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[4r]VW Polo TSI retorna por R$ 107.840 e participa do Programa Carro Sustentável

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A Volkswagen começou a anunciar ontem os novos preços baseados no Programa Carro Sustentável. Dentre as opções da marca, três versões do Polo se encaixam nas exigências do programa, sendo que duas delas, Track e Robust, tiveram seu preço reduzido de R$ 95.790, para R$ 87.845.

A terceira versão anunciada é o Polo TSI, equipado com o motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm e câmbio manual de cinco marchas, mas só teve seu preço divulgado hoje. 

Ela havia deixado o catálogo da VW com o lançamento da linha 2026 e agora retorna com o preço de R$ 107.840, já com a isenção de IPI. Antes de ser descontinuada, custava R$ 111.490, o que resulta em uma redução de R$ 3.650, ou 3,6%. Isso é menos do que os modelos aspirados, que tiveram redução na casa dos 8%.

VW POLO TSI MANUALVW POLO TSI MANUALLuís França / Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen ainda não disse muito sobre como será esse retorno do Polo TSI, e falta confirmar sua lista de equipamentos. Antes de se despedir, ela trazia faróis em LED, painel de instrumentos digital de 8” polegadas e uma central multimídia VW Play de 10,1” polegadas touchscreen compatível com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga leve aro 15, vidros elétricos traseiros, retrovisores com ajuste elétrico e função tilt-down para o motorista, fora o sensor de estacionamento traseiro. 

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Para que o Programa Carro Sustentável não ofuscasse outros modelos da VW, a marca tratou de anunciar um mega feirão de fábrica. Alguns modelos foram selecionados para receberem desconto equivalente ao dobro do IPI.

Da família Polo, a versão escolhida é a Highline, topo de linha, que está saindo por R$ 121.124. O Nivus Highline também entra no feirão e está custando R$ 146.490.Outra versão Highline que ganha descontos é a do Virtus, que sai por R$ 144.080. A Saveiro também não ficou de fora, e a versão Robust CS está custando R$ 88.687. Por fim, temos o T-Cross 200 TSI, que está custando R$ 144.854.

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O que é o programa Carro Sustentável?

Criado pelo Governo Federal e em vigor a partir de 11 de julho, trata-se de um programa de incentivo ao consumo de veículos sustentáveis, seguros e acessíveis. Para que um carro tenha isenção total de IPI, precisa atender aos seguintes critérios:

  • Emissão máxima de CO²·: até 83 g/km (do poço à roda );
  • Pelo menos 80% da massa total do veículo composta por materiais recicláveis;
  • Produção nacional obrigatória com etapas de soldagem, pintura, montagem final, motor nacional ou importado do Mercosul
  •  Ser classificado como carro compacto

De acordo com o Governo, espera-se que as reduções ou isenções sejam integralmente repassadas ao consumidor final – seja pessoa física ou jurídica. A compensação para a queda na arrecadação será feita para os modelos que não atenderem às normas, e pagarão mais IPI por isso. O decreto terá validade até dezembro de 2026.

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Para os demais carros, o governo prepara um novo sistema de cálculo do IPI, que entrará em vigor em 90 dias e que, pela estimativa do MDIC, reduzirá o IPI de 60% dos veículos vendidos no Brasil. A alíquota base passa a ser de 6,3% para carros de passeio e 39% para comerciais leves e, a partir daí, poderá aumentar ou diminuir conforme critérios predefinidos.

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