Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]BMW X5 passa BYD e GWM e é o primeiro híbrido plug-in nacional

Recommended Posts

BYD e GWM correram contra o tempo para que uma delas fosse a primeira a produzir um carro híbrido plug-in no Brasil. Quis o destino, porém, que nenhuma conseguisse o feito. E, inesperadamente, quem saiu na frente foi a BMW.

E a alemã fez isso em grande estilo, com o X5, seu mais longevo e tradicional SUV. Esse modelo passou a ser feito na fábrica de Araquari (SC), ao lado de Série 3 e X1, tendo como justificativa a demanda por carros eletrificados no país. O X5 PHEV estreia em duas versões: xDrive50e X-Line, de R$ 786.950, e a xDrive50e M Sport, de R$ 838.950. Testamos esta versão mais cara.

Além do título de primeiro híbrido plug-in nacional, o novo BMW X5 PHEV passa a ser também o carro mais potente já fabricado no Brasil. Ele combina um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha a gasolina, de 313 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, a um elétrico traseiro de 197 cv, sem torque específico divulgado. Ao todo, são 489 cv e 71,4 kgfm. O câmbio tem oito marchas, e a tração é integral.

BMW X5Visual mais discreto é uma marca do BMW X5Fernando Pires/Quatro Rodas

E esse conjunto dá ao BMW uma terceira distinção: ser o carro mais rápido produzido em solo nacional, uma vez que ele foi de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, em nossos testes. Considere que o SUV mede 4,94 metros e pesa quase 2,5 toneladas. As rápidas acelerações são possíveis granças aos empurrões do motor elétrico, ao som do belo ronco do motor a gasolina de seis cilindros.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A dirigibilidade do SUV combina com sua tradição na marca: o X5 oferece uma direção prazerosa, com tocada esportiva. Sua direção é direta e com peso adequado ao carro. Já a suspensão a ar, com diferentes ajustes de altura, seguindo os modos de condução, tem ajuste mais rígido e um curso reduzido dos amortecedores (que podem chegar ao batente caso o carro passe por valetas ou lombadas em velocidades mais elevadas que o normal). Se isso acontecer, porém, o fim de curso é suave, sem batidas secas.

BMW X5Rodas M Sport de 21 polegadasFernando Pires/Quatro Rodas

O X5 pode rodar utilizando apenas o motor elétrico, em modo híbrido (no qual o carro determinará o melhor uso dos motores, juntos ou separados) ou no modo esportivo, onde o motor a combustão fica sempre ligado, para entregar desempenho máximo junto ao elétrico.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Porém, o sistema híbrido tem falhas, já corrigidas nos chineses da BYD e GWM. A bateria que alimenta o motor elétrico tem 25,7 kWh, mas só aceita cargas lentas de até 7,4 kW (mesmo assim, os compradores levam de “brinde” um carregador portátil de 11 kW e um wallbox, de 22 kW).

Continua após a publicidade
BMW X5Interior disfarça bem a idade do projeto do SUVFernando Pires/Quatro Rodas

Há outro escorregão. O SUV não possui um modo em que o motor a combustão funciona como gerador e recarrega a bateria, assim como existe nos chineses. A função é útil para que, após viagens, se chegue a um ambiente urbano com bateria suficiente para rodar no modo elétrico.

Apenas no modo Sport, quando a bateria é zerada, o motor promove uma pequena carga, só para garantir o funcionamento do motor elétrico em caso de exigência de máximo desempenho. Não passa, porém, de uma autonomia de 10 km. No lugar, há somente um modo que mantém a carga, fazendo com que o motor a combustão funcione em primeiro plano. Assim, a carga é mantida e recebe a energia das desacelerações e frenagens, que acabam gerando pequenas recargas, a depender do trajeto.

BMW X5Bancos têm aquecimento e ventilaçãoFernando Pires/Quatro Rodas

Quanto ao consumo, o X5 tem extremos. Segundo o Inmetro, em modo híbrido, o modelo pode chegar às médias de 22,8 km/l na cidade e 23,4 km/l na estrada. Nos nossos testes, feitos com a bateria zerada, o consumo passou para 4,6 km/l na cidade e 8,2 km/l na cidade – demonstrando o problema de não se ter um modo de recarga. Utilizando apenas o motor elétrico, a autonomia média projetada, também seguindo nossos testes, é de até 87 km.

