Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]‘Inflação é decisão do mercado’, diz Latin NCAP sobre novo protocolo de segurança

Recommended Posts

O Latin NCAP, entidade não governamental com base no Uruguai e que avalia a segurança dos carros novos comercializados na região da América Latina, vai atualizar o protocolo de seus testes. As novas exigências vão entrar em vigor a partir de 2026 e valerão até o final de 2029, como divulgado pela QUATRO RODAS em setembro (veja mais abaixo).

O novo padrão pode dificultar o trabalho das montadoras para atingir cinco estrelas (nota máxima). Para o consumidor, por sua vez, se os carros terão que adicionar mais segurança para atingir a nota máxima. A tendência é que isso deixe os modelos mais caros, pois atender a todos os novos critérios, claro, terá um custo alto.

Questionado em coletiva de imprensa, Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, afirma que isso é “natural” e que se vai ficar mais caro ou não é uma questão do mercado.

“Sempre as pessoas vão comprar [o carro] mais barato. Mas se você não ‘standariza’ [padroniza], se o governo não ‘standariza’, sempre dá para que a montadora vá mais para baixo [em relação a recursos de segurança]… É uma dinâmica natural dos mercados no mundo, não é uma exceção aqui no Brasil… A inflação do mercado é uma decisão do mercado. Isso é uma desculpa deles, mas não há relação”, ressalta Furas.

Vale destacar que o Latin NCAP é um órgão independente. Com isso, ele não tem poder para impor mudanças na regulamentação dos países latino-americanos. No entanto, fornece informações aos consumidores e pressiona fabricantes a oferecer carros mais seguros. Ao mesmo tempo, os fabricantes podem patrocinar os testes, aproveitando os bons resultados na divulgação dos seus carros. 

Segundo dados divulgados pela entidade, pelo menos 72% dos testes levaram a melhorias dos modelos avaliados. O Latin NCAP cobriu pelo menos 58% dos modelos em volume total de vendas acumulado.

Ainda de acordo com o Latin NCAP, os fabricantes estão familiarizados com o novo protocolo, sendo que as reuniões iniciais sobre esse novo foram realizadas em 2021. Os novos protocolos foram desenvolvidos em parceria com o Euro NCAP, que atua na Europa.

Continua após a publicidade

Como funciona a avaliação do Latin NCAP?

A avaliação do Latin NCAP é dividida em quatro principais índices diferentes, com critérios para a proteção de adultos, crianças, pedestres e para os sistemas de assistência de segurança. São eles que estabelecem as regras de pontuação para as notas de zero a cinco estrelas.

Para atingir a excelência a partir de 2026 os carros precisarão atender a um desempenho percentual ainda maior em cada área avaliada. Os ajustes mais significativos estão relacionados à proteção de adultos e nos sistemas eletrônicos que evitam acidentes.

“Os carros deverão ter cinco estrelas em todas as caixas para garantir cinco estrelas [na nota final]”, explica o secretário geral do Latin NCAP. Outro detalhe é que o percentual de proteção também aumentou para cada categoria.

Pontuações mínimas para as notas

Período Estrelas Proteção de Adultos Proteção de Crianças Proteção de Pedestres
Assistência de Segurança
2026-2027 ⭐⭐⭐⭐⭐ 80% 75% 65% 85%
⭐⭐⭐⭐ 75% 65% 60% 75%
⭐⭐⭐ 65% 55% 50% 65%
⭐⭐ 50% 30% 25% 50%
⭐ 40% 15% 10% 50%
2028-2029 ⭐⭐⭐⭐⭐ 85% 80% 70% 85%
⭐⭐⭐⭐ 75% 70% 65% 75%
⭐⭐⭐ 65% 60% 50% 70%
⭐⭐ 50% 30% 25% 50%
⭐ 40% 15% 10% 50%

 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Novidades nos testes

As principais novidades nos testes englobam uma exigência maior para o impacto lateral, troca do dummy (boneco utilizado nos testes), condições diferentes para frenagem autônoma de emergência (com cenários de dia e noite), além de pontos extras para os carros que tiverem chamadas de emergência e “bafômetro” (detectores de condições do condutor). Veja abaixo o que muda para cada critério: adulto, infantil, pedestres e assistências.

Proteção de adultos

  • Impacto lateral: Antes a colisão era de 950 kg em 50 km/h, agora ela vai passar para 1.400 kg em 60 km/h.
  • Impacto lateral de poste: Antes a colisão era em 29 km/h a 90º (com dummy ES-2), que passou para 30 km/h a 75º (com dummy WSID).
  • Whihplash (chicote): Haverá a avaliação do dummy no banco traseiro.
  • Adulto banco traseiro: O Latin NCAP vai incentivar o uso de limitadores de carga nos cintos de segurança.
  • Estrutura: Será avaliada a integridade da estrutura traseira do veículo para os adultos.
  • Pós colisão: Haverá a avaliação da liberação do cinco de segurança, abertura de porta, chamada de emergência e risco de incêndio (inclui EV).

