Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Toyota diz que híbridos leves como os de Fiat e Peugeot não são de verdade

Recommended Posts

Pioneira entre os carros híbridos com o Prius, a Toyota levantou uma polêmica. A fabricante japonesa diz acreditar que muitos consumidores estão sendo enganados pelos carros com motores híbridos leves (MHEV), como os sistemas oferecidos no Brasil por Fiat, Peugeot, Kia e Chery e nas marcas de luxo.

O discurso não é novo, mas ganhou força depois de declarações de Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota na Austrália. Ele critica abertamente a forma como os rivais estão rotulando seus modelos como híbridos, sugerindo que isso confunde o consumidor.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024Fernando Pires/Quatro Rodas

“Um verdadeiro híbrido precisa ter um motor elétrico capaz de tracionar o veículo sem auxílio do motor a combustão. O resto é só marketing”, afirmou Sean Hanley. Essa afirmação também é contestável, pois há carros com sistemas híbridos mais robustos em que o motor elétrico é potente, trabalha com alta tensão, mas não atua sozinho, como nos Porsche 911 T-Hybrid e na Ferrari LaFerrari. 

Na prática, o sistema usado por Fiat e Peugeot é 12 V e o motor-gerador apenas assiste o motor a combustão em momentos específicos, como nas partidas e nas acelerações. Por isso, os ganhos em consumo e emissões são limitados, especialmente se comparados com os sistemas híbridos plenos (HEV) usados pela Toyota nos Corolla, Prius e RAV4. 

Continua após a publicidade
Toyota Prius 2025 hevNovo Toyota Prius HEVDivulgação/Toyota

Mas a própria Peugeot usa, na Europa, um sistema híbrido leve 48 V que é capaz de mover o carro por pequenas distâncias em modo elétrico e mesmo assim o ganho em consumo é limitado. Isso também demonstra que o simples fato de mover o carro em modo elétrico é um argumento limitado. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para a Toyota, a questão é de honestidade com o consumidor. A empresa argumenta que os benefícios de um MHEV não se comparam aos de um HEV. Na prática, a diferença se traduz em um consumo de combustível muito menor nos híbridos plenos, que efetivamente alternam entre os motores elétrico e a combustão.

Toyota RAV4 2026Toyota RAV4 2026Divulgação/Toyota

Como prova de seu compromisso com a transparência, a Toyota decidiu não usar o selo “híbrido” em seus próprios modelos com tecnologia de 48V na Austrália. A picape Hilux e o SUV Land Cruiser Prado equipados com o sistema são identificados pela designação “V Active”, deixando a nomenclatura “hybrid” exclusivamente para os seus modelos HEV e PHEV.

A preocupação da marca é que a banalização da palavra acabe reduzindo o valor percebido de uma tecnologia que ela considera central em sua estratégia de eletrificação.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...