Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Volkswagen considera vender marcas para tampar rombo de R$ 68 bilhões

Recommended Posts

A crise financeira da Volkswagen é tema de notícias há algum tempo. Desde 2020 a Quatro Rodas alertava sobre as dívidas da marca. Em 2024, a fabricante anunciou que iria cortar empregos e em janeiro desse ano começou a cogitar a venda de uma de suas fábricas.

No entanto, informações obtidas pelo Bild, tradicional jornal alemão, mostram que o momento mais crítico dessa crise baterá à porta na virada do ano. Isso por que faltam 11 bilhões de euros (R$ 68,2 bi em conversão direta) para a Volkswagen operar em 2026.

Volkswagen ID.Every1Volkswagen ID.Every1Divulgação/Volkswagen

É o chamado fluxo de caixa líquido, que indica o quanto uma empresa pode gastar. Há dinheiro suficiente para 2025, mas os planos para 2026 estão sob risco. E o que levou a isso? São apontados fatores como fracas vendas na China e as tarifas extras dos Estados Unidos. E para contornar isso algumas medidas drásticas podem ser tomadas.

As primeiras ações são internas, com economia em setores do marketing, vendas e até em futuros investimentos, apontou uma fonte ouvida pelo Bild. No entanto, algumas marcas que pertencem ao Grupo Volkswagen podem ser vendidas.

Continua após a publicidade

Volkswagen - Fábrica Taubaté

As mais cotadas são a Everllence, antiga MAN Energy, que é fabricante de motores, a subsidiária de design Italdesign e o desenvolver IAV. Na melhor das hipóteses, essas ações junto com a venda dessas empresas, podem resolver o problema de caixa da Volkswagen.

Porém, caso isso não aconteça, o Grupo Volkswagen pode pedir para que as marcas se desfaçam de outras empresas, neste caso estamos falando de Audi e Porsche venderem ativos, como a Porsche aceitar vender a Bugatti para a Rimac.

Continua após a publicidade

Para além de vender marcas, se a Volkswagen não corrigir o problema e as finanças continuarem a piorar, há o risco de agências de classificação sinalizarem para investidores que a nota de crédito da fabricante alemã é ruim.

volkswagen-alemanha<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

Dessa maneira, conseguir empréstimos se tornaria mais caro. Segundo a fonte ouvida pelo Bild, a Volkswagen poderia perder mais um bilhão de euros somente com juros decorrentes dessas operações.

Continua após a publicidade

Há ainda um risco maior para a operação que é a falta de dinheiro para investimentos em tecnologias e parque fabril. Sem isso, particularmente nesse momento em que os carros estão mudando motores e ganhando itens de tecnologia, a competitividade da Volkswagen pode baixar.

Um alto executivo da marca também comentou a respeito da complexidade do grupo, uma vez que há muitas marcas. E a intenção, aparentemente, é enxugar a quantidade de desenvolvimentos, uma vez que os projetos acontecem de forma paralela em diversos locais.

Bugatti Tourbillon<span class="hidden">–</span>Divulgação/Bugatti
Continua após a publicidade

Sendo assim, é possível que exista uma maior sinergia entre as marcas na hora de criar carros com a mesma base, como os casos de VW Tourage, Audi Q8, Porsche Cayenne, Lamborghini Urus e Bentley Bentayga, que utilizam a mesma base, mas foram desenvolvidos por times diferentes.

Ainda não sabemos quais as medidas serão tomadas pela Volkswagen em 2026, mas o fato é que, segundo o Bild, a empresa precisa mudar muita coisa para não entrar em um efeito dominó e prejudicar o futuro do Grupo.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...