Proteção infantil

  • Dummy no impacto frontal: Passou de 18 meses para um modelo de 10 anos.
  • Detecção de crianças: O novo sistema adiciona pontos para a detecção de crianças no carro (CPD).
  • Impacto lateral: As colisões passaram de 50 km/h, 950 kg, com um adulto (dummy ES-2) e duas crianças (de 18 meses e 2 anos), para 60 km/h, 1.400 kg, com um adulto (dummy WSID) e duas crianças (de 3 e 10 anos).
  • Instalação de cadeirinhas mais seguras: O protocolo incentiva o padrão i-Size, uma evolução mais segura e simples de instalar do que o ISOFIX.

Proteção de pedestres

  • Para cenários de frenagem automática de emergência (AEB), serão avaliados cenários diurnos e noturnos, com crianças atravessando a rua e com ciclistas.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

Sistemas de assistência à segurança

A partir de 2026, os critérios do Latin NCAP também ficarão mais rigorosos na avaliação dos sistemas eletrônicos embarcados no carro. Muitos sistemas contavam pontos só pelo fato de equiparem o carro testado, mas agora deverão cumprir critérios mais rígidos nas avaliações. Quanto mais completos, mais pontos são somados. Os sistemas são:

Controle de estabilidade (ESC): antes o carro ganhava pontos se tivesse o sistema e atendesse a testes técnicos e só passou a perder pontos com mau desempenho no “teste do alce” a partir de 2023.

Agora, além destes testes será necessário que o carro seja capaz de ler as placas de trânsito para corrigir a velocidade do piloto automático sob a pena de perder um terço da nota relativa à avaliação do ESC. O Latin NCAP quer evitar que os motoristas passem do limite de velocidade.

hiluxTeste do alce é uma das formas de avaliar o funcionamento do controle de estabilidadeTeknikens Värld/Youtube

Carros que apenas informam o limite de velocidade (SLIF), carros com sistema manual (MSA) e carros com sistema inteligente (ISA) recebem pontuações diferentes. O sistema inteligente, que lê as placas e ajusta a velocidade, agora vale muito mais pontos.

Continua após a publicidade

Frenagem de emergência (AEB): os testes do sistema em cenário urbano e rodoviário passam a ser avaliados com uma única nota, pois antes o AEB urbano pontuava, na verdade, para a proteção do ocupante adulto. Agora, a nota será garantida ao evitar evitar colisões tanto nas batidas de trânsito urbano (baixa velocidade) quanto em situações de estrada (alta velocidade).

Assistentes mais inteligentes:

Antes os testes avaliavam sistemas que alertavam o motorista (Lane Departure Warning – LDW) ou que corrigiam levemente a direção para manter o carro na faixa (Lane Keep Assist – LKA). Agora, o Latin NCAP também passa a incluir o ELK, um sistema de manutenção de faixa de emergência, que também é capaz de evitar uma saída da pista em situações mais críticas, como desviar de um carro vindo na contramão ou evitar sair da estrada em uma via sem marcações.

Itens de segurança democratizados

Talvez a mudança mais importante para o consumidor seja a forma como o Latin NCAP passa a “forçar” que os fabricantes de carros ofereçam todos esses recursos nos seus carros, caso queiram que seu produto seja cinco estrelas. O percentual de carros dotados destes sistemas aumentará ano a ano entre 2026 e 2029, como dito acima.

VW Touareg R-LineMonitor de pontos cegos será obrigatório para que o carro obtenha cinco estrelasdivulgação/Volkswagen

Antes, para uma tecnologia contar pontos, bastava que o fabricante a produzisse em um percentual mínimo de carros com os sistemas. A partir de agora, porém, as regras são mais rígidas e estabelecem que estes itens estejam presentes como opcionais em toda a gama de versões e em todos os mercados onde o carro é vendido. Para isso, há dois critérios.

Continua após a publicidade
  • Venda como opcional (Stand-alone optional): O fabricante é obrigado a oferecer as tecnologias de segurança como opcionais que podem ser comprados separadamente em 50% das versões em 2026, chegando a 80% das versões  as versões dos carros. Estes opcionais só podem estar vinculados a itens relacionados no protocolo do Latin NCAP. O protocolo, inclusive, diz que poderá exigir que todas essas tecnologias sejam testadas pelo Latin NCAP às custas do fabricante para que sejam validadas para serem vendidas juntas.
  • Percentual de vendas: Não adianta só fabricar; é preciso que um percentual mínimo dos carros efetivamente vendidos na América Latina já saia com essas tecnologias. Em todos os mercados, pelo menos duas versões deverão ter tais itens como equipamentos de série. 

