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[4r]Honda HR-V 2026 muda pouco e é compacto com espaço (e preço) de médio

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Lançada em 2022 no Brasil, a atual geração do Honda HR-V ainda tinha ares de novidade. Mesmo assim, seguiu o ritmo natural do mercado e, três anos depois, passou por sua primeira atualização para manter-se atraente nas lojas. Mas as novidades são discretas, seja em visual ou equipamentos. Por outro lado, não há nenhuma mudança mecânica, mas consideráveis aumentos de preços.

Testamos a versão Touring do SUV que, apesar de compacto, tem predicados de SUV médio. A começar pelo preço: ela sai por R$ 209.900, acima de todos os concorrentes e já na faixa ocupada pelos SUVs médios – o Jeep Compass Longitude sai por R$ 211.990 e, o Toyota Corolla Cross, sai por R$ 214.590 na versão GR-Sport e por R$ 219.890 na XRX Hybrid.

No visual, as mudanças são discretas e atingem mais justamente a versão topo de linha. Na dianteira, o para-choque foi levemente redesenhado, assim como a grade, que assume formas mais quadradas. Para as versões turbo, a trama tem formas geométricas, mas apenas a Touring tem a base da carroceria pintada em preto brilhante. Como exclusividade, a versão mais cara ganha iluminação dinâmica da seta nos faróis, que são full led em todas as versões.

Honda HR-V Touring 2026Honda HR-V Touring 2026Divulgação/Honda

De lado, agora as versões turbo têm rodas de 18 polegadas – deixando as de 17 polegadas apenas para as configurações aspiradas. No caso da Touring, o acabamento mistura uma face diamantada a um fundo em preto brilhante, em uma combinação elegante.

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Atrás, o destaque fica para as lanternas. Elas seguem indo de um lado a outro, mas ganham novo visual e iluminação full led, exclusivamente para a versão de R$ 209.900. Para as demais, as lanternas passam a ser as mesmas utilizadas anteriormente pela Touring, com lentes acinzentadas. Nas duas versões turbo, porém, há saída dupla de escape.

Honda HR-V Touring 2026Honda HR-V Touring 2026Divulgação/Honda

O interior do HR-V passou por alterações também discretas, como no console central, que está mais “aberto” sem a antiga alça que subia em direção ao painel. A tela da central multimídia também ganha um novo posicionamento, mais destacado do painel, mantendo as oito polegadas e as conexões sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. A central também mantém o layout um tanto antiquado, porém funcional, mas atualiza o sistema, que está mais rápido.

Honda HR-V Touring 2026Honda HR-V Touring 2026Divulgação/Honda
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Predicados de SUVs médios

Ele também não altera o bom acabamento, um dos pontos altos do HR-V e que o coloca ao lado de SUVs médios. Há uma faixa central macia, com revestimento em material sintético, assim como nos painéis de porta – inclusive para quem vai trás.

Quando a carroceria é pintada nas cores branco Topázio, azul Cósmico, cinza Basalto ou cinza Titanium (este, novidade da linha 2026), o acabamento interno é em cinza claro. Nos tons branco Tafetá, preto Cristal, prata Platinum ou vermelho Supernova (também novidade), o acabamento é em preto.

Honda HR-V Touring 2026Honda HR-V Touring 2026Divulgação/Honda

O que também o coloca lado a lado com SUVs de categorias superiores é o espaço interno. Quem vai nos bancos traseiros, pode ter mais espaço do que em um Jeep Compass, por exemplo, mas o estreito e rígido banco central inviabiliza acomodar uma terceira pessoa com conforto. Apesar disso, há saídas de ar-condicionado traseiras, portas USB e apoio macio nas portas. O porta-malas, por sua vez, tem 354 litros – menor do que o de um Chevrolet Tracker, que tem 393 litros.

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Honda HR-V Touring 2026Honda HR-V Touring 2026Divulgação/Honda

Entre os itens de série, o pacote é completo. Desde a versão de entrada, o HR-V 2026 é equipado com assistente de controle de descida, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, seis airbags, câmera lateral direita para redução de pontos cegos (não há alertas luminosos) e chave presencial.

Há ainda piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa, faróis altos automáticos, faróis full led, ar-condicionado, multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay, e quadro de instrumentos com mostrador analógico e tela de 7″.

Honda HR-V Touring 2026Honda HR-V Touring 2026Divulgação/Honda
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Chegando à versão Touring, além dos itens das demais versões, há faróis e lanternas exclusivos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado bizona automático digital, 4 alto falantes e 4 tweeters, porta-malas com abertura elétrica e banco do motorista com ajustes elétricos.

Sem motor híbrido

Apesar das novidades, não foi dessa vez que o HR-V ganhou um conjunto híbrido – o que deverá acontecer nos próximos anos. Assim, a versão Touring segue equipada com o mesmo motor 1.5 turbo flex de 177 cv e 24,5 kgfm, acompanhado pelo câmbio automático CVT. Nos nossos testes, o modelo foi de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, um dos melhores tempos da categoria. No consumo, as médias foram de 11,3 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, com gasolina.

Honda HR-V Touring 2026Honda HR-V Touring 2026Divulgação/Honda

Sem alterações, é mantida a ótima dirigibilidade do modelo – além do desempenho. Mesmo com câmbio CVT, que não tem foco em esportividade, o HR-V turbo tem acelerações rápidas e tornam saídas e retomadas fáceis, sem qualquer esforço.

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A direção é confortável, mas combina com o desempenho e tem um bom peso para ser mais direta. O mesmo vale para a suspensão, mais firme, mas que não prejudica o conforto em rodagens urbanas por asfaltos maltratados. Há um bom isolamento acústico para o motor e vento, mas é possível ouvir os ruídos vindos das caixas de rodas em velocidades mais altas, o que não desabona o bom conjunto.

Teste – Honda HR-V Touring 2026

Aceleração
0 a 100 km/h: 9,1 s
0 a 1.000 m: 30,1 s / 178,1 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,9 s
D 60 a 100 km/h: 4,7 s
D 80 a 120 km/h: 5,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14/25,2/57,5 m
Consumo
Urbano: 11,3 km/l
Rodoviário: 15,3 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. : 37,4/62,9 dBA
80/120 km/h: 63/68,4 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.800 rpm
Volante: 2,5 voltas

Ficha técnica – Honda HR-V Touring 2026

  • Preço: R$ 209.900
  • Motor combustão: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, turbo, 16V, 1.498 cm³, 177 cv a 6.000 rpm, 24,5 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: CVT, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.)/ eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R18
  • Dimensões: comprimento, 434,6 cm; largura, 179 cm; altura, 159 cm; entre-eixos, 261 cm; tanque, 50 l; peso, 1.408 kg; porta-malas, 354 l
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