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[4r]Nosso BYD Dolphin ficou preso no carregador; veja o que fazer nesta situação

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Era o feriado do Dia do Trabalho. No final da tarde, chegou um áudio do repórter João Vitor Ferreira: “O carregador parou de carregar sozinho, ficou cobrando carregador ocioso e agora que eu vi estou tentando desconectar para iniciar a carga de novo e não funciona. O carregador diz que está finalizando a carga, mas não sai disso e o conector está preso”. Quando ouvida a mensagem, João já havia conseguido liberar o Dolphin, mas o aprendizado ficou e é válido para todos que utilizam um carro elétrico.

Cada um tem sua estratégia para passar o tempo durante as recargas. Nosso repórter ficou na loja de conveniência jogando no seu Nintendo Switch e só 40 minutos depois viu no aplicativo da Shell Recharge que a carga havia sido interrompida com cinco minutos e já estavam cobrando 37 minutos de ociosidade. Na tela do carregador, ainda indicava estar terminando a carga, impossibilitando a desconexão da tomada do carro.

DolphinCarregador não encerrava a recargaHenrique Rodriguez/Quatro Rodas

“Quando liguei na central de atendimento, pedi que interrompessem o carregamento por lá e a atendente disse que não era possível. Disse que eu teria que abrir o capô e procurar um cabo para puxar e liberar o carregador. Eu não encontrei o tal cabo. Tentei usar a chave para destravar o carregador. Depois, usei o procedimento de desabilitar o modo antifurto, que impede de desconectar a tomada, e aí, sim, funcionou.

Esse travamento que o carro faz no carregador é uma questão de segurança, pois obriga que a energia seja interrompida antes da desconexão. Do contrário, existiria risco de arco voltaico, por conta da alta potência no carregamento.

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Tudo isso demorou exatamente 1h07min, sendo que a Shell Recharge cobrou 1h02 de tempo ocioso, o que somou R$ 46,80. Os 4 kWh dos cinco minutos de recarga, somaram apenas  R$ 9,60. Contestamos a cobrança de ociosidade e o ressarcimento foi feito às vésperas de fechar esta edição.

BYD Dolphin – 26.267 km

Versão GS 180 EV
Motor elétrico, diant., transversal, síncrono, 95 cv, 18,4 kgfm
Câmbio automático, 1 marcha, tração dianteira
Revisões até 100.000 km: grátis
Seguro R$ 1.570
Consumo No mês: 5,2 km/kW, com 62,9% de rodagem na cidade

Desde jan/24: 6,3 km/kW, com 48,3% de rodagem na cidade

Carregamento e gastos  160 kW, 5h40min, R$ 422,46

 

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