Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]VW abandonou SUV da Amarok por emissões na Europa e imposto argentino

Recommended Posts

Toyota Hilux e SW4, Chevrolet S10 e Trailblazer, Ford Ranger e Everest, Volkswagen Amarok e… nada. Esse é o mercado de SUVs grandes derivados de picapes como conhecemos, ainda que o Everest ainda não seja vendido no Brasil. Outras marcas, ao contrário da Volkswagen, também possuem modelos nessa categoria, como o Mitsubishi Pajero Sport.

No entanto, a história poderia ser diferente se a empresa alemã tivesse levado um projeto de 2011 para frente. Trata-se de um SUV baseado na Amarok, que sequer chegou a ser batizado, mas teve um protótipo desenvolvido.

VW Amarok SUV<span class="hidden">–</span>Marc Pelzer/Reprodução

A informação foi revelada por Marc Pelzer, um influenciador alemão que encontrou o protótipo e compartilhou em suas redes sociais. Assim como os possíveis rivais, o SUV da Amarok era montado sobre o chassi da picape.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Dessa forma, o protótipo é equipado com três fileiras de assentos e leva sete pessoas. A Volkswagen sempre admitiu a possibilidade desse projeto existir, mas essa é a primeira vez que imagens são divulgadas.

VW Amarok SUV<span class="hidden">–</span>Marc Pelzer/Reprodução

O projeto começou justamente em 2010, quando a Amarok começou a ser produzida na Argentina. Como é típico desse segmento, o design da dianteira é exatamente o mesmo da picape.

Continua após a publicidade

No entanto, apesar do mercado considerável dos modelos rivais, o projeto não foi para a frente por dois motivos. O primeiro é que seria impossível vende-lo na Europa. A picape só era vendida no continente por ser homologada como veículo comercial, enquanto o SUV teria que ser cadastrado como veículo de passageiros.

VW Amarok SUV<span class="hidden">–</span>Marc Pelzer/Reprodução

Dessa forma, o 2.0 turbodiesel, envolvido no dieselgate, não seria capaz de cumprir as normas de emissões europeias. Ele foi feito para atender as obrigações para veículos e trabalho. Portanto, a Volkswagen teria que pensar em outro motor para o SUV e encareceria o projeto.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O segundo motivo, que fez a Volkswagen abandoar de vez o projeto, surgiu em 2013, quando a então presidente da Argentina, Cristina Kirchner, atualizou o sistema de cobrança de impostos e passou a considerar esse tipo de veículo como “carro de luxo”.

VW Amarok SUV<span class="hidden">–</span>Marc Pelzer/Reprodução

Para se diferenciar dos rivais, o SUV da Amarok teria uma curiosa abertura da tampa do porta-malas. São três formas de acessar o bagageiro: abirr a totalidade da porta para a esquerda, levantar a porta inteira verticalmente, como em um SUV convencional, ou ainda abrir somente o vidro vigia, como no Hyundai Tucson.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...