robustez estrutural necessária para o uso severo e alta capacidade de reboque.

Ao compartilhar a linha de montagem com a Jeep Gladiator, a Dakota herda o DNA off-road da prima, indicando que o modelo terá aptidão real para o fora de estrada, diferenciando-se de picapes derivadas de SUVs urbanos.

Continua após a publicidade

Seguindo os passos da próxima geração do Jeep Wrangler, prevista para 2028, a Ram Dakota deve estrear com uma opção de trem de força EREV (Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia).

Nesta configuração, a picape é movida exclusivamente por motores elétricos, que entregam torque instantâneo — ideal para carregar peso ou superar obstáculos. Um motor a combustão entra em cena apenas como um gerador para recarregar as baterias, sem conexão mecânica com as rodas. Isso resolve a questão da autonomia em viagens longas, mantendo a eficiência energética. Motores a combustão convencionais também devem compor as versões de entrada.

Ram Dakota<span class="hidden">–</span>Divulgação/Ram
Continua após a publicidade

Enquanto os americanos terão um projeto Jeep, a América Latina receberá uma evolução do projeto que originou a Peugeot Landtrek e a Fiat Titano. Apresentada inicialmente como o show car Nightfall, a Ram Dakota latina recupera o nome da picape Dodge feita no Paraná entre 1998 e 2001, mas agora fabricada na Argentina. O lançamento acontecerá no 1º trimestre de 2026.

Embora utilize a mesma estrutura da Titano (que por sua vez deriva da chinesa Changan Kaicene F70), a Ram Dakota latina recebeu um profundo “banho de loja” para se distanciar da prima da Fiat.

Diferente da tecnologia híbrida ou elétrica dos EUA, a Dakota latina será movida pelo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm. O conjunto inclui câmbio automático de oito marchas e tração integral (4WD). Freio de estacionamento eletrônico e discos nas quatro rodas, já vistos na Titano 2026, também estão presentes.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

A nova Ram Dakota deve chegar às lojas dos Estados Unidos com preço inicial estimado na casa dos US$ 30.000 (aproximadamente R$ 170.000 em conversão direta), posicionando-se abaixo da Ram 1500.

Além da picape, a Ram confirmou o desenvolvimento de um novo SUV grande, também sobre chassi, para competir com Chevrolet Tahoe e Ford Expedition, com produção prevista para acontecer ao lado do Jeep Grand Wagoneer.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...