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[4r]Zeekr 001 FR é elétrico extremo com 1.265 cv e tão rápido quanto Lamborghini

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Acredite: foi sem querer que o Zeekr 001 FR levantou uma densa nuvem de fumaça em nossa pista – pelo menos na primeira vez. Este carro elétrico de 1.265 cv é a maior demonstração de força entre todas as marcas do Grupo Geely (que comanda a Lotus e a Volvo, por exemplo) atualmente, mas o “susto” é efeito do chamado “Modo Räikkönen”, legado do piloto Kimi Räikkönen, campeão de Fórmula 1 de 2007 e consultor-chefe da Zeekr.

Eu já havia tido um primeiro contato com o 001 FR há um ano e meio no Autódromo de Ningbo, em Zhejiang, na China. Naquela ocasião, porém, a experiência foi limitada pelo calor de quase 40°C, que aqueceu o sistema elétrico do carro que, por sua vez, ficou com seu ímpeto limitado. É algo ao qual qualquer carro elétrico está sujeito até mesmo para recarregar em potência máxima.

Zeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O perfil calmo, reservado e direto do piloto finlandês parece ter se resumido neste modo de condução especial, que é habilitado em uma aplicação dedicada às funções de alto desempenho do Zeekr 001 FR. É onde o motorista pode monitorar seus tempos de volta e outros dados da telemetria.

O modo Räikkönen só é habilitado se os sistemas estão em temperatura ideal de funcionamento (odeia calor, por sinal) e se a carga da bateria estiver acima de 50%, porque também aumenta o consumo de energia.

Zeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
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O que eu realmente não esperava era que o controle de estabilidade se fingiria de morto com o uso do controle de largada. Fiz minha contagem regressiva mental pressionando os pedais e, quando soltei o freio, as quatro rodas giraram, os pneus viraram fumaça sem espernear e o carro permaneceu estático por alguns segundos, sem tremer ou balançar até resolver sair do lugar. Pode ter sido emocionante do lado de fora mas, no posto de piloto, eu só tive plena noção do que estava acontecendo até ver a fumaça.

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Mais que uma demonstração de força, essa experiência em nossa pista de testes é efeito do sistema de vetorização de torque e do controle fino que tem sobre os quatro motores deste crossover com potência de supercarro. Os dois motores dianteiros têm 211 cv cada, enquanto os dois traseiros têm 421,5 cv cada. São 843 cv só na traseira e 130,5 kgfm no total.

Zeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A lógica por trás da vetorização de torque está em controlar qualquer tendência que possa fazer o carro mudar de direção, ou mesmo usar isso a favor para facilitar o controle dos seus 2.350 kg. O efeito disso é bem sentido nas saídas de curva, quando os motores do lado externo da curva “empurram” o carro para dentro, permitindo ganhar velocidade mais rápido após a tangente. Em modos mais conservadores, o 001 FR não respeita o acelerador ali e só volta a acelerar com o volante reto.

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Zeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Esta versão superpoderosa do Zeekr 001 tem suspensão pneumática e amortecedores magnetoreativos como as versões vendidas no Brasil, com 544 cv e que custam a partir de R$ 495.000. Mais do que conforto, o sistema ajuda a compensar os movimentos da carroceria, mesmo em acelerações. O “salto” da dianteira nas acelerações é bem controlado, também.

Zeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasZeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Se você está se questionando sobre o significado da sigla “FR”, seria melhor ficar sem saber. É “Future Roads”, ou “estradas do futuro” em tradução literal. Só isso. O significado extraoficial, “For Rich” (“para ricos”) é muito mais legal. Na China, este é um carro caro e bastante exclusivo, porque só tem 99 unidades fabricadas por mês.

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Nada modesto Com tudo sob controle, a promessa da Zeekr era que o 001 FR seria capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2 s – mais baixo que os 2,3 s divulgados anteriormente. O que registramos em nossa pista, porém, foram 2,67 s – tão rápido quanto um Lamborghini Temerario. Todas as retomadas foram abaixo de 1,3 s, mas a grande surpresa foi completar os 1.000 m de aceleração a mais de 274 km/h. Para um carro elétrico sem marchas é um feito e tanto. Este que é, agora, o carro mais potente testado por QUATRO RODAS.

Zeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasZeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A combinação dos freios com discos cerâmicos da Brembo e pinças da AP Racing (com 10 pistões na frente e quatro atrás) também fez bonito. O 001 FR estancou mais cedo que os últimos compactos com cerca de 1.200 kg e disco nas quatro rodas que testamos nos últimos anos.

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Quem não tem descanso nesses momentos extremos é a bateria LFP com capacidade de 100 kWh, dada a entrega de energia com a qual precisa lidar. A bateria é consumida a olhos vistos tal e qual acontece com o indicador de combustível de um V8 em plena aceleração, Mesmo nos regimes de medição de consumo, este Zeekr não conseguiu uma projeção de autonomia superior a 310 km com uma carga completa. Como se trata de um carro de importação temporária, não há autonomia no padrão do Inmetro.

Zeekr 001 FR<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A missão deste Zeekr 001 FR no Brasil é, realmente, aparecer e demonstrar tudo aquilo que a marca de luxo da Geely é capaz de fazer. A marca não confirma a importação do 001 FR, mas intenção existe: QUATRO RODAS noticiou, há alguns meses, que a Zeekr estava prospectando interessados no carro e houve brasileiros dispostos a pagar algo ao redor de R$ 1,5 milhão por um exemplar. O dilema é que, para garantir a exclusividade, não podem trazer muitos carros de forma oficial.

É uma exclusividade discreta, porque os elementos aerodinâmicos de fibra de carbono, que aparecem nos para-choques, retrovisores e saias laterais, além de estar em todo o teto (é a única versão sem teto de vidro) não se destacam tanto quanto a enorme asa traseira. Por outro lado, o vermelho sangue predomina na cabine, muito sem sentido.

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A dúvida é se um crossover de 5 m de comprimento e 2 m de largura com rodas aro 22” com 1.250 cv realmente precisa fazer sentido. Nada feito neste carro parece ter sido sem querer, até porque uma versão de 2.000 cv está em desenvolvimento.

Veredicto Quatro Rodas

Fabricantes chinesas vivem um momento de demonstração de força e capacidade técnica. Em vez de ter escolhido um Lotus, a Geely escolheu um Zeekr para mostrar do que é capaz.

Teste de Desempenho – Zeekr 001 FR

Aceleração

  • 0 a 100 km/h: 2,67 s
  • 0 a 1.000 m: 18,17 s / 274,17 km/h
  • Velocidade máxima: não informado

Retomadas

  • 40 a 80 km/h: 1,19 s
  • 60 a 100 km/h: 1,15 s
  • 80 a 120 km/h: 1,34 s

Frenagens

  • 60 km/h a 0: 13,81 m
  • 80 km/h a 0: 24,31 m
  • 100 km/h a 0: 37,46 m
  • 120 km/h a 0: 54,11 m

Consumo

  • Urbano: 3,1 km/kWh
  • Rodoviário: 3,0 km/kWh

Ruído interno

  • Neutro / RPM máx.: 33,5 / não informado dBA
  • 80 km/h: 61,7 dBA
  • 120 km/h: 68,0 dBA

Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: não aplicável
Volante: 2 voltas

Ficha Técnica – Zeekr 001 FR

  • Preço: R$ 1,5 milhão (estimado)
  • Motor: eletr., sincr., 2 diant. com 211 cv e 2 tras. com 421,5 cv; 1.265 cv e 130 kgfm (força total combinada)
  • Baterias: 100 kWh, recarga: 15 (DC, 20 a 80% a 300 kW), 4h30 (AC, 22 kW)
  • Câmbio: aut. 1marcha, 4×4
  • Suspensão: eletro-pneumática, duplo A (diant.), integralink (tras.)
  • Freios: discos ventilados
  • Direção: elétrica
  • Pneus: 265/40 R22 (diant.), 295/40 R22 (tras.)
  • Dimensões: comprimento, 495,5 cm; largura, 199,9 cm; altura, 156 cm; entre-eixos, 299,9 cm; peso, 2.350 kg; porta-malas, 539 l
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