Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Nissan Sakura ganha painel solar que garante até 3.000 km grátis por ano

Recommended Posts

Uma das grandes barreiras para comprar um carro elétrico é a chamada “ansiedade de recarga”. Esse comportamento descreve o medo do motorista em ficar sem bateria e preso na estrada. No entanto, a Nissan quer usar o sol para acabar com esse problema.

E não pense que essa ideia está só no planejamento, na verdade a empresa já apresentou um curioso conceito baseado no Nissan Sakura. O key car, carro típico do Japão pela sua forma e medidas, ganhou um sistema que a empesa chama de Ao-Solar Extender.

Nissan Sakura EV<span class="hidden">–</span>Divulgação/Nissan

Trata-se de um sistema de carregamento solar montado no teto deste que é o carro elétrico mais vendido do Japão desde 2022. A ideia é que o veículo utilize energia solar para abastecer a bateria que alimento o motor de tração. A ideia da marca japonesa é reduzir a dependência de carregadores externos.

O sistema solar é dividido em duas partes. A primeiras delas fica fixa no teto e capta energia mesmo quando o veículo está em movimento. Quando estacionado, outro painel se estende para fora, sobre o para-brisa, aumentando a capacidade para cerca de 500 Watts.

Continua após a publicidade
Nissan Sakura EV<span class="hidden">–</span>Divulgação/Nissan

Outra funcionalidade do painel, que indiretamente ajuda a poupar energia, é que ele funciona como um parassol, impedindo o aquecimento da cabine e, por consequência, reduzindo o uso do ar-condicionado.

Os painéis funcionam em diferentes condições:

Continua após a publicidade
  • Ensolarado: até 500 W (painel estendido)
  • Com vento: 300 W (painel fechado)
  • Chuva: 80 W (painel fechado)
  • Noite: 0 W (sem captação)
Nissan Sakura EV<span class="hidden">–</span>Divulgação/Nissan

A marca ainda divulgou a expectativa de captação de energia em diferentes condições climáticas. Em dias de chuva, a capacidade é de 80W, em dias com muito vento e painel fechado, a capacidade é de 300W. Por fim, somente estacionado, em dia de sol e com painel estendido a capacidade máxima é atingida.

Continua após a publicidade

A fabricante analisou os dados de uso dos proprietários do Nissan Sakura no Japão, que majoritariamente utilizam o kei car para trajetos curtos, como transporte escolar e compras.

Nissan Sakura EV<span class="hidden">–</span>Divulgação/Nissan

Para esse perfil de usuário, a Nissan estima que a energia gerada pelo sol poderia “quase eliminar” a necessidade de carregamento na rede elétrica. Além disso, o sistema pode atuar como uma fonte de energia de emergência durante desastres naturais.

Continua após a publicidade

Isso só é viável porque o Nissan Sakura é um carro essencialmente urbano e com configurações modestas típicas dos kei cars. Seu motor elétrico dianteiro gera até 64 cv e 19,9 kgfm, e a bateria de apenas 20 kWh (capacidade equivalente a de um SUV híbrido plug-in) garante autonomia de até 180 km. O carro tem 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 1,66 m de altura, pesa 1.070 kg e não passa dos 130 km/h.

Por isso, o painel solar garantiria energia suficiente para mais de 16 recargas anualmente. Chegaria a rodar 3.000 km sem qualquer gasto com eletricidade. É claro que os painéis solares demandam mais tempo que os 40 minutos que o Sakura precisa para sua carga ir de 0 a 80% em carregador rápido.

 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...