Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Ferrari registra tecnologia que evita ‘raspar’ a frente do carro

Recommended Posts

Talvez uma das maiores ‘dores’ de amantes de carros é quando raspamos a frente do carro na guia da calçada. Isso acontece de forma mais corriqueira em carros mais baixos, mas dependendo do local até mesmo SUVs podem raspar a parte inferior do para-choque dianteiro. O barulho arrepia só de pensar, não é mesmo? Mas esse incômodo está com os dias contados se depender da Ferrari

A marca de luxo registrou uma patente que basicamente previne essas ocorrências por meio de frenagem automática e uso de sensores, aproveitando uma tecnologia já existente no mercado. É como se fosse um alerta de colisão frontal, mas para objetos baixos, que normalmente não são identificados por sensores de estacionamentos.

Ferrari Amalfi

Os sensores patenteados pela Ferrari detectam a altura dos objetos à frente do carro. Se o objeto for considerado alto demais para o para-choque dianteiro passar, o sistema emite um alerta sonoro. Caso o motorista continue avançando e não reagir, o sistema acionará os freios automaticamente.

A maioria dos supercarros da Ferrari tem o ‘nariz’ do carro mais baixo, dificultando a avaliação ou a visualização de um meio-fio. 

Continua após a publicidade

Ferrari 12Cilindri

E é sensato informar que esse recurso só será ativado em baixa velocidade, evitando frenagens fantasmas quando o motorista está em velocidade de cruzeiro com risco iminente de acidente grave. Na condição de velocidade elevada em uma situação de risco de colisão traseira será a tradicional frenagem automática de emergência que será acionada. 

A patente não descreve se o novo sistema utilizará o recurso já conhecido em superesportivos que é o sistema de elevação do eixo dianteiro, que funciona por meio da suspensão pneumática e é útil para que o carro possa superar lombadas ou valetas. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Mas vale salientar que o fato de ser uma patente não significa automaticamente que será um recurso comum nos carros esportivos da Ferrari no futuro. As marcas costumam patentear esses itens para que a propriedade intelectual seja protegida, independentemente de usá-la ou não.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...