Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Caoa Changan detalha estreia no Brasil e planos de produção em Anápolis em 2026

Recommended Posts

Faz menos de um mês que a Caoa montou seu último Hyundai — um caminhão HR. Nos próximos meses, a fábrica de Anápolis (GO) ficará dedicada exclusivamente aos modelos da Chery, que vivem bom momento comercial. Só o Tiggo 7 registrou 4.248 emplacamentos em outubro, desempenho próximo ao do VW Nivus e superior ao do Fiat Pulse. Ainda no primeiro semestre de 2026, porém, a unidade também iniciará a montagem de veículos da Changan.

Segundo os presidentes da Caoa, Carlos Philippe Luchesi de Oliveira Andrade e Carlos Alberto Oliveira Andrade Filho, a relação com a Chery segue sólida. Em entrevista exclusiva à QUATRO RODAS, durante o Salão do Automóvel, eles explicaram como a empresa decidiu se associar a mais uma fabricante chinesa.

A aproximação com a Changan ocorreu justamente no Salão do Automóvel. A marca estatal chinesa, fundada em 1862 para produzir material bélico e fabricante de automóveis desde 1959, ficou conhecida no Brasil por modelos como os caminhões Chana, lançados por aqui em 2006, e as picapes Kaicene, base técnica das Fiat Titano e Ram Dakota. O interesse da Caoa, no entanto, está focado em produtos mais avançados.

Compartilhe essa matéria via:

As conversas entre Caoa e Changan começaram em 2019. “A primeira vez que fomos para a China, com nosso pai (Carlos Alberto Oliveira Andrade, falecido em 2021), foi para Chongqing, visitar a Changan — não a Chery [que fica em Wuhu, na provincia de Anhui]. Ali foi o primeiro contato. Depois as tratativas esfriaram, mas eles voltaram a olhar o mercado brasileiro, perceberam o bom desempenho de outras marcas e propuseram uma aliança estratégica conosco”, afirma Carlos Alberto Filho.

O executivo diz ter sido procurado por outras fabricantes chinesas, mas nenhuma aceitou as três condições impostas pela Caoa: investir na construção de marca, produzir localmente e unir “o melhor da Caoa ao melhor da parceira”. No caso da Changan, isso significa combinar tecnologia avançada — considerada um dos pontos altos da indústria chinesa — com o conhecimento da Caoa sobre o mercado brasileiro e sua rede de concessionárias.

Avatr 11Avatr 11Henrique Rodriguez/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Carlos Philippe complementa que a Changan também aceitou facilmente outra exigência: utilizar o nome Caoa junto da marca chinesa. “Explicamos que isso reduz custos de marketing, porque a Caoa já tem uma história consolidada”, reforça Carlos Alberto Filho.

Apesar da parceria, a operação da Changan no Brasil será 100% comandada pela Caoa — ao contrário do que ocorre com a Chery, que já atuava no país antes do acordo. “Com a Changan é diferente: começamos do zero e tivemos mais liberdade para estruturar a operação como queríamos”, diz Carlos Philippe.

Estreia com carros de luxo

Quando os executivos falam em tecnologia, o foco é a Avatr — divisão premium da Changan criada em 2018 e que tem a CATL como sócia, além de parceria estreita com a Huawei para sistemas eletrônicos e condução semiautônoma. O primeiro modelo da marca, o Avatr 11, será também o primeiro Caoa Avatr no Brasil. Ele já pode ser reservado mediante sinal de R$ 9.990 e, segundo a empresa, o primeiro lote — embora reduzido — estaria esgotado.

Avatr 11Avatr 11Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A linha Avatr será posicionada acima dos modelos da Zeekr, com proposta de luxo e personalização semelhante à de carros superesportivos.

Continua após a publicidade

Os primeiros Caoa Changan previstos para o Brasil já aparecem em teasers no site da empresa, embora não estejam presentes no Salão do Automóvel. São o UNI-T, um SUV médio, e o CS75 Plus, um SUV médio-grande. Eles rodam em testes no Brasil há cerca de dois anos e podem receber novos nomes no mercado local, mas já está definido que ficarão acima dos modelos da Chery.

Interior do Avatr 11Interior do Avatr 11Changan/Divulgação

Outros Avatr expostos no evento, como os Avatr 06 e 07, servem como termômetro para avaliar o interesse do público e podem ser os próximos lançamentos.

Segundo os executivos, nenhum produto vendido pela Changan na China está descartado. Isso inclui todas as marcas do conglomerado, como Nevo (elétricos e híbridos com extensor de autonomia), Kaicene (picapes e veículos comerciais) e Deepal (elétricos), representada no salão pelo E07, um SUV elétrico que pode se transformar em picape.

Continua após a publicidade
Avatr 06Avatr 06Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A Caoa promete cuidado para evitar sobreposição de modelos das diversas subdivisões da Changan, mas todos os veículos escolhidos serão vendidos como Caoa Changan. Na avaliação da empresa, o mercado brasileiro não comporta múltiplas marcas com posicionamento muito próximo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Nenhum tipo de mecânica está excluído. Além de elétricos, a Changan pode trazer híbridos, elétricos com extensor de autonomia e até modelos somente a combustão. A chegada de veículos mais acessíveis será gradual, mas considerada essencial para elevar o volume de vendas.

Changan quis comprar a Caoa

Caoa Changan E07Caoa Changan E07Henrique Rodriguez/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

A parceria inclui importação, produção local e distribuição pela Caoa, que pode se tornar a principal representante da Changan na América Latina. Isso abre caminho para exportar modelos montados no Brasil para países vizinhos. Há também a possibilidade de uma sociedade entre as empresas voltada ao desenvolvimento de carros específicos para o mercado brasileiro.

Essa evolução da relação pode incluir, no futuro, participação acionária. “É algo como a parceria Renault–Geely, mas sem aquisição. Eles querem comprar a Caoa, disseram isso claramente. Mas explicamos que primeiro queremos trabalhar nesse modelo inicial; eles vão entender nosso método e, depois, podemos discutir possibilidades”, conta Carlos Alberto Filho.

Changan Nevo Q05Changan Nevo Q05Changan/Divulgação

Os executivos afirmam que a Changan tem visão de longo prazo para o Brasil e que um novo plano de investimento para a fábrica de Anápolis está sendo preparado. “No início do ano que vem, junto com o início das vendas e da produção, vamos anunciar um novo aporte”, diz Carlos Alberto Filho. “O investimento de R$ 3 bilhões anunciado em 2023 será concluído no fim deste ano, e nós o renovaremos”, completa Carlos Philippe.

O plano mais recente era dedicado aos modelos Caoa Chery. O próximo será focado na operação da Caoa Changan.

Somados, os volumes de produção da Changan (cerca de 2,7 milhões de carros em 2024) e da Chery (2,6 milhões no mesmo ano) superam os 4,3 milhões de veículos da BYD — evidenciando a força das duas fabricantes no cenário chinês.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...