Hoje, por exemplo, o Volkswagen Tera é cinco estrelas porque todas as versões à venda no Brasil têm AEB, mas este sistema não está presente em todas as versões nos outros países para onde é exportado. Isso porque o item só precisa estar presente em 30% dos carros vendidos na América Latina.

Equipamentos obrigatórios para um carro receber cinco estrelas em 2026

O protocolo exige que as seguintes tecnologias sejam instaladas como equipamento de série em todas as versões dos carros testados:

  • Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
  • Aviso de Cinto de Segurança (SBR)
  • Detecção de Ponto Cego (BSD)
  • Assistente Manual de Velocidade (piloto automático)

Para alcançar a alta pontuação de 85% em Assistência de Segurança, exigida a partir de 2028, por exemplo, será praticamente indispensável que o veículo pontue com os sistemas abaixo. Para serem elegíveis, os carros avaliados precisam cumprir as seguintes taxas mínimas de instalação:

  • Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Carro a Carro e para Pedestres/Ciclistas: Deve estar presente em 70% do volume total de vendas e ser oferecido como um opcional individual.
  • Sistemas de Suporte de Faixa (LSS): Deve estar presente em 70% do volume total de vendas e ser oferecido como opcional individual.
  • Assistente Inteligente de Velocidade (ISA): Deve estar presente em 50% do volume total de vendas.
  • Detecção de Presença de Criança (CPD): Deve estar presente em 50% do volume total de vendas.
  • Monitoramento do Motorista (DMS): Deve estar presente em 50% do volume total de vendas.
  • Sistemas eCall (chamada de emergência): Deve estar presente em 30% do volume total de vendas e ser oferecido como opcional individual.
Fiat Pulse Latin NCAPFiat Pulse recebeu duas estrelas em teste realizado pelo Latin NCAP em 2023Divulgação/Latin NCAP

A partir de 2026, o AEB (inclusive para pedestres) e o assistente de faixa (LSS) deverão estar em 70% dos carros vendidos na América Latina, aumentando em 10% por ano até chegar aos 100% em 2029. Para assistente de velocidade, a exigência vai de 50% em 2026 a 80% em 2029. Para detector de criança e monitoramento do motorista, vai de 50% a 95% dos carros em 2029 e o eCall deverá estar em 30% dos carros em 2026 e em 75% dos carros em 2029.

Carros prontos para ter bafômetro?

O Latin NCAP ainda criou uma nova área que premia tecnologias focadas em quem está dirigindo. O carro pode ganhar um ponto extra se tiver uma das seguintes tecnologias:

  • Monitoramento do Motorista: Câmeras e sensores que detectam se o motorista está com sono, cansado ou distraído (olhando para o celular, por exemplo) e emitem um alerta.
  • Alerta de Cinto de Segurança “antitruque”: Um sistema inteligente que consegue identificar se o motorista está tentando enganar o alarme de cinto de segurança, como quando alguém se senta sobre o cinto já afivelado.
  • Facilidade para Instalação de bafômetro (Alcoolímetro): Carro que saírem de fábrica com preparação ou uma interface padronizada que facilite a instalação de um dispositivo que impede o carro de ligar se o motorista tiver ingerido álcool também terá pontuação extra.

Como era e como ficaram os critérios do Latin NCAP para 2026:

Característica Protocolo Antigo (2020-2025) Protocolo Novo (a partir de 2026)
Foco Principal Proteger ocupantes em colisões. Proteger a todos, evitar a colisão e garantir a segurança pós-acidente.
Assistências (ESC) Apenas verificava a presença do sistema. Testa o desempenho em manobras de emergência (“teste do alce”).
Assistências (Faixa) Avaliava sistemas de alerta (LDW) e assistência básica (LKA). Avalia sistemas de emergência (ELK) que evitam colisões frontais e saídas de pista.
Proteção Pedestres Foco em reduzir lesões (passivo). AEB com testes simples. Foco em evitar o acidente (ativo). Testes rigorosos de AEB para pedestres e ciclistas, de dia e à noite.
Proteção Infantil Foco em bebês (dummies de 1 e 3 anos). Foco em crianças maiores (dummy de 10 anos) e tecnologias como Detecção de Presença Infantil (CPD).
Novas Tecnologias AEB básico, assistente de faixa. Monitoramento de Fadiga (DMS), AEB avançado, eCall, CPD, Assistente de Velocidade Inteligente (ISA).
Acesso à Tecnologia Baseado em % de produção. Baseado em % de vendas e obrigatoriedade de venda como opcional separado.

 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...