Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Fiat Elba era muito mais que um Uno esticado e ganhou o mundo

Recommended Posts

Fiat Elba S 1.3 1986<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Em meados dos anos 1980, o Fiat 147 e seus derivados Oggi, Panorama, City e Fiorino começaram a dar lugar aos descendentes do Uno, lançado em 1984. O sedã Prêmio veio em 1985 e a perua Elba, no ano seguinte. Em 1988 viria a Fiorino nas versões picape e furgão.

A Elba ressaltou o foco da Fiat em aproveitamento de espaço, qualidade já demonstrada nos Uno e Prêmio. Ainda que mantivesse a timidez da antecessora Panorama no que diz respeito ao desempenho, a Elba conseguiu a proeza de ter o maior espaço para bagagem de uma perua nacional, com 847 litros entre o assoalho e o teto.

Fiat Elba S 1.3 1986<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Um feito respeitável, uma vez que era dela também a marca das menores dimensões externas. E bastava rebater o assento traseiro para que nada menos que 1.749 litros de carga pudessem ser transportados.

O espírito cargueiro contava com a tampa do porta-malas que elevava a parte central do para-choque traseiro, criando um vão livre de 89 centímetros para o entra-e-sai da bagagem. A traseira se distinguia de Uno e Prêmio por um desenho mais esguio, com lanternas verticais finas e janela mais baixa.

Continua após a publicidade
Fiat Elba S 1.3 1986<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Havia duas versões de acabamento, S 1.3 e CS 1.5, ambas a álcool ou a gasolina. Além do motor, a versão superior dispunha de computador de bordo, vidros com acionamento elétrico, faróis halógenos, apoio de cabeça, lavador elétrico do para-brisa com temporizador e rodas de liga leve, entre outros itens.

Valor nacional

No primeiro teste da QUATRO RODAS, em abril de 1986, a Elba CS 1.5 a álcool entregava 71,4 cv, atingindo 157,9 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 14,83 s. Já a versão S 1.3, testada em julho do mesmo ano, chegava a 146,3 km/h e fazia o 0 a 100 km/h em 17,38 s.

Fiat Elba S 1.3 1986<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Nem a economia compensou. Se na estrada a Elba 1.5 carregada rendeu 12 km/l, a versão 1.3 quase empatou, com 12,09 km/l. Na cidade, a média da 1.3 foi ainda pior, com 7,07 km/l contra 8,02 km/l.

Continua após a publicidade

O veterinário paulista Fabrício Oliveira Siqueira, dono da Elba S 1986 mostrada nesta reportagem, confirma: “Já cheguei a fazer 15 km/l”. O carro, herdado do avô, ficou dez anos parado antes de voltar à ativa. Hoje, serve às entregas da clínica veterinária, e segue com todos os componentes originais.

Fiat Elba S 1.3 1986<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Além do espaço de sobra do interior, chama atenção a leveza da direção mecânica e a maciez dos bancos. Os retrovisores pequenos dificultam manobras e mudanças de pista, e o engate do câmbio de cinco velocidades, como era comum nos Fiat da época, pede prática para não irritar o motorista.

De Elba CSL a Duna Weekend

Se a VW Parati começou a ser exportada como perua Fox em 1987, a Elba teve seu passaporte carimbado para a Europa como Duna Weekend. Do modelo de exportação se adaptou o painel na nossa versão CSL 1989, quando o motor 1.5 passou a render 82 cv e o acabamento interno melhorou. A Elba CS saiu de linha e a S continuava praticamente igual.

Elba 1.6, modelo 1990Elba 1.6, modelo 1990Acervo/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Para 1990, veio a mudança mais significativa da história da Elba. Ganhou duas portas a mais e motor 1.6 de 88 cv. Já com a frente nova, com faróis mais estreitos, no comparativo de QUATRO RODAS em junho de 1991 com a Parati 1.8 e a Chevrolet Ipanema 1.8, a Elba foi a menos veloz, mas foi a mais econômica e freou melhor.

Em 1992, a Elba Weekend 1.5 i.e. adotou injeção eletrônica e potência de 67,3 cv. Em 1994, a Elba CSL 1.6 também abandonou a carburação, ganhando 1 cv. A perua saiu de linha em 1997, substituída pela Palio Weekend, que manteve como herança o foco em espaço interno e versatilidade — qualidades que garantiram duas décadas de sucesso.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica – Fiat Elba S 1.3 1986

Motor: gasolina, dianteiro, transv., 4 cilindros, aspirado, 8 válvulas, 1.297 cm³, 59,7 cv a 5.200 rpm, 10 kgfm a 2.600 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão: braços forjados e barra estabilizadora (dianteira), independente, com braços triangulares e molas semi-elípticas (traseira)
Freios: disco (dianteiro), tambor (traseiro)
Direção: mecânica, pinhão e cremalheira
Dimensões: comprimento 4,04 m, largura 1,55 m, altura 1,45 m, entre-eixos 2,36 m, peso 882 kg

Continua após a publicidade

Teste de Desempenho – Fiat Elba S 1.3 1986

Aceleração

  • 0 a 100 km/h: 17,38 s
  • Velocidade máxima: 146,3 km/h

Frenagens

  • 80 km/h a 0: 30 m

Consumo

  • Urbano: 7,07 km/l
  • Rodoviário: 13 km/l

Preço

  • Preço (julho de 1986): Cz$ 72.911
  • Preço (atualizado IGP-DI / FGV): R$ 119.211
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...