Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Nova picape da Volkswagen terá o melhor de Toro, Strada e Montana

Recommended Posts

A Volkswagen não costuma ponderar bastante antes de criar um carro para entrar em novos segmentos, mas costuma ser assertiva quando faz isso. Foi assim, por exemplo, com o T-Cross, que foi lançado anos depois dos seus concorrentes e se tornou um sucesso de vendas. Agora a VW trabalha para que o mesmo aconteça quando lançar sua inédita picape intermediária.

Faz sete anos que a Volkswagen apresentou o conceito Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo. Era uma picape intermediária com jeitão de T-Cross e até sofisticada, pois tinha suspensão traseira independente e tração integral – assim como há na Fiat Toro. Mas o projeto foi engavetado e está renascendo um pouco diferente para ser lançado, enfim, em 2026.

VW TAROKVolkswagen Tarok Concept, de 2028Divulgação/Quatro Rodas

Para usar o tempo a seu favor, a nova picape da Volkswagen terá características (e evitará erros) das principais concorrentes, inclusive aquelas que surgiram nos últimos anos.

Porte da Fiat Toro

Em comum com a Fiat Toro, a picape da Volkswagen terá sua proximidade com carros médios. A Toro foi desenvolvida sobre uma plataforma de hatches e SUVs médios, um pouco mais larga. É por isso, também, que a VW vem usando a carroceria do velho Tiguan para disfarçar as mulas da nova picape, conforme o flagra de Eduardo Campilongo, feito no interior de São Paulo.

Desta forma, a Volks evita seguir a estratégia da Chevrolet Montana, que nesta terceira geração tem porte mais próximo de picapes compactas com cabine dupla, como Fiat Strada e VW Saveiro. Ela até tem versões básicas, mas que não convencem empresas tão bem quanto as rivais, que têm carros mais baratos e aspecto mais robusto.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Enquanto a Strada tem 2,84 m de entre-eixos, a Montana tem 2,80 m e a Toro tem 2,99 m. A nova picape da VW terá algo ao redor dos 3 m, até mesmo para aproveitar as dimensões da nova plataforma MQB Hybrid, pronta para eletrificação e maior que a base de T-Cross de Polo. De acordo com o Autos Segredos, a nova picape já nascerá pronta para receber um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V combinado com o novo motor 1.5 eTSI flex.

Até seu lançamento, aliás, a Fiat Toro também já terá motorização MHEV 48V.

Suspensão da Fiat Strada

Picape VW<span class="hidden">–</span>Eduardo Campilongo/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Em vez de seguir o projeto com uma suspensão traseira independente, a Volkswagen optou por partir para o uso de eixo rígido com feixes de mola na traseira. É uma solução até antiquada, mas bastante robusta: é o mesmo tipo de suspensão usado pelas picapes médias e também pela Fiat Strada desde sua primeira geração.

É isso, inclusive, o que explica a suspensão traseira tão alta no carro flagrado. Esta mula já utiliza o conceito de suspensão definitivo, com direito a um arco no meio do eixo rígido traseiro como há na Strada.

Flagra-mula-Volkswagen-Therion-Projeto-247-Udara-8Mulas já usam suspensão traseira com eixo rígidoAutos Segredos/Reprodução

A Volkswagen se negou a usar eixo rígido na Saveiro em todas as gerações. Os alemães sempre optaram por valorizar a dinâmica da sua picapinha, com grandes bitolas no eixo de torção traseiro e com as molas com rigidez variável, que assume um comportamento mais firme quando com carga. Mas o mercado percebeu que a Strada é mais robusta a longo prazo.

Continua após a publicidade

Design à Chevrolet Montana

A despeito da suspensão mais rústica, a nova picape da Volkswagen ainda terá uma estreita relação com SUVs, tanto no design quanto na cabine. Inclusive, é possível que tenha as lanternas traseiras unidas visualmente, nem que seja por uma barra preta.

Esta relação próxima com os SUVs já era visto no conceito Tarok e ainda ficará bastante evidente nas versões mais completas.

Estratégia e data de lançamento

A Volkswagen já definiu que a nova picape será fabricada em São José dos Pinhais (PR) junto com o T-Cross e também com o Virtus, que também passou a ser produzido por lá.

O lançamento será em 2026. Com este carro, a Volkswagen terá uma picape com design interessante e moderno, boa capacidade de carga, robustez, porte e bom espaço interno, além de já estar adequada à uma futura demanda por picapes eletrificadas.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...