Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Spark chinês dá mais lucro que Tracker nacional, diz presidente da GM

Recommended Posts

Agora a Chevrolet terá um SUV compacto elétrico com preço de SUV compacto a combustão no mesmo showroom. O Chevrolet Spark EUV, feito na China, entrará em pré-venda nesta quarta-feira (9) por R$ 159.990, enquanto o Chevrolet Tracker 2026, feito em Gravataí (RS), tem a versão LT 1.0 turbo por R$ 154.090 e R$ 169.490 na configuração LTZ 1.0 turbo. Para a GM, é mais rentável vender o importado. 

“Um Spark feito na China consegue ser mais rentável do que um Tracker, mesmo com os 25% de impostos de importação”, afirmou Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, em entrevista ao Automotive Business.

Chevrolet Spark EUVChevrolet Spark EUVIsadora Carvalho/Quatro Rodas

O imposto de importação para carros elétricos chegou a 25% no início deste mês e subirá para 35% dentro de um ano. Carros elétricos estiveram isentos de impostos de importação entre 2015 e 2024, quanto a cobrança voltou a ser feita de forma gradativa, com retorno aos 35% (alíquota paga pelos carros a combustão) prevista para julho de 2026 de forma a frear a entrada de carros elétricos e híbridos importados.

O Chevrolet Spark EV é vendido na China como Baojun Yep Plus, que custa o equivalente a 12.900 dólares em sua versão mais completa. Isto equivale a R$ 70.281, ou seja, ainda que seu preço dobre ao cruzar o mundo de navio e pagar todos os impostos, ainda chegaria ao Brasil custando pouco mais de R$ 140.000. E o imposto de importação é baseado no preço da nota de importação, não no preço de venda. 

Continua após a publicidade
Chevrolet Tracker 2026Chevrolet Tracker 2026Isadora Carvalho/Quatro Rodas

Santiago Chamorro ainda foi questionado se ainda vale a pena fabricar carros no Brasil. “Vale a pena se conseguirmos um mecanismo que nos permita reindustrializar. Meu medo é deixar as coisas como estão porque a política industrial atual não é sustentável a longo prazo”, disse o executivo completando que os R$ 130 bilhões anunciados pelas fabricantes instaladas no Brasil não bastam para reverter a situação da competitividade brasileira.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para Chamorro, na verdade, a falta deste “mecanismo” pode fazer a Chevrolet fechar suas fábricas no Brasil. “Se você me fala em industrialização, em outros países da América do Sul já tomamos decisões, como na Colômbia e no Equador, porque esses mercados abriram as fronteiras para o mundo”, disse se referindo à decisão da GM de fechar suas fábricas em Quito e Bogotá, há cerca de um ano.

Chevrolet Tracker RS 2026Chevrolet Tracker RS 2026Isadora Carvalho/Quatro Rodas

“Uma indústria do tamanho do Brasil com tantos recursos naturais, competitividade e um mercado tão grande como o nosso… Vale a pena lutar sim”, completou o presidente da GM América do Sul.

Continua após a publicidade

O executivo dá a entender que não desistiu do Brasil. Na verdade, ao ser questionado sobre a possibilidade de fabricar tanto o Spark EV quanto o Captiva EV (que será lançado no final do ano, mas já foi apresentado), Chamorro disse que “gostaria de industrializá-los e produzi-los no Brasil”.

Chevrolet Spark EUVChevrolet Spark EUVIsadora Carvalho/Quatro RodasChevrolet Spark EUVChevrolet Spark EUVIsadora Carvalho/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Em janeiro, QUATRO RODAS publicou sobre a intenção da General Motors de nacionalizar a montagem destes carros para driblar o aumento gradual da taxação de carros híbridos e elétricos importados. A Chevrolet avaliava fazer montagem em CKD dentro de alguma de suas fábricas ou mesmo terceirizar a montagem para outras empresas no Brasil.

Como outros fabricantes estão fazendo, a General Motors foi à China buscar entre os seus parceiros meios de concorrer com as marcas chinesas.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Nós temos a tecnologia presente lá [na China] e temos os veículos de nossa joint venture. Fazemos um trabalho importante lá. Talvez não somos os mais rápidos, mas os veículos que trazemos passam por todas as etapas de engenharia. Nós testamos os carros em altitudes, deserto e no campo de provas. E as mudanças não são poucas: daqui para a China enviamos muitas demandas para adaptar os produtos ao gosto do brasileiro”, disse Chamorro.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...