Continua após a publicidade
BMW X5Há espaço de sobra para duas pessoasFernando Pires/Quatro Rodas

Não houve alterações visuais ou de acabamento no X5 nacional, que segue cumprindo obrigações de carros de alto luxo. Por fora, além das linhas elegantes, há elementos como faróis full-led adaptativos, rodas de 21” diamantadas, grades com iluminação e porta-malas elétrico com abertura em dois níveis.

Por dentro, o SUV combina duas telas em um conjunto curvo, com 12,3” no quadro de instrumentos e 14,9” na multimídia – repleta de funcionalidades, como Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz e por gestos e sistema de câmeras 360o 3D.

BMW X5Porta-malas leva até 500 l de bagagemFernando Pires/Quatro Rodas

Há também sistemas de condução semiautônomos, porta-copos com aquecimento e resfriamento, som Harman Kardon, ar digital de quatro zonas, teto solar panorâmico e bancos com aquecimento e ventilação. O acabamento também é de alta qualidade, com revestimentos que podem ser em preto, caramelo, marrom ou cinza-
claro.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o X5 demonstra que está uma geração atrás dos demais SUVs da marca, a começar pelo desenho do painel, que ganha as telas curvas e as saídas de ar “camufladas” para disfarçar e aproximar-se dos irmãos mais modernos. O esquema de iluminação ambiente, mais discreto, também destoa do restante da linha, que tem luzes berrantes.

BMW X5Teto panorâmico elétrico é de sérieFernando Pires/Quatro Rodas

O nome X5 iluminado à frente do passageiro, por exemplo, é uma novidade para dar ares mais chamativos. Outra evidência está nos vários comandos físicos – esta defasagem, porém, cai bem em tempos de comandos centralizados na multimídia, que mais dificultam do que ajudam no manuseio.

Quanto ao espaço interno, não há do que se reclamar, embora o banco traseiro acomode melhor apenas duas pessoas por causa do túnel central elevado e pelo console, que abriga os comandos e as saídas de ar-condicionado, e invade o espaço das pernas do ocupante do meio. As bagagens vão com folga graças aos 500 litros do porta-malas, cuja abertura é feita em dois níveis: com uma tampa que se abre para cima e outra, para baixo.

BMW X5Motor é um 3.0 turbo de seis cilindrosFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

O BMW X5 PHEV mostra não apenas a capacidade e o nível tecnológico da indústria nacional, mas também a força do mercado de luxo no Brasil. É o carro mais tecnológico e luxuoso já feito por aqui, além de o mais potente e rápido. E chegou antes dos chineses, que têm feito boa figura, quando o assunto é tecnologia.

Veredicto Quatro Rodas

O BMW X5 híbrido plug-in mantém sua essência de luxo e mostra do que a indústria nacional é capaz. É luxuoso, rápido e tecnológico, mas fica devendo sistemas atualizados para a bateria.

Ficha Técnica

Motor: turbo, gas., diant., 6 cil. em linha, 24V, 2.998 cm3; 313 cv a 5.500 rpm, 45,9 kgfm a 1.750 rpm; elétrico, 197 cv; 489 cv combinados, 71,4 kgfm combinados
Bateria: íons de lítio, 25,7 kWh; recarga máx., 7,4 kW
Câmbio: aut., 8 m., tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: a ar; duplo A (diant.), multilink (tras.)
Freios: a disco
Pneus: 275/40 R21 (diant.), 315/35 R21 (tras.)
Dimensões: compr., 493,5 cm; larg., 200,4 cm; alt., 175,5 cm; entre-eixos, 297,5 cm; peso, 2.495 kg; porta-malas, 500 l; tanque de comb., 69 l

Teste Quatro Rodas

Aceleração
0 a 100 km/h 4,8 s
0 a 1.000 m 23,8 s / 225,8 km/h
Velocidade máxima 250 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 2,6 s
D 60 a 100 km/h 2,7 s
D 80 a 120 km/h 3,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14/25/64,5 m
Consumo
Urbano 4,6 km/l
Rodoviário 8,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. -/48,4 dBA
80/120 km/h 61,8/69,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 2.100 rpm
Volante 2,7 voltas
SEU Bolso
Preço R$837.950
Garantia 2 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 25 °C; umid. relat., 63%; press., 767 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...