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[4r]Clássico de R$ 10 milhões, primeiro Singer do Brasil é um Porsche 911 evoluído

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Quem tem um Porsche 911 da geração 964 (produzida entre 1989 e 1993) já tem um carro especial e muito valorizado. O que a californiana Singer promete é transformar este Porsche clássico em algo único, com uma restauração que confere elementos de estilo dos 911 mais antigos com técnicas e equipamentos modernos. Agora o Brasil tem seu primeiro Singer, vendido pela GTO Car Specialists.

O carro é chamado de Brazil Comission, e representa um dos últimos exemplares do chamado “Classic Study”, projeto da Singer que confere ao 911 964 elementos de design da primeira geração do esportivo, como as luzes de posição e setas embutidos na carroceria e lanternas traseiras individuais em vez de integradas. Apenas 450 exemplares terão sido produzidos quando a produção deste projeto for encerrada, no final deste ano.

Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

Especialista em curadoria e importação de carros raros e colecionáveis, a GTO é a representante oficial da Singer no Brasil há alguns anos e acompanhou todo o processo para a criação do Brazil Comission desde 2021. O processo inclui não apenas a negociação de uma restauração, mas também a busca por um carro íntegro, seu envio para os Estados Unidos, a escolha dos detalhes do projeto e sua importação quando pronto.

“O modelo de negócio que nós criamos depende que primeiro o carro base (donor car) esteja no Brasil, para depois ser enviado para a Singer, nos Estados Unidos”, explica Leone Andreta, um dos sócios da GTO, que pode localizar um carro adequado para a transformação no mundo inteiro. O primeiro Singer do Brasil, porém, é baseado em um Porsche 911 1989 com especificação para os Estados Unidos, mas que já estava no Brasil há muitos anos.

Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação
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A Singer recomenda que o donor car só seja comprado após sua aprovação. A empresa lista uma série de critérios que precisam atendidos (e comprovados por fotos) antes de aprovar o carro para que entre na fila para a produção. Tudo é feito de forma artesanal e com alto padrão de qualidade. Leva um ano para que um Singer fique pronto.

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No caso do Brazil Comission, foram dois anos de espera e um ano para o carro ficar pronto. Às vésperas do início dos trabalhos, o comprador (que é mantido em sigilo) foi até a Singer para escolher todos os detalhes da transformação do carro, com base em amostras e também em outros carros em serviço.

Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação
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O Singer do Brasil é pintado na cor Dark Sapphire Metallic, que originalmente é um tom da Jaguar, e que assume um tom arroxeado dependendo da luz. Bancos, parte inferior do painel e laterais de porta têm couro na cor Vivaldi. O azul Oxford aparece no revestimento do volante e no fundo de quase todos os instrumentos, mas o conta-giros têm fundo na cor “light ivory”. 

Este exemplar ainda tem opcionais como os bocais de abastecimento de combustível e óleo à mostra, câmbio de seis marchas (que surgiria na geração seguinte), amortecedores Ohlins, escape de titânio e o motor seis cilindros com deslocamento aumentado de 3,6 litros para 4,0 litros (com 390 cv e 41 kgfm), o que custa 90.000 dólares. Também foi pago mais 12.000 dólares para que mantivessem o teto solar. Este carro só não tem os freios carbono-cerâmicos.

Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

Acontece que a Singer também troca praticamente toda a carroceria do Porsche 911. Com exceção das portas, que são originais, todo o resto é feito de fibra de carbono, reduzindo seu peso em cerca de 200 kg, para 1.200 kg.

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O que sobra é o chassi original e também o bloco do motor e a carcaça do câmbio, garantindo que o carro continue sendo um matching number — com toda a numeração de motor, câmbio e chassi obedecendo a marcação original do carro. É um restomod, mas que não segue um caminho comum que seria colocar apenas uma mecânica moderna no carro. A essência deste que foi o melhor 911 clássico é preservada. 

Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

A Singer não tem qualquer relação com a Porsche e até mesmo os componentes que utiliza costumam ser dos seus próprios fornecedores, caso dos faróis de xenônio. O rádio, porém, é um Porsche Classic com direito a integração com Apple Carplay ou Android Auto em uma pequena tela que não destoa do painel do carro. Este exemplar ainda recebeu uma base para o celular no console, um item que ainda estava em estudo quando o comprador visitou a Singer para definir a especificação do seu carro.

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O custo de toda essa transformação é complexo. A transformação custa pelo menos 800.000 dólares, mas há mais 300.000 dólares em opcionais. Ou seja: 1,2 milhão de dólares só para a transformação, sem considerar o valor do carro que serve de base para a transformação, que fica ao redor dos 300.000 dólares no mercado internacional.

Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

A soma, porém, não se limita aos 1,5 milhão de dólares, que equivalem a mais de R$ 8 milhões. Ainda há de se considerar impostos e custos de importação. Daí vem uma estimativa de R$ 10 milhões. Essa também é a estimativa para o próximo Singer que virá ao Brasil, que será um  Turbo Study, um 964 inspirado no lendário Porsche 930 Turbo de 1978, com entrega prevista para 2028.

Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil Comission e o 911 964 que será transformado em um Singer TurboGTO/Divulgação

Se vale a pena? Bem, a Singer existe há apenas 16 anos e ainda está concluindo os 450 carros do Classic, que é seu primeiro projeto. Seu trabalho tão artesanal e reconhecido internacionalmente que a estimativa é que chega a multiplicar por 10 o valor dos Porsche 911 964 que usam como base.

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