Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Licenciamento 2025 começou em SP; veja prazos, valores e regras

Recommended Posts

O calendário de licenciamento para 2025 já está valendo. Os donos de carros, motos, ônibus e reboques com placas terminadas em 1 e 2, que precisam quitar a taxa até o fim do mês. Na sequência, vêm as placas 3 e 4 em agosto, 5 e 6 em setembro, 7 e 8 em outubro, 9 em novembro e, por fim, os veículos com final 0 em dezembro.  Para os caminhões, o calendário é diferente: placas com finais 1 e 2 vencem em setembro; 3, 4 e 5, em outubro; 6, 7 e 8, em novembro; e finais 9 e 0, em dezembro. 

Esse cronograma vale para os municípios que seguem o Detran-SP — incluindo São Paulo capital, Campinas, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba. 

Segundo dados do próprio Detran, até o final de junho, cerca de 7,9 milhões de veículos já haviam sido licenciados no estado, o que significa que mais de 21 milhões ainda precisam regularizar a situação.

Isso não é apenas uma formalidade, circular com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima. Caso o motorista seja flagrado ele pagará uma multa de R$ 293,47, recebe sete pontos na CNH e ainda corre o risco de ter o veículo apreendido.

Mas atenção: a taxa de licenciamento só pode ser paga depois que todos os débitos do veículo estiverem quitados — como IPVA, multas e outras pendências. Do contrário, o sistema do Detran não libera o documento.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O valor da taxa também subiu. Em São Paulo, ela passou a custar R$ 167,74, com reajuste de 4,69% em relação a 2024. Não há mais o envio de boleto físico pelos Correios — é o motorista quem precisa consultar e pagar a taxa usando o número do RENAVAM pelos canais oficiais, como internet banking, aplicativos dos bancos, Carteira Digital de Trânsito, ou plataformas como o Zul+.

Também vale lembrar que o documento do veículo, o CRLV, é emitido exclusivamente em formato digital desde 2020. Após a confirmação do pagamento, ele fica disponível para download no app do Detran-SP, na Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo site da Senatran. Esse novo modelo, chamado de CRLV-e, tem validade em todo o país e pode ser apresentado diretamente pelo celular, sem necessidade de impressão.

O Detran-SP também lançou o sistema LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), que permite a liberação imediata de carros apreendidos depois da regularização, direto pelo celular — visando agilizar os processos burocráticos. 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...