Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Porque bicicletas e patinetes não pagam (e não vão pagar) IPVA no Brasil

Recommended Posts

A informação de que o governo federal tem a intenção de cobrar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para bicicletas é falsa. O IPVA não é um imposto de competência federal e a resolução do Contran nem sequer prevê a possibilidade de cobrar IPVA de bicicletas ou mesmo de skates ou patinetes. 

O IPVA incide anualmente sobre a propriedade de veículo automotor e é calculado sobre o valor de mercado do veículo. No entanto, a Resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) distingue bicicletas, bicicletas elétricas, ciclomotor, motoneta e motocicletas, além de outros equipamento de mobilidade individual autopropelidos (como skates e patinetes).

As classificações do Contran estabelecem potência e até a velocidade máxima de alguns destes veículos. Se enquadrados, eles não precisam de placa, documento e habilitação.

Empresas de aluguel de patinete elétrico já abandonaram o negócio no Brasil<span class="hidden">–</span>Caio Guatelli/Quatro Rodas

No entanto, bicicletas elétricas e equipamentos autopropelidos (bicicletas, skates, patinetes) possuem uma série de equipamentos obrigatórios para o veículo e também para quem está no comando.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Condutores desses veículos precisam estar atentos à necessidade de indicador de velocidade, capacete, campainha e sinalização noturna (traseira, dianteira e lateral). Os ciclistas devem usar sinalização noturna também nos pedais. No caso dos equipamentos autopropelidos, esses devem ter espelho retrovisor do lado esquerdo e pneus em condições de segurança.

A resolução 996/2023 define o que é equipamento de mobilidade individual autopropelido de acordo com as seguintes características:

Continua após a publicidade
  • dotado de uma ou mais rodas;
  • dotado ou não de sistema de autoequilíbrio que estabiliza dinamicamente o equipamento inerentemente instável por meio de sistema de controle auxiliar composto por giroscópio e acelerômetro;
  • provido de motor de propulsão com potência nominal máxima de até 1000 W (mil watts); d) velocidade máxima de fabricação não superior a 32 km/h;
  • largura não superior a 70 cm e distância entre eixos de até 130 cm.

Legislação para ciclomotores

Bicicleta elétrica da TAILG é apenas ilustrativa, a marca ainda não revelou o visual das novas bikesBicicleta elétrica precisa acionar o impulso elétrico pela pedaladaTAILG/Divulgação

O Contran classifica como ciclomotor o veículo de 2 (duas) ou 3 (três) rodas, provido de motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a 50 cm (cinquenta centímetros cúbicos), equivalente a 3,05 pol (três polegadas cúbicas e cinco centésimos), ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW (quatro quilowatts), e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h (cinquenta quilômetros por hora).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A partir de 1° de janeiro de 2026, os condutores de ciclomotores estarão obrigados a emitir uma autorização para conduzir ciclomotores (ACC) ou ter carteira nacional de habilitação (CNH), na categoria A. Estes ciclomotores ainda deverão ser registrados no departamento de trânsito (Detran) de cada estado.

A diferença entre ciclomotores e bicicletas elétricas é que as bicicletas elétricas devem ser dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedala e contar com indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira e lateral e espelhos retrovisores. As bicicletas elétricas devem circular nas mesmas condições das bicicletas convencionais.

Continua após a publicidade

A legislação federal define que cabe aos órgãos locais de trânsito regulamentar a circulação dos equipamentos de mobilidade individual autopropelidos e de bicicleta elétrica.

Ciclomotores<span class="hidden">–</span>GOV.BR/Reprodução
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...