Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Carros da Volvo ficarão ainda mais chineses para cortar custos

Recommended Posts

A Volvo está passando por um momento de reestruturação. A marca, que há décadas é símbolo de segurança e design minimalista, se prepara para dar um novo passo dentro do grupo chinês Geely: ampliar o compartilhamento de peças e tecnologias com outras marcas da holding.

A meta é aumentar a rentabilidade sem abrir mão da identidade que construiu sua reputação ao longo de um século. Mas isso pode significar que a Volvo ficará mais chinesa do que nunca.

O movimento faz parte de uma estratégia maior de sinergia industrial dentro do conglomerado asiático, que também controla nomes como Zeekr, Polestar, Lynk & Co, LEVC e Lotus. Embora todas façam parte do mesmo grupo, a Volvo até agora se destacava por desenvolver plataformas, motores e sistemas eletrônicos de maneira bastante independente. Essa autonomia, porém, tem um custo alto. Com a pressão por margens maiores e a transição para veículos elétricos e digitais, a marca reconhece que precisa aproveitar melhor os recursos disponíveis no ecossistema da Geely.

VOLVO EX90Volvo EX90Fernando Pires/Quatro Rodas

Anders Bell, chefe de desenvolvimento da Volvo, afirma que o compartilhamento deve ocorrer em áreas que não comprometam o caráter dos carros. Segundo ele, o DNA da empresa seguirá intocado. “Os aspectos do desenvolvimento que nos permitiram sobreviver por cem anos devem ser protegidos pelos próximos cem”, declarou.

Continua após a publicidade

Na prática, o que se espera é que componentes estruturais, eletrônicos e de software possam ser unificados entre as marcas, reduzindo custos de produção e acelerando o lançamento de novos modelos.

A Volvo quer se tornar uma fabricante de veículos definidos por software, conceito que coloca o código no centro de todas as funções do carro. É uma mudança de paradigma para uma marca que construiu sua história sobre a engenharia mecânica robusta. Os tradicionais motores de cinco e seis cilindros, por exemplo, já ficaram no passado — hoje, a prioridade é dominar a arquitetura digital que sustenta os elétricos da nova geração.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O Volvo EX90, é o exemplo mais claro dessa transição. É o carro mais caro da marca e foi o primeiro a nascer com a nova base tecnológica do grupo. Não por acaso, enfrentou dificuldades com o software nos primeiros meses de produção, exigindo atualizações imediatas logo após o lançamento. Ainda assim, a marca enxerga esses tropeços como parte de um processo de aprendizado. O sistema que equipa o SUV será a base também para o sedã ES90 e o futuro EX60, que será apresentado em janeiro de 2026.

VOLVO EX90VOLVO EX90Fernando Pires/Quatro Rodas

A marca sueca, pretende elevar sua margem de lucro de 5,6% para 8%, uma meta que depende de um amplo programa de corte de custos. O plano prevê uma economia de 38 bilhões de coroas suecas e uma redução de cerca de 3.000 funcionários. A expectativa é que o aumento do compartilhamento de componentes e o avanço da digitalização ajudem a marca a alcançar esse equilíbrio financeiro.

Continua após a publicidade
VOLVO EX90VOLVO EX90Fernando Pires/Quatro Rodas

Ainda que a aproximação com a Geely seja cada vez mais intensa, a Volvo insiste em reforçar que continuará fiel a seus valores. Os modelos elétricos da nova geração mantêm o interior limpo e funcional, inspirado no estilo escandinavo, e seguem priorizando a segurança e o conforto do motorista.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...