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[4r]Dirigimos o Zeekr 7X, SUV de 650 cv que estreia em agosto com preço de XC60

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Para algumas marcas chinesas, apoiadas por grandes grupos, a questão do sucesso não se coloca em termos de “se”, mas de “quando”. Esse é o caso da Zeekr, marca premium do Grupo Geely, com inesgotável suporte financeiro, base na Suécia (com centro de desenvolvimento e centro de estilo em Gotemburgo) e uma sólida combinação de recursos de propulsão elétrica com talento criativo. Seu diretor de design, Stefan Sielaff, no passado liderou o estilo de marcas como Audi e Bentley, só para dar um exemplo.

A curta gama de modelos que começou sendo exportada para fora da China era composta pelo 001 esportivo (com uma silhueta próxima à do Porsche Taycan) e X (SUV compacto, com a mesma base técnica do EX30, da Volvo). Agora se junta o SUV de 4,78 metros 7X, que se pode considerar um rival de modelos como o Audi Q6 e-tron ou o Ford Mustang Mach, mas na Europa ele é pelo menos 30.000 euros mais barato do que o primeiro em versões diretamente comparáveis e com bem mais qualidade geral do que o segundo, que também é mais caro do que o 7X.

Zeekr 7XLanternas traseiras são “cortadas” pela tampa do porta-malasDivulgação/Quatro Rodas

O primeiro impacto visual é bastante forte e positivo, longe das linhas impessoais de muitos SUVs chineses. Destaque para os ombros largos na zona traseira com ares de cupê, além de sofisticados faróis Matrix LED. As 11 câmeras e os radares ficam bem dissimulados, assim como as maçanetas das portas (que só existem por questão de legislação, porque a abertura das portas é elétrica, feita por botões nas colunas centrais).

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A plataforma utilizada chama-se SEA, a mesma dos modelos 001 e X e também de alguns Volvo, Geely e Lynk & Co. Essa arquitetura é tão flexível que pode servir de base para carros de 4 metros (como um VW Polo) até 6,5 metros (um furgão Iveco Daily mede entre 5,1 e 7,2 m, dependendo da versão). E é alimentada por um sistema elétrico com tensão de 800 volts, o que significa que o carregamento da bateria pode chegar aos 480 kW, na China. Na Europa e no Brasil, o máximo é 360 kW.

Zeekr 7XUma faixa iluminada atravessa todo o painel e as portas do SUV, que destaca a grande central multimídia de 16” e o quadro de instrumentos arredondadoDivulgação/Quatro Rodas
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Na China, os carregamentos de bateria são muito rápidos, para os carros com esses sistemas: 10 a 80% em corrente contínua (DC) levam 16 minutos (sistemas com metade da capacidade precisam de quase o dobro do tempo para a mesma carga). Em corrente alternada (AC), são necessárias 5 horas e meia para elevar a carga da bateria de 10 a 100%. Estes tempos dizem respeito à bateria grande, de 100 kWh (com química NMC), que equipa a unidade avaliada com tração nas quatro rodas, ou seja, com um motor elétrico sobre cada eixo. Existe uma segunda versão, apenas de tração traseira, de 75 kWh, porque usa uma química 30% menos rica (LFP) energeticamente.

Zeekr 7X; interior é bastante espaçoso, mesmo para pessoas mais altas, e o porta-malas ainda leva 539 lDivulgação/Quatro Rodas

A versão de topo de linha AWD Privilege era a única disponível para nossa avaliação. O rendimento total de seu sistema de propulsão chega aos 639 cv (470 kW) e 72,4 kgfm, juntando os 218 cv/160 kW e 27,5 kgfm do motor dianteiro aos 421 cv/310 kW e 44,9 kgfm do traseiro.

Portas em automático 

Querendo ser original, entrei no 7X pelas portas traseiras, o que foi facilitado pela ampla abertura (quase 90 graus) e também pelo acionamento elétrico (mas é preciso cuidado para não se aproximar demais, a fim de evitar ser atingido pelo movimento das portas). O espaço é amplo, sobrando 14 dedos entre os joelhos de passageiro como eu, com 1,80 m de altura, e o enconsto do banco do motorista, como resultado de uma vasta distância entre-eixos, de 2,90 metros. Em altura também sobram seis dedos, a largura pode receber até três pessoas.

Zeekr 7X<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas
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O porta-malas tem capacidade de 539 litros, um pouco maior do que os do Audi Q6 e-tron (526 l) e do Mustang Mach-E (502 l), mas inferior à do Porsche Macan (564 l), podendo ser ampliada pelo rebatimento assimétrico dos bancos. Nas laterais, há um botão para baixar a plataforma e assim facilitar as cargas e descargas de volumes mais pesados. E tem um segundo pequeno porta-malas debaixo do capô dianteiro, com volume de 42 l (suficiente para colocar os cabos de carregamento da bateria).

O volante é achatado em cima e embaixo e é regulável eletricamente em altura e profundidade, há duas bandejas de carregamento sem fios (50 W), instrumentação digital de 13” e tela central multimídia tátil de 16”, além de um head-up display de 36,2”, com recursos de realidade aumentada. A interface homem-máquina traz gráficos de muito boa qualidade, processamento muito rápido (cortesia do cérebro Qualcomm Snapdragon 8295) e, claro, conectividade Apple e Android sem fios.

O sinal de alerta para pedestres (para circulação a baixa velocidade) pode reproduzir sons como o ronco de motor V12, de uma campainha de bicicleta ou do miar de um gato e do relinchar de um cavalo. Divertido!

Zeekr 7X<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas
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A parte mais previsível da dinâmica do 7X tem a ver com as suas acelerações de esportivo: se a “Aceleração” (ajustável na tela central) estiver em Sport, o SUV precisa de 3,8 s para ir de 0 a 100 km/h. Mas em Comfort e Standard também se ganha velocidade com muita rapidez, mais que suficiente para a esmagadora maioria das situações.

As diferenças entre os três programas é bastante nítida, tanto no mapeamento do acelerador como nos outros parâmetros. A direção nunca se sente demasiado leve (como em muitos carros chineses) ainda que em Comfort, indicado para cidade. Ganha mais peso em Standard e mais ainda em Sport, mesmo sendo algo artificial.

Dá para notar, por outro lado, a prevalência da tração traseira (o motor posterior tem quase o dobro da potência do dianteiro), o que é útil para evitar tendência de subesterço (saída de frente). A suspensão pneumática permite variar a altura ao solo em 6,1 cm. Parte de 17,2 cm em posição Standard, pode ser elevada em 4,5 cm no modo Off-Road (Muito Alta até 40 km/h) ou apenas 2 cm (Alta até 70 km/h) ou descer 1,6 cm (Baixa) e 2,5 cm (Muito Baixa), neste caso com o SUV parado e apenas para tornar mais confortáveis as entradas e saídas de passageiros e cargas e descargas do porta-malas.

Zeekr 7XOcupantes traseiros podem ter uma tela apoiada nas costas do bancoDivulgação/Quatro Rodas
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A frenagem merece elogios pela rápida resposta do pedal. E o motorista pode escolher um de três níveis de assistência da frenagem, sendo aconselhada a regulação Sport para uma resposta mais pronta e Comfort para utilização urbana. Há dois níveis de desaceleração regenerativa a que se junta o modo “one pedal”, para que o carro acabe por se imobilizar por completo quando soltamos o acelerador.

O percurso do teste, nos arredores de Lisboa, Portugal, combinava zonas urbanas com estradas nacionais e rodovias, num total de 83 quilômetros. É certo que o ritmo a que se dirige em um teste é, tipicamente, mais acelerado do que o ritmo cotidiano, mas a média final de consumo foi muito superior à homologada pela Zeekr: 3,57 km/kWh, em vez dos 2 km/kWh indicados oficialmente.

Isso quer dizer que a autonomia dificilmente chegará aos 350 km, em vez dos 543 km divulgados pela marca chinesa para esta versão (o máximo são 615 km no 7X com esta bateria grande e apenas tração traseira, com 421 cv). Admitindo que uma utilização cotidiana seja menos exigente em termos energéticos, o melhor é ter em mente 400 km como autonomia de referência.

Zeekr 7X<span class="hidden">–</span>Zeekr/Divulgação

O Zeekr 7X AWD Privilege custa, na Europa, 65.000 euros, o equivalente a R$ 410.325, na conversão direta. A expectativa é de que ele chegue ao Brasil custando entre R$ 450.000 e R$ 500.000 (já somados custos de transporte, impostos e margens do revendedor), ficando  posicionado entre os atuais modelos da marca: o X, que parte de R$ 298.000, e o 001, a partir de R$ 495.000.

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Na prática, terá preços de Volvo XC60, que é híbrido plug-in, tem 462 cv e parte dos R$ 459.950, mas chega aos R$ 539.950 na versão Polestar Engineered. O lançamento acontecerá em 14 de agosto, mas a pré-venda já começou. 

Veredicto Quatro Rodas

O 7X tem bom espaço e qualidade de construção nos padrões europeus, mas consumo de energia é elevado.

Ficha Técnica – Zeekr 7X Privilege

Preço: 65.000 euros (R$ 410.325)
Motor: elétrico, diant., 218 cv, 27,5 kgfm; elétrico, tras., 421 cv, 44,9 kgfm; pot. comb., 639 cv, torque comb., 72,4 kgfm
Bateria: íons de lítio, 100 kWh, 800 V; pot. recarga DC, 480 kW (Europa, 360 kW); pot. recarga AC, 22 kW
Câmbio: aut., 1 marcha, tração int.
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), ind. multilink (tras.)Freios: disco ventilado perfurado (diant.), ventilado (tras.)
Pneus:  265/40 R21
Dimensões: comprimento, 478,7 cm; largura, 193 cm; altura, 165 cm; entre-eixos, 290 cm; peso, 2.535 kg; porta-malas, 539 litros; tanque, 90 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 3,8 s; veloc. máx., 210 km/h

*Dados de fábrica

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