Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Volkswagen vai cobrar mensalidade para carro elétrico ter potência prometida

Recommended Posts

A Volkswagen encontrou uma nova forma de explorar o modelo de assinaturas no setor automotivo. No Reino Unido, o ID.3 Pure é oferecido com 168 cv no configurador da marca, mas quando o cliente recebe o carro, descobre que só pode usar 148 cv. Os 20 cv restantes estão bloqueados por software e só são liberados mediante pagamento.

Há três pacotes disponíveis para realizar o desbloqueio, mensal, anual ou em um pacote vitalício. Os valores variam de £ 16,50 por mês (cerca de R$ 115), a £ 165 por ano (R$ 1.150), chegando a £ 649 (R$ 4.500) na modalidade permanente. A Volkswagen não esclarece, porém, se esse pagamento único fica atrelado ao carro ou à conta do usuário – deixando em dúvida o que acontece quando o veículo for vendido para outra pessoa.

VW-ID.3-GTX-00015-copy-2-1536x1024<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

Mesmo que a diferença seja pequena, ela é acompanhada com um ganho de 15,4 kgfm e a própria marca admite que a autonomia do ID.3 não é alterada. Para o consumidor, fica a sensação de pagar caro por um benefício limitado, já que outros fabricantes oferecem aumentos bem mais expressivos por valores semelhantes.

Segundo a revista britânica AutoExpress, a alteração não afeta o preço das apólices de seguro, porque o carro é homologado oficialmente com 168 cv, mesmo que rode restrito aos 148 cv iniciais.

Continua após a publicidade
VW-ID.3-GTX-00010-1536x1028<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

Ou seja, é apenas uma limitação artificial, o que abre espaço para especulações sobre a possibilidade de que donos encontrem formas de desbloquear a potência sem pagar à Volkswagen, o que inevitavelmente levanta dúvidas sobre eventuais perdas de garantia.

A justificativa da montadora se baseia em iniciativas semelhantes com o motor a combustão, que ofereciam diferentes níveis de potência a partir do mesmo bloco. O argumento é de que agora o cliente pode decidir ao longo da vida útil do carro se quer ou não investir em mais desempenho, em vez de assumir esse custo já na compra.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
VW-ID.3-GTX-00005-1536x940<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

A tendência das assinaturas na indústria

A Volkswagen mesmo já oferece outros recursos por assinatura, como bancos aquecidos, comandos de voz e sistema de navegação. E segue um movimento visto em marcas como BMW, Tesla, Mercedes-Benz e Polestar, que também passaram a bloquear funções para vendê-las separadamente.

A diferença está no retorno: enquanto concorrentes oferecem pacotes que liberam de 60 cv a mais de 100 cv extras por valores próximos a US$ 1.200 (cerca de R$ 6.200), a Volkswagen entrega apenas 20 cv por quase R$ 4.500. Para críticos, isso reforça a imagem de uma marca pragmática, mais preocupada em monetizar seus produtos do que em seduzir o entusiasta